Amar é um ato de coragem

Amar é um ato de coragem. Não escolhemos quem e nem quando iremos amar, mas escolhemos o que fazer com esse sentimento.

 

Podemos amar em segredo, sem nunca contar ao amado sobre o nosso amor.

 

Podemos gritar ao mundo, dizer o que sentimos e aceitar os riscos de expor um sentimento tão bonito e indefeso.

 

O amor nos torna fortes e fracos ao mesmo tempo. Nos faz sentir a maior tranquilidade e turbulência de nossas vidas.

 

Quando amamos, queremos fazer o impossível para estar com quem amamos, indo até mesmo contra a razão e o bom senso. Mas também queremos proteger o amado e ver a felicidade dele acima de tudo, até da sua própria.

 

Amar é se expor. É aceitar os riscos, os medos, as dores, as incertezas. É aceitar que nem todo amor será vivido e que muitas vezes não teremos o amor de nossas vidas ao nosso lado.

 

Uma vez li, não lembro onde, que todo mundo tem um amor da vida, mas que nem todo mundo vive com o amor da sua vida, apesar de querer que os outros acreditem que sim. Parei nessa frase e fiquei por muito tempo refletindo sobre ela... Quantos amores da vida estão pelo mundo vivendo com menos do que merecem? O que faz com que esses amores da vida não fiquem juntos? Por que nos contentamos em viver com alguém que não seja o amor de nossas vidas?

 

Me dei algumas respostas... Amores podemos ter vários, mas amor da vida, só um. Você pode ter encontrado o amor da sua vida, mas também pode ser que você não seja o amor da vida dessa pessoa. É preciso ter coragem ao encontrar o amor de nossas vidas e aceitar que ele será feliz ao lado de outra pessoa, sabendo que você sentirá esse amor até o seu último suspiro e ainda assim não poderá viver com quem ama, sabendo que você nunca mais sentirá o que sente pelo amor da sua vida por mais ninguém.

 

Assim como muitas histórias lindas não nasceram para serem vividas, muitos amores da vida também não nasceram para ficarem juntos. Como eu disse acima, às vezes a pessoa pode ser o amor da sua vida, mas você pode não ser o amor da vida dela e tudo bem, a vida tem dessas coisas. No final, o que realmente importa é ver o amor de nossas vidas feliz, realmente feliz, independente de quem esteja ao lado dele, porque nada dói mais do que saber que o amor de nossas vidas não está feliz e sendo amado como merece.

 

Amar é um ato de coragem... Nos torna sensíveis, vulneráveis, medrosos, na mesma proporção que nos torna fortes, generosos e corajosos. Amar não é fácil, realmente não é.

 

É muito arriscado amar e se sentir tão exposto, principalmente quando você não sabe o que esperar, ou melhor, principalmente quando sente que não será possível viver esse amor como gostaria. Ainda assim você aceita os riscos e consequências desse amor, é capaz de mover o mundo para ver a felicidade de quem ama, é capaz de dar a sua vida por ele, de ver ele sendo feliz com outra pessoa e ainda assim, ficar feliz, mesmo com a dor dilacerante que domina cada parte do seu ser.

 

Sim o amor também dilacera, machuca... Mas também cura. É um misto de dor e alegria por saber que quem você ama não será feliz com você, mas saber que ele estará bem com quem ama.

 

O amor não é egoísta, não é lógico, não é escolha, não é medido. É o sentimento mais sem sentido que existe, mas também é o que mais dá sentido à vida e a existência humana.

 

Amor, uma palavra tão pequena, mas que cabe um mundo inteiro nessas 4 letrinhas. Um mundo inteiro de perspectivas, sonhos, planos, medos e anseios. Amar é abrir mão, é arriscar tudo, mesmo que no final não reste nada, além de caquinhos incompletos que jamais poderão ser reconstruídos.

 

Sempre vale a pena amar. Principalmente quando conhecemos o amor de nossas vidas, mesmo que a vida não queira que esse amor seja vivido, mesmo com todas as dúvidas e medos, sempre vale a pena amar.

 

No final das contas, sempre teremos a esperança de que algum dia, se você for também o amor da vida de quem ama, vocês finalmente fiquem juntos e vivam esse amor. Porque nada é mais triste do que encontrar o amor da sua vida e também ser o amor da vida dele e não ficarem juntos.

 

Poderia passar horas falando sobre o amor, mas por ora, acabo por aqui, creio que já me fiz entender o porquê acredito que amar é um ato de coragem. Desejo, do fundo do meu coração, que vocês vivam com o amor de suas vidas e que seja recíproco.

 

Karoliny Mesquita
Enviado por Karoliny Mesquita em 09/01/2023
Reeditado em 11/02/2023
Código do texto: T7690612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.