Aniversário de Guaxupé em tempos de Pandemia.

Aniversário de Guaxupé em tempos de Pandemia.

O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Por isso com orgulho devemos comemorar o aniversário do nosso município.

No dia 1º/03/21 o Município de Guaxupé completou 109 anos de emancipação política, de uma forma muito diferente do que em anos anteriores. A data, embora feriado, sem a comemoração de sempre, a ser celebrada com atividades culturais, eventos que chamavam a população para os espaços públicos, a fim de desfrutar os atrativos da sua cidade.

Foi uma importante data atípica para Guaxupé. Dona de uma importância histórica ímpar na região, nossa cidade encontra novamente um desafio a enfrentar e a resistir. São justamente das dificuldades impostas que nascem as grandes soluções e os avanços que as sociedades precisam.

Daqui a alguns anos, os guaxupeanos se lembrarão muito bem dele. Possivelmente porque enfrentamos um problema que se manifesta no mundo todo, e saímos dele vitoriosos.

Sendo uma cidade conhecida pela sua criatividade e resiliência, a economia encontrará um meio, se abrirá às adaptações, se reinventará, pois sabe que precisa continuar colaborando com o bem-estar social em todos os segmentos, sejam eles ligados à construção civil, à indústria, aos serviços, ao turismo, ao comércio entre tantos outros.

A superação dessa crise está na capacidade de não nos fecharmos para o novo, na idéia de que nada será como antes. Na derrubada de limites para a criatividade, vamos construir um novo futuro, mais sustentável e mais inovador.

Neste aniversário, comemoramos mais um ano com olhos atentos a um futuro que ainda vamos criar. Da mesma forma que estão fazendo desde sua emancipação.

Estamos atravessando um momento muito difícil na economia no mundo em decorrência do Coronavírus. E especificamente a nossa cidade, coincidindo com os seus 109 anos, está atravessando um momento super difícil, considerando os avanços de novos casos diariamente. É um momento que assusta e deixa os guaxupeanos (de nascença ou de coração – como eu) assustados e no desafio de preservar das contaminações ou continuar o dia a dia. Muitos negócios (do micro aos grandes empresários) estão passando por muitas dificuldades ante as incertezas que estão por vir; e isso afeta centenas de famílias guaxupeanas. O momento é de ter calma e olhar sempre as oportunidades que podem surgir nos momentos de crises. Neste momento de cenário incerto, o que temos é a perseverança e o otimismo para seguirmos em frente e superar os obstáculos que surgirão nos próximos meses.

Lições que aprendemos com o Coronavírus. Em tempo de pandemia causada pelo já conhecido COVID-19, parei para pensar sobre que lições positivas podemos tirar disso tudo. No aspecto social é muito difícil pensar em lado bom. Talvez o fato de que aprendemos realmente a lavar as mãos, a proteger as pessoas quando tossimos. Acredito que hábitos como esses ficarão. Mas e além disso? Como podemos enxergar algo de bom num momento de tanta tensão mundial?

O distanciamento nos afasta fisicamente, mas faz com que a gente valorize o que realmente importa: família, saúde, proteção. Aprendemos o verdadeiro sentido de empatia: colocar-se no lugar do outro. Se estamos hoje dentro de casa é por entender que não adianta estar saudável se o outro não estiver. O problema é de todos e a saúde do próximo diz respeito a todos nós. Sairemos dessa crise sendo pessoas melhores e sabendo, cada vez mais, nos colocar no lugar do outro.

Aprendemos também a valorizar as coisas simples da vida - dar valor a nossa família e dedicar tempo a ela nos faz pessoas melhores. Rapidamente surgiram iniciativas de diversos grupos e pessoas para apoiar quem precisa. Uma verdadeira rede do bem. Em meio a tudo isso, as pessoas estão trancadas em casa, mas pensando em como colaborar.

Vivemos agora uma grande crise, uma instabilidade sem tamanho. O mundo parou. Guaxupé parou. O Coronavírus chegou em nossa cidade. Mas mesmo assim, sempre é possível ver o lado bom das coisas. Saber que podemos nos adaptar a qualquer situação, que no começo parece estranho, mas depois parece mais certo do nunca. Pensar no outro e não apenas em si, valorizar as coisas simples da vida, ter fé e acreditar que conseguiremos passar por tudo isso.

Esse ano, o melhor presente que você pode dar prá cidade de Guaxupé, que completou 109 anos, é cuidar do seu ativo mais importante: as pessoas.

Definitivamente, o mundo está nos dando um recado: “Desacelerem. Olhem pra dentro. Cuidem uns dos outros.”. O espírito de empatia e solidariedade nunca foi tão essencial para vencermos um desafio social. O mundo está nos forçando a deixar de lado o “ego-centrismo” e ativar o “egocentrismo”. Estamos finalmente percebendo que viver em sociedade não é sobre “eu”. É sobre "nós".

Neste momento, temos a oportunidade de nos unirmos como nunca antes. Verdadeiramente, mesmo afastados, estamos mais próximos do que nunca. Estamos resgatando o sentido mais profundo da palavra “pertencimento”. Estamos sendo forçados a entender que somos todos uma única unidade. Esta percepção está diretamente ligada ao despertar da consciência, que nos permite compreender que o que fazemos afeta o todo. Afinal, um vírus invisível que começou em uma cidade da China gerou caos no mundo inteiro em menos de 60 dias.

Guaxupé está celebrando todos os atos de solidariedade, iniciativas que visam o bem-estar social e manifestações de pura empatia. Se Guaxupé fosse uma pessoa, estaria celebrando o achatamento da curva de contaminação e parabenizando aos guaxupeanos e guaxupeanas que estão seguindo as recomendações e fazendo a diferença através do seu espírito de serviço e contribuição.

A saída pra essa crise é prá dentro. Prá dentro de si mesmo, uai. Temos a oportunidade de deixar Guaxupé ainda mais orgulhosa através da prática do nosso propósito. É hora de colocar nossos talentos à serviço e fazer a diferença para que juntos possamos minimizar o sofrimento, potencializar os aprendizados para vencer este desafio e deixar nossa cidade verdadeiramente realizada.

A ‘nossa’ cidade completou 109 = 19 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo guaxupeanos e os que escolheram essa cidade para morar e trabalhar, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade.

Desejo que cada cidadão seja um ponto de apoio na constante construção de uma Guaxupé melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens e os da melhor idade, para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Guaxupé mais justa e cidadã.

Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos; existem sim barreiras e desafios que serão transpostas sempre que for da vontade daqueles que governam e principalmente, se for fruto do anseio do nosso povo. O momento é de união, de juntarmos forças em prol de nossa cidade, e com orgulho dizer Parabéns Guaxupé por mais um aniversário.

É com orgulho de ser guaxupeano (adotado), de pertencer a esta cidade, que deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Faço questão de dizer ainda que o nosso compromisso de bem distribuir justiça continua, sempre trabalhando em beneficio da sociedade e do desenvolvimento de Guaxupée, informando e escrevendo a História de Nossa Cidade, defendendo e lutando pelos interesses da população. Com união e apoio de todos, o resultado não poderá ser diferente: Parabéns Guaxupé pelos seus 109 anos de história, construída por sua gente, onde o progresso sempre foi e continua sendo, uma constante!

Guaxupé, 02/06/21.

Milton Biagioni Furquim

Juiz de Direito

https://www.facebook.com/100002618985737/videos/3950923648338229/

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 05/06/2021
Código do texto: T7272378
Classificação de conteúdo: seguro