DITADOS E EXPRESSÕES POPULARES

DITADOS E EXPRESSÕES POPULARES

Tanto na cidade como no meio rural, existe entre nós uma maneira de expressarmos, que é também em alguns casos comum em outras regiões.

-Se você é convidado para uma festa (pagode) na roça, é comum receber o convite da seguinte forma:- sábado que vem, vá até lá em casa “beber um golo comigo”. Isso é válido principalmente para casamento, batizado e aniversário.

- Se uma pessoa morre a notícia geralmente é dada:- fulano deu a cachaça Este “deu a cachaça”, é porque no velório a “pinga” corre solta. Se a pessoa está doente:-“ o nosso amigo, se bestar, vai dar a cachaça...”

-Se um rapaz vai se casar, o pessoal diz:- será que ele “agüenta comprar o toucinho”? Este “comprar o toucinho” se refere às condições financeiras do noivo, pois antigamente a compra do toucinho para a cozinha não era fácil.

-Dar cotia ou cotiar: desfazer uma compra, venda ou troca. Não honrar o compromisso.

-Fulano está xeretando cicrano; isto é , uma pessoa está adulando a outra. O mesmo vale para chaleirar.

-Quemdospadi! : exclamação que quer dizer: creio em Deus padre!

- Fulano tafuiou o dedo na água quente..., quer dizer: enfiou o dedo na água quente.

-Uai rapaz! Que pressa é esta. Está buscando fogo? Parece-me que a origem desta pergunta se refere a busca de um fogo na casa de um vizinho, que seria talvez na forma de um tição...

“-” Cê vai ganhar o que Luzia deixou atrás da horta ... ”. Atrás da horta era o local onde Luzia fazia as suas necessidades fisiológicas...

-Fulano está matando cachorro a grito... Significa dizer que uma pessoa está na pior.

- Se alguém está com o intestino desarranjado diz-se que ele “ está correndo pro mato”.

- Andar igual a cachorro zangado, significa andar muito.

-Fogo para o morro acima, água para o morro abaixo e mulher para festa, nada cerca...

- Fulano está precisando “encurtar o cabresto” do filho. Isto é, diminuir a liberdade do filho, vigiá-lo.

-Porco magro é que suja a água. Isto porque o porco magro vive solto e costuma ir à nascente da água e sujá-la. Já o porco de engorda, por estar preso, não irá sujar a água. Refere-se, por exemplo, quando você espera muito de uma pessoa e ela nada realiza, ao passo que uma pessoa em que ninguém acredita, torna-se um grande realizador.

- O Antônio estava bramando com o seu filho... Significa que o Antônio estava zangando com o filho.Não tem nada a ver com tomar uma cerveja...

-Quebrar o bico da garrafa. O bebedor de pinga, principalmente,quando toma o primeiro gole de uma garrafa cheia.

- Bate na cangalha para o burro entender... Significa jogar uma indireta.

-Tô remediando... Significa estar levando a vida normalmente.

- Estar lambendo imbira. Significa estar na pior. Imbira é casca da bananeira.

-Conversa mole prá boi dormir- Isto é, conversa sem importância,

-Uma na sepultura e outra na cobertura (no sentido de cobertor). Quando o viúvo casa logo depois da morte de sua mulher.

-Quem dorme na pipa amanhece na bica... Diz-se da pessoa que bebeu muito e amanhece procurando água para curar a ressaca.

-Procurando chifre na cabeça de cavalo. É quando uma pessoa procura outra para saber de algo que esta pessoa não entende.

-O olho do dono engorda o porco. Se você estiver sempre presente o porco engorda mais rápido, pois sempre lhe é dado algo mais a comer.

-Meu moinho está batendo pedra. Quando uma pessoa está sem dinheiro, pois o moinho d'àgua bate pedra quando está sem o milho para moer.

-Feliz é quem vai ao cemitério e volta...

-Ladrão em casa de pobre só leva susto.

-Se barba fosse respeito, bode não usava chifre.

-Não namore no portão. O amor é cego, mas o vizinho não.

-Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer.

-Já li tudo a respeito do fumo, do álcool e do sexo e tomei uma decisão parei de ler.

- Comecei uma dieta, cortei a bebida e alguns pratos e em catorze dias perdi duas semanas.

- O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado. (Vinícius de Morais)

‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau /março/2016

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 05/03/2016
Código do texto: T5564154
Classificação de conteúdo: seguro