Quando um homem ama

Quando um homem ama sua mulher ele assiste no meio da torcida adversária, seu time ser campeão, controlando a explosão contida no grito de gol sufocado para não ser massacrado. Pois que sua amada, objeto desse suicida mas gentil gesto é sua adversária no jogo, e engrossa a mais que robusta e fiel torcida em questão. E o coitado nem pôde ver a volta olímpica de seu time campeão, já que sua amada sem "fair play" nem compaixão, se embrenha, soltando fogo pelas ventas, em meio à multidão.

E ele ama quando, sem que ela saiba, se inscreve num programa esportivo de rádio e ganha inúmeras faixas de todas às vezes que o clube foi campeão, e no caso o clube não é o do seu coração, mas sim o time pelo qual sua amada nutre paixão.

Também ama sua mulher quando solidário acaricia seu ventre numa tentativa de aliviar as agruras dos enjoos da gravidez. Embora a pedido, o faz com solicitude e entrega total e interminável. Pois não para. Continua, no avançar da noite, vez e outra a cochilar e talvez a pensar que logo o dia chega e o trabalho lhe espera. Ainda assim não para. A não ser que ela peça.

E ama quando sonha e partilha com sua amada o desejo de envelhecerem juntos, ao avistar, na curva de uma familiar estrada, um velho casal com acentuadas rugas que não impedem o fluir do afeto, no gesto, no olhar, no caminhar junto, provando que o amor vencera.

Mas o homem que ama sua mulher não deixa de aprender e reaprender a amar.

Aprender a calar pra não magoar, sem perder o tempo, a hora de retornar para que o silêncio não pareça ou se torne sinal de arrogância de quem quer tripudiar e dominar, nem sinal de rancor e indiferença que denunciam um desamar.

Aprender a ouvir o que não foi dito. Aprender a refletir para não errar o mesmo erro. Aprender a falar sem deixar em suspenso as questões levantadas, para se dar a conhecer e conhecer; e também perceber quando uma ferida foi aberta, e cuidá-la, curá-la para que não se torne chaga.

Reaprender a se dar, ser feliz por fazer o outro feliz, simplesmente porque "O teu prazer é o meu maior prazer", como diz a canção.