DIA 21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA
Fazer poesia é um dom ou uma arte?

 
Afinal de contas, fazer poesia é um dom ou uma arte? Não sei se alguém já escreveu isso antes. Se o fez, longe de mim querer plagiar. Embora fazer poesia nunca foi  considerado algo inusitado. Afinal de contas os poetas se repetem e nem por isso são meros plagiadores quando colocam a sua poesia no ar. Quem ama ou é amado é um poeta. Quem gosta de música, de cinema e de teatro, também, e não se tem como negar. Quem se encanta com a natureza, via de regra, também é um poeta. Aparentemente, os poetas são introvertidos, mas tentam colocar aquilo que sentem pra fora e com isso conseguem até filosofar. Os poetas procuram sofreguidão nas palavras. Dão colorido a vida. Existem poetas que produzem tantos poemas, envolvidos que são por sentimentos intensos e querem sempre se manifestar. Falam de rejeição, de amores perdidos que tiveram que enfrentar. O poeta tenta divulgar tudo que lhe inspira e adora recitar. Muitos escolhem as palavras certas e criativas, tentado se eternizar. Fazer poesia é jogar com as palavras. Reverenciar o belo e a beleza da mulher que deveria estar sempre em primeiro lugar. Nenhum poeta consegue guardar segredo sobre o que pensa de verdade sobre a vida e por isso não consegue fraquejar. Cita as florestas, os rios e as cachoeiras. Fala abertamente sobre as estrelas, sobre o céu e o mar. Um poeta nunca consegue deixar de pensar. De suas investidas amorosas e de suas desilusões, também, nunca se furta de falar. Fala de sexo abertamente, erotiza a imaginação das pessoas, obrigando-as a pensar. Todo poeta fala de alegria e tristeza com a mesma intensidade que sorrir e se põe a chorar. Emoldura as flores da primavera e na frieza do inverno até consegue poetar. Cita o outono com suas folhas caindo, da mesma forma que o verão consegue exaltar. Todo arranjo poético, toda inspiração dos grandes poetas, se justifica pela presença de Deus.  E assim, com um toque Divino conseguem sempre caprichar. Humildemente reverencio todos os poetas deste Recanto, os quais aprendi a respeitar e admirar.
Finalmente, cito estas belíssimas frases:
 
“Confúncio tinha plena convicção de que todo homem que lesse alguma poesia diariamente não cometeria nenhum tipo de injustiça”
 
“Nada tenho a dizer, e estou dizendo. Tal é a poesia”
( John Cage)

Nota: Prosa Poética reapresentada em homenagem ao dia Mundial da Poesia - 21 de Março. Minhas singelas homenagens a todos os poetas deste planeta, especialmente a todos deste Recanto das Letras.