PROVÉRBIOS 01/64

O pequeno dicionário da língua portuguesa dá para o verbete provérbio o seguinte significado:

frase curta, geralmente de origem popular, frequentemente com ritmo e rima, rica em imagens, que sintetiza um conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral.

Eu tive a felicidade de nascer no seio de uma família cujo modelo, nos dias atuais, é taxada de retrógrada por ter perfeitamente definidos os status e papéis de cada um dos seus membros, onde se exigia obediência à hierarquia e, principalmente, respeito por todas as pessoas de dentro e de fora dela.

Naquele tempo, segunda metade do século XX, os mais velhos eram chamados de senhor, respeitavam-se os professores e outras atitudes completamente fora de moda.

As crianças daquela época eram educadas com exemplos e quando na iminência de uma transgressão às regras estabelecidas, muitas vezes ouvíamos provérbios, que são a síntese da moral e dos bons costumes sociais de vários lugares do mundo, que foram incorporadas pelas famílias brasileiras através da tradição oral das diversas gerações.

Então revirando a memória, consegui resgatar alguns desses provérbios que fizeram parte da minha infância e juventude e resolvi fazer a publicação esperando que, de alguma forma, ainda tenham serventia.

PROVÉRBIO 01/64 - A ocasião faz o ladrão