A TARTARUGA E O LOBO

Certo dia, estava a tartaruga a cuidar de sua própria vida, pacata, sozinha e feliz, quando, de repente, lhe apareceu o amigo lobo. O lobo, tão logo chegou, tratou de ensinar à tartaruga como ela deveria viver para ser realmente feliz.

- Amiga, sua vida de paz e de tranquilidade não te proporciona os prazeres que somente uma vida de ousadia pode proporcionar.

- Sou feliz assim! – Respondeu a tartaruga. – Tenho tudo de que preciso: paz interior e uma vida dedicada a mim mesma, sem desmerecer a vida de ninguém.

- Tudo bem. Tu é que sabes, mas depois não diga que eu não te avisei – respondeu o lobo chateado de não ter sido ouvido.

Os anos se passaram e, em outro dia certo, o lobo voltou à casa da amiga tartaruga, que continuava a mesma de sempre: pacata, sozinha e feliz. O lobo, por sua vez, apareceu-lhe velho, manco e com muita fadiga no olhar.

A tartaruga, ao ver o estado do amigo lobo, imediatamente afirmou:

- Bem se vê que tu não estás bem, amigo lobo! Bem se vê que aproveitaste em excesso todos os prazeres que só a vida de ousadias pode proporcionar. Contudo, estás agora com tanto tempo ainda para viver e já com a tua vida tão gasta.

MORAL: Nem sempre os conselhos bons são os bons conselhos.

Nara Minervino
Enviado por Nara Minervino em 09/04/2022
Código do texto: T7491738
Classificação de conteúdo: seguro