PROVÉRBIOS DO INTELECTO 2

Vós podeis ter muito dinheiro e comprar tudo o que quiserdes; entrementes, há oito dádivas que nenhum dinheiro do mundo compra: a felicidade, a paz, a honra, a verdade, a sabedoria, a simplicidade, a humildade e o amor. E embora tenhais muito dinheiro com o que podeis comprar tudo o que quiserdes, se vós não tiverdes tais dádivas, a vossa vida será miserável, obscura e contristante.

A humildade não se harmoniza com a superioridade, mas com a diferença. Portanto, sede sempre humildes em vossas atitudes, para que sejais diferentes de outras pessoas e que vossa consciência, vossa alma, vosso espírito e vosso corações estejam sempre em paz e não para que penseis que sois superiores às outras pessoas em prol do vosso ego e de vossa vaidade.

Aplicai sempre a simplicidade nas vossas atitudes e a sinceridade nas vossas palavras, para que percebais que nelas é que está o vosso verdadeiro valor e não na beleza de vosso rosto e, tampouco, nas vossas riquezas.

Entre buscardes o que mais quereis na vida e buscardes o que mais quereis no momento, escolhei a primeira opção, porquanto a vida está sempre em movimento constante, enquanto o momento é efêmero.

Pensais em mudar a vossa vida e as vossas atitudes? Lembrai-vos de que todo processo de mudança se inicia de modo calmo e seguro, cuja única prioridade é a direção certa na qual quereis caminhar e não a velocidade que pode induzir-vos a uma direção errada.

Lutai pelos vossos sonhos, executai os vossos projetos, aprendei uma nova ciência, idei para um lugar de que tanto gostais e amai muito as pessoas.

Não percais o vosso precioso tempo, tentando descobrir o pensamento de outras ĺ5pessoas. Olhai no fundo dos olhos delas, porque os olhos não revelam o que as outras pessoas pensam, mas falam tudo o que elas sentem. Afinal, os olhos falam mais do que a boca.

Os vossos olhos podem surpreender-se com muitíssimos bons momentos; porém, os vossos corações se supreendem mais com os melhores momentos.

Tendes muitas riquezas, muitos bens e muitas conquistas? Congratulações para vós! Todavia, se vós não estiverdes em paz com a vossa consciência, tudo o que tendes não terá nenhum valor para vós, porque a paz é bem maior que tudo o que tendes.

Quando duas almas são unidas pelo amor, tornam-se uma só alma e, concomitantemente, desbaratam-se o olvido, a ausência, a solidão, a contristação e o adeus.

Embora estejas sem forças, sem ânimo e, sobretudo, sem esperanças, atentai-vos bem a este precioso preceito: seguí em frente. E independentemente das dificuldades que surgirem no vosso caminho, persistí em seguir em frente.

Aprendei a enxergar nas outras pessoas tudo o que é belo e perfeito que procurais tanto em vós mesmos e que jamais conseguís encontrar por vós mesmos. Assim, provareis que sabeis amar as outras pessoas.

Mostrai as pessoas as vossas pequenas delicadezas, alegrai as pessoas com os vossos grandes sorrisos e acalmai as pessoas com as vossas belas palavras. Com tais gestos, melhorareis o dia das pessoas.

Se quereis ter e viver uma grande história de amor, tendes de aprender a enfrentar e a superar os grandes obstáculos.

O desejo faz que uma pessoa queira outra pessoa pela sua beleza; a admiração faz que uma pessoa queira outra pessoa pela sua inteligência; o interesse faz que uma pessoa queira outra pessoa pela sua riqueza; e o amor faz que uma pessoa queira muito outra pessoa e não saiba o motivo para querer muito outra pessoa.

Embora vós não tenhais mais novidades para mostrar a alguém ou não sejais novidade para alguém, entendei que o amor que há em vós é que faz que sejais interessantes para alguém.

O amor pede que vós vos envolvais com as pessoas perfeitas com as quais sonhais? Não. Por causa do amor, deveis acreditar em príncipes e princesas? Não. Então, o que o amor pede que vós façais? Eis a resposta: aceitai as pessoas como elas o são, de modo sincero e verdadeiro, exaltai as suas qualidades e compreendei que elas têm defeitos. Permití que o amor vos instigue a encontrar as pessoas que vos vão transformar em seres humanos melhores e excelentes.

É verdade que a vossa vida não é fácil. As dificuldades pelas quais passais vos têm instigado a entregar-vos ao desespero e, por conseguinte, a desistir de tudo. Acalmai-vos e sede pacientes, porquanto as dificuldades, conforme os poderosos preceitos do tempos, findarão.

Em qualquer lugar onde houver amor, as diferenças desaparecem.

À proporção que as pessoas bebem o fel do sofrimento, mais frias e insensíveis se tornam.

As pessoas se tornam íntegras quando defendem e fazem o que é correto; e elas o fazem para que tenham paz na consciência e não para que agradem às multidões.

Vós achais que a paciência não acaba, que a amizade não acaba, que o amor não acaba, que o alimento não acaba, que a água não acaba, que a vossa riqueza não acaba, que o vosso poder não acaba, que a vossa presunção não acaba; em suma, achais que nada acaba. Atentai bem a isto: tudo, um dia, acaba. Lembrai-vos de valorizar tudo o que tendes; senão, tudo acaba.

Porventura, tendes muita vontade de mover montanhas? Então, começai a carregar pequenas pedras.

O verdadeiro motivo pelo qual as pessoas deixaram de acreditar umas nas outras é este: elas têm acreditado nas pessoas erradas.

Entre exercerdes um trabalho de que não gostais e ficardes sem trabalho, escolhei sempre a segunda opção, para que não vos diminuais perante os vossos desafetos e sejais congruentes com o vosso talento, com a vossa escolaridade, com a vossa inteligência, com a vossa sabedoria, com a vossa liberdade, com a vossa independência e, sobretudo, com a vossa honra.

Quem vende o seu voto, vende a sua honra, e quem vende a sua honra, perde o respeito de todo o mundo e quem perde o respeito de todo o mundo, perde tudo o que tem, e quem perde tudo o que, torna-se subgente.

Não tenteis acelerar a realização de vossos sonhos, porque eles serão realizados na hora exata, no momento exato, no lugar destinado e por meio de um olhar cruzado. Em suma, tudo se realizará conforme os nobres e poderosos preceitos do tempo. Portanto, acalmai-vos e seguí sempre em frente.

Em vez de vós vos preocupardes com o que quereis tanto ter, lembrai-vos de agradecer sempre por tudo o que tendes.

Benevolente é o homem que cuida muito bem de uma mulher, porque tem ao seu lado uma belíssima rosa; encantador é o homem que ama muito uma mulher, porque tem ao seu lado uma belíssima poesia.

A utilidade do medo é ensinar as pessoas a evitar o que é errado e a praticar o que é certo, e a covardia é a afirmação execrável da fraqueza humana.

Ajudai as pessoas humildes que nada sabem e sabem que nada sabem; evitai as pessoas ignorantes que nada sabem e pensam que tudo sabem; despertai as pessoas adormecidas que tudo sabem e pensam que nada sabem; seguí as pessoas sábias que tudo sabem e sabem que tudo sabem.

Se insistirdes em não perdoar aos vossos inimigos, os vossos corações e as vossas mentes serão gravemente feridos pelo vosso ódio.

Não vos envergonheis de vosso pranto, porque ele tem o poder de expulsar todos os pensamentos tristes de vossa mente e todas as mágoas do vosso coração.

É preciso que vós tomeis muito cuidado com a falsidade, para que ela não façais que vós percais a vossa consciência e penseis ao contrário do que dizeis.

Jamais obedeçais aos comandantes que perderam a vergonha e a honra, para que não percais o vosso amor próprio e o respeito de vós mesmos.

Se perderdes o vosso dinheiro, não perdereis nada; se perderdes a vossa saúde, perdereis muito; se perderdes o vosso caráter, perdereis tudo.

Enquanto tiverdes maus pensamentos em vossas mentes, jamais obtereis qualidade de vida.

Antes de obterdes qualidade de vida, desenvolvei, todos os dias, bons pensamentos em vossas mentes.

Entre exercerdes um trabalho de que não gostais e ficardes sem trabalho, escolhei sempre a segunda opção, para que não vos diminuais perante os vossos desafetos e sejais congruentes com o vosso talento, com a vossa escolaridade, com a vossa inteligência, com a vossa sabedoria, com a vossa liberdade, com a vossa independência e, sobretudo, com a vossa honra.

Quem vende o seu voto, vende a sua honra, e quem vende a sua honra, perde o respeito de todo o mundo e quem perde o respeito de todo o mundo, perde tudo o que tem, e quem perde tudo o que tem, torna-se subgente.

O mal das cidades pequenas não são só a falta de recursos e tampouco o seu estado de abandono, mas também o provincianismo e a língua ferina dos seus habitantes.

Toda nação cresce e prospera sem cessar, quando o seu povo se apaixona loucamente pelo conhecimento, pelo trabalho, pela honra, pela justiça, pela paz, pela felicidade e, outrossim, zela pela sua saúde e pelo seu bem estar.

Em vez de declamardes belas palavras para que encanteis as pessoas, mostrai-lhes que vós podeis conquistá-las com as vossas boas atitudes.

Tomai muito cuidado com um sorriso, porquanto pode estar repleto de toda sorte de armadilhas das quais as pessoas falsas têm um conhecimento profundo.

O perdão é uma dádiva maravilhosa que só as pessoas fortes têm o privilégio de usufruir em prol de delas mesmas e de todo o mundo. As pessoas fracas jamais terão o usufruto de tal dádiva, porque são incapazes de perdoar aos que lhes fizeram mal.

Eu não sou um líder, para que insistais em andar atrás de mim. Eu não sou discípulo, para que insistais em andar na minha frente. Sejamos amigos e irmãos, para que andemos um ao lado do outro.

Em vez de reclamardes da sujeira do quintal de vossa vida, ide e fazei uma limpeza bem profunda nele, para que tenhais uma vida bem melhor e repleta de muita paz, de muita felicidade, de muita alegria e de muito brilho.

Se vós não estais felizes no lugar onde viveis, dai o melhor de vós para que encontreis um lugar melhor para vós; se estais felizes no lugar onde viveis, regozijai-vos e dai o melhor de vós para que o vosso lugar fique cada vez melhor. Este é o segredo da felicidade.

A fórmula mais poderosa para que obtenhais muito sucesso em vossas ações é esta: criai uma fortaleza incomensurável e indestrutível com as pedras que os vossos inimigos atiraram em vós.

Todo provérbio, ainda que seja falado e escrito, ora de modo simples, ora de modo rebuscado, tem uma missão nobre, ímpar e especial: instigar todas as pessoa a fazer da sabedoria e da prudência e do amor a sua regra de conduta, com o fito de que se tornem cada vez melhores, mais benevolentes, mais brandas e mais justas.

Existem cinco regras poderosas que farão que vós alcanceis a felicidade plena e verdadeira. Ei-las:

1-Deixai que a simplicidade faça parte de vossa vida;

2-Lutai pela realização de vosso grande sonho;

3-Agradecei a todo o mundo por tudo o que tendes e por tudo o que vos há de vir;

4-Amai todas as pessoas, ora boas, ora más;

5-Ride muito para vós mesmos.

Sede pacientes. A vossa recompensa virá até vós, conforme o nobre preceito do tempo que sempre sabe o que faz.

As pessoas que choram por amor não são e jamais serão covardes. A maior covardia que as pessoas cometem é quando rejeitam o amor, por medo de suas próprias lágrimas.

É verdade que a vossa caminhada até o vosso objetivo é longa; todavia, se vós não derdes o primeiro passo, a vossa caminhada se tornará impossível, isto é, não existirá caminhada.

As vossas lágrimas, embora quão sinceras sejam, não provam que o vosso arrependimento é verdadeiro. Não. A vossa mudança sincera de uma atitude ruim para uma atitude boa é a prova ímpar e inconteste de que o vosso arrependimento é verdadeiro.

Desejais ter uma vida mais leve? Plantai muitas flores, com todo o vosso amor, em todo o mundo, com o fito de que o cureis de suas inúmeras feridas.

Aprendei a gostar mais de vós e a cuidar mais de vós. E mais. Aprendei a gostar mais de quem também de vós e a cuidar mais de quem cuida de vós. Ao assim agirdes, provareis a Todo o Mundo que sois muito felizes.

Quereis livrar-vos da dor que machuca o vosso coração e a vossa alma? Seguí 2 poderosos preceitos: ride bastante para vós mesmos e, sobretudo, dormí muito bem.

O defeito mais execrável que os superiores do setor público e da iniciativa privada têm é este: achar que só eles têm razão, que só eles são os melhores, que só eles são infalíveis. Na verdade, são medíocres, insanos, ignorantes, presunçosos e infelizes.

Enquanto muitas pessoas iníquas se empenham tanto em maltratar e derrubar as outras pessoas, agí de modo diferente: sede benevolentes e ajudai as pessoas que mais precisam de vossa ajuda.

Alegrai-vos pelo privilégio de terdes ao vosso lado pessoas, cujos corações ardem de amor por vós; e não permitais que os olhares desejosos de pessoas maléficas e lascivas vos levem à ignomínia.

Ainda que uma pessoa seja paupérrima, se tiver um coração riquíssimo de amor e de benevolência, torna-se-á superior àquela que tem muitas riquezas e muitos bens.

Quando vós entenderdes que a vossa felicidade depende, só e unicamente, de vós mesmos e não de outras pessoas, a vossa vida se tornará, incrível e surpreendentemente, fácil. Entendei bem isso.

Se não quereis correr o risco de lembrar-vos do que passou, não basta que vós vireis a página de vossa vida. Não. Tendes de arrancar e rasgar tal página de vossa vida e pedir para que o vento as leve para bem longe de vós.

Quando a ignorância é preponderante, a sabedoria desaparece e o sofrimento se multiplica.

O nosso maior tesouro é o nosso intelecto. A vida sem intelecto torna-se uma presa fácil para a fera voraz chamada ignorância.

Vós encontrais, facilmente, muitas pessoas que vão sorrir convosco; difícil, mesmo, é que encontreis as pessoas certas para que fiquem ao vosso lado, quando o vosso sorriso findar.

O melhor modo para que proveis que amais as pessoas é este: deixai que as pessoas sejam elas mesmas e jamais tenteis moldá-las à vossa imagem, para que não corrais o risco de amar o reflexo de vós mesmos.

Independentemente de vossa condição socioeconômica, estudai e trabalhai para que vós e vossa família tenhais uma vida próspera e estável. E lembrai-vos de que vós é que deveis sustentar as vossas crianças e jamais as obrigueis a sustentar-vos; é uma crueldade para com as vossas crianças. E se a vossa pobreza é um empecilho, não tenhais filhos.

Lembrai-vos de que existem recomeços para tudo. Lembrai-vos, outrossim, de que tendes propensão para cometer erros. Todavia, o maior erro que cometeis é o de não quererdes mudar a vossa conduta e a vossa atitude.

A alegria não é apenas um estado de espírito. Não. A alegria é uma dádiva. E todos os que desejam alcançar tal dádiva, têm de aprender a experimentar a tristeza em vossa vida.

Se tiverdes alegria, paz e amor em vossos corações, sereis sempre leves e livres.

Quando as pessoas exercitam a sua ingratidão, desenvolvem em seu âmago a infelicidade.

Desejais que a vossa mente seja pura e poderosa, desenvolvei pensamentos positivos. Ao assim agirdes, a vossa vida será bem melhor e sereis mais felizes.

Quanto mais as pessoas se distraem, mais verdadeiras se tornam e quanto mais as pessoas são falsas, mais se afundam na sua falsidade.

Vós tendes a dádiva de guardar no vosso coração as melhores lembranças de pessoas queridas, mas não tendes o poder de atá-las às vossas vidas.

Atentai-vos a este preceito: respeitai aos vossos pais, aos mais velhos, aos vossos superiores e às autoridades; entretanto, quando vós estiverdes com a razão, não tereis mais obrigação de respeitar a outrem.

A Maior Resposta que vós podeis dar às Pessoas Ignorantes é o Vosso Silêncio, porquanto o Silêncio é o Alicerce Mais Sólido e Mais Seguro da Sabedoria Pura e Profunda.

Atentai-vos bem a isto: vós tendes inúmeras oportunidades para que escolhais o que quereis fazer, vós aprendeis com as quedas que sofreis no vosso trajeto e vós deveis encarar as consequências pelas vossas atitudes.

A maior dádiva do amadurecimento é que a que faz que vós percebais que não é necessário que tenhais muitos amigos, mas que tenhais amigos verdadeiros.

Assim como vós tendes o vosso pensamento, as outras pessoas têm o penaamento delas. E assim como o vosso pensamento é diferente do pensamento delas, tende respeito pelas outras pessoas por elas terem o pensamento diferente do vosso pensamento.

O casal consegue atingir o ápice da perfeição, quando permanece unido pelo poder inconteste do amor verdadeiro e, por conseguinte, jamais se abate diante das dificuldades.

Vós podeis ter muito ouro, muita prata, muito prestígio, muito conhecimento e muito poder e considerar-vos melhores que às outras pessoas. Entrementes, vós vos tornareis pessoas melhores, se tiverdes um bom coração; senão, vós não tereis nenhum valor.

Quanto mais amais as pessoas, aumentais ainda mais a certeza de elas vos trazerem muitas decepções, porquanto insistis em buscar nelas a imagem da perfeição e vos esqueceis de que elas, assim como vós mesmos, são imperfeitas e propensas ao erro.

Para que apregoardes a todo o mundo que sois do bem? O melhor modo de mostrar a todo o mundo que vós sois do bem é este: fazer, incessantemente, o bem a todo o mundo. Entenderes? Então, ide e fazei o bem a todo o mundo. Desse modo, encontrareis a paz interior.

Atentai-vos bem a isto: a mentira é mais que um defeito; a mentira é um erro repugnante que provoca feridas profundas no coração e na alma das pessoas. Por isso, nunca useis a mentira para que não provoqueis feridas profundas no coração e na alma das pessoas que confiam muito em vós e jamais permitais que as pessoas façam o mesmo para com o vosso coração e com vossa alma.

Os malefícios do ego são estes: o egocentrismo, a separação, a culpa, a hostilidade, o ressentimento, o orgulho, a presunção, a queixa, a inveja, a ira, o poder, o materialismo, a loucura e a guerra; os benefícios da alma são estes: o altruísmo, a união, a compreensão, a simpatia, o perdão, o amor, a simplicidade, a gratidão, a partilha, a felicidade, a humildade, a espiritualidade, a sabedoria e a paz. De que lado vós estais? Dos malefícios do ego ou dos benefícios da alma? Se escolherdes a 1.a opção, sofrereis inúmeras derrotas; se escolherdes a 2.a opção, alcançareis vitórias em abundância.

Não vos desespereis e tampouco vos amendronteis quando vos perdeis nos vossos problemas, porque vos instigam a buscar um novo caminho, com o fito de que encontreis a solução dos vossos problemas.

A pessoa que usa o seu poder e a sua força para atacar os mais fracos, expõe ao mundo o seu defeito incomensurável e abominável: a covardia.

Bem-Aventurado é o homem que tem uma mulher virtuosa e de valor superlativo ao seu lado, porque ela o instiga a ficar mais forte, mais confiante, mais amoroso, mais respeitoso, mais romântico, mais altruísta, mais benevolente, mais sensível e mais sábio e que sempre o apoiará em todos os momentos, ora bons, ora ruins e jamais o abandonará, porque ela o ama de verdade e lhe é muito fiel e faz que o homem também a ame de verdade e tambem lhe seja muito fiel. E um homem de verdade age assim.

Confiai mais em vos mesmos. E vós tendes um motivo ímpar para que o façais; e vós sois tal motivo.

Em Todo o Planeta, existem inúmeras cobras perigosas e venenosas, cuja mordida pode deixar terríveis seqüelas nas pessoas e nos animais e até levá-los ao perecimento. Entrementes, três cobras são ainda mais perigosas e ainda mais venenosas do que qualquer cobra: a inveja, a ingratidão e a traição, cuja mordida deixa seqüelas profundas, tais quais a tristeza, a mágoa, o ressentimento, a amargura, a ira, o ódio e leva ao perecimento toda sorte de relacionamento. Cuidado com elas, meus nobilíssimos amigos! Mantende-vos bem distantes delas! Se vos deparardes com elas, fugí imediatamente, para que não sejais mordidos e envenados por elas. Cuidado com elas, meus nobilíssimos amigos!

Quando as pessoas tomam grandes atitudes, as belas palavras não têm mais valor, porque as belas palavras são cheias de belos e inúmeros encantos, ao passo que as as grandes atitudes são cheias de grandes e inúmeras surpresas.

As pessoas que têm coragem de enfrentar e vencer as intempéries da vida, estão mais preparadas para enfrentar e vencer todas as guerras.

O trabalho e a remuneração dignos são os remédios mais seguros e mais eficazes contra a miséria e a fome.

Os Vossos Dias são Mais Belos, Mais Felizes e Mais Deleitáveis quando Vós estais Rodeados de Pessoas Boas e Maravilhosas e Grandíloquas que são Bem Mais Valiosas que Todo o Ouro, que Toda a Prata e Todos os Tesouros de Toda a Terra.

Meus nobilissimos amigos, não desperdiceis o vosso tempo, tentando buscar deleites que estão bem longe de vós, para que alivieis o vosso sofrimento e a vossa tristeza provenientes da vossa solidão. Deleitai-vos com as inúmeras belezas naturais que estão perto de vós. Se assim o fizerdes, tereis alegrias, felicidade e paz em abundância.

Se vós vos deparais com uma boa situação, fazei dela um bom usufruto; se vós vos deparais com uma situação ruim, empenhai-vos em melhorá-la; entretanto, se vós vos deparais com uma situação ambígua, complexa, incompreensível e imutável, sede congruentes a ela para que vós torneis pessoas melhores e mais sensatas.

A Qualidade de uma Pessoa de Bem é a Admiração Sincera pela Felicidade de Outras Pessoas. E tal Admiração é Imune à Inveja.

Atentai-vos a Este Preceito Ímpar e Veraz: se Vós tendes o Desejo Ardente de alcançar a Perfeição, sede Verdadeiros, porque a Verdade é a Afirmação da Perfeição; e a Perfeição e a Verdade são um Diamante Grandioso e de Brilho Único.

Entendei bem isto: cada lágrima que escorrer de vossos olhos, cada tristeza que sentis em vosso coração mostram que vós tendes sentimentos e cada batalha que enfrentais pela vossa felicidade mostra que vós sois determinados e obstinados. Todavia, as pessoas não se importam convosco, porque preferem apontar os vossos defeitos.

A Beleza do Amor se encontra nas Belas Palavras e a Magnitude do Amor se encontra nas Boas Ações.

Vós sabeis que há diferença entre o Chefe e o Líder. Ei-la: o Chefe tem o prazer de humilhar, maltratar, explorar, desmoralizar os seus comandados e apoderar-se-lhes dos méritos do sucesso e atribuir-lhes o fracasso. O Chefe que o faz é Canalha e Ignorante. O Líder faz questão de orientar, ajudar, incentivar os seus comandados para que busquem sempre o melhor em tudo o que fazem, porque confia na sua competência e no seu talento. O Líder compartilha o seu conhecimento com os seus comandados e os transforma em seus aliados; e atribui a eles os méritos do sucesso e com eles corrige os erros que provocam o fracasso. O Líder que o faz é Benevolente e Sábio.

Quereis ser fortes? Aprendei a enfrentar a vossa dor. Quereis ter coragem? Aprendei a enfrentar os vossos medos. Quereis ter Sabedoria? Aprendei a exercitar a vossa paciência. Se assim o fizerdes, tornar-vos-ão pessoas melhores, excelentes e perfeitas.

Os Maiores Problemas das Religiões não são as Suas Inúmeras Doutrinas, mas as Pessoas Perversas que as usam como Pretexto para que espalhem o Terror e a Morte em Todo o Mundo.

Todo o Mundo odeia a Verdade, porque Ela não tem Dono e, sobretudo, é Ímpar, Incontestável, Invariável e Absoluta e jamais se curva aos Caprichos e às Conveniências e à Iniquidade das Pessoas.

Não vos contristais por causa dos ingratos, pois eles se esquecem de que o tempo faz que o mundo gire sem cessar e, de repente, precisarão de vós quando passarem por toda sorte de intempéries.

O Caminho Mais Fácil e Mais Largo é o que conduz à Derrota Humilhante; mesmo assim, muitas pessoas, movidas pela soberba, pela vaidade e pela ignorância, insistem em percorrê-lo. O Caminho Mais Difícil e o Mais Apertado é o que conduz à Vitória e pouquíssimas pessoas o percorrem, com coragem, com sabedoria e com muita vontade de vencer, independentemente dos obstáculos que surgirem em tal caminho.

Uma Nação Forte, Poderosa, Soberana, Rica e Desenvolvida se faz com:

-Um Sistema Integrado de Proteção Permanente e Incessante das Instituições Democráticas que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Uma Constituição que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Uma Imprensa Livre e Independente;

-Um Sistema Educacional-Acadêmico-Intelectual-Filosófico-Cultural-Científico-Tecnológico que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Uma Economia Forte, Eficiente e Excelente;

-Uma Infraestrutura Industrial, Metalúrgica, Siderúrgica, Petrolífera, Agronômica, AgroIndustrial, AgroPecuária, Empreendedora, Empresarial, Comercial, Energética e Militar que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Transporte e de Logística que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Expansão, Manutenção e Conservação de Todas as Malhas Ferroviarias, Rodoviárias e Fluviais que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Informática e de Telecomunicações que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Saúde que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Programas e Projetos Habitacionais que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Saneamento Básico que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Segurança Pública que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Judiciário em que o Respeito e o Cumprimento das Leis seja um Preceito Ímpar e Inconteste e que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Combate ao Tráfico de Drogas e Entorpecentes, ao Trafico de Pessoas, ao Trabalho Escravo, ao Trabalho Infantil e a Todas as Formas de Prostituição e ao Rufianismo que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Equilíbrio das Contas Públicas e do Orçamento Público que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Redução Explicita e Progressiva da Dívida Pública que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Execução Tributária Equitativo que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Combate Permanente à Inflação, de Valorização da Moeda, dos Salários e do Tesouro Nacional que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Combate Incessante à Corrupção e à Ladroagem no Setor Público e Privado e ao Desperdício de Recursos Públicos que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Aprimoramento e Estruturação da Gestão Pública que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Político-Multipartidário que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Eleitoral que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Assistência e de Inclusão Social que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Incentivo e de Acesso à Cultura que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Turismo que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Inclusão Digital Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Valorização Progressiva, Constante e Permanente dos Aposentados e Pensionistas que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Valorização e Qualificação Progressivas, Constantes e Permanentes dos Servidores Públicos e Privados que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Defesa e de Preservação dos Valores Morais e Familiares que seja Forte, Eficiente e Excelente;

-Um Sistema Integrado de Defesa e Preservação dos Direitos Civis que seja Forte, Eficiente e Excelente (Liberdade Religiosa, Liberdade de Pensamento e de Expressão e de Ação, de Escolha, de Filiação Sindical e Politico-Partidária, de Orientação Sexual e o Direito de ir e vir);

-Um Sistema Integrado de Defesa e Preservação da Ecologia e do Meio Ambiente que seja Forte, Eficiente e Excelente.

E não é só isso. Uma Nação Forte, Poderosa, Soberana, Rica e Desenvolvida também se faz com um Povo Saudável, Respeitado, Respeitos, Bem Domiciliado, Bem Alimentado, Bem Educado, Bem Instruído, Bem Informado, Bem Qualificado, Bem Refinado, Bem Empregado, Bem Valorizado, Bem Organizado, Bem Remunerado, Muito Feliz, Altruísta, Benevolente, Equitativo, Seguro, Pacífico e Livre.

Quando a Falsidade se apodera do Coração dos Amigos, a Amizade se quebranta e perece.

Arrancai de Vosso Coração e de Vossa Alma Todos os Resquícios de Mágoa, de Ódio, de Medo, de Covardia e de Ansiedade que tendes carregado por tanto tempo e que vos têm trazido tanto mal. Ao assim agirdes, tereis uma Vida Nova, Suave, Límpida e Feliz.

Meus Nobilíssimos Amigos, envolvei-vos mais na Política de Vossa Nação, para o Bem de Vós Mesmos e, sobretudo, de Vossa Nação, para que não sejais governados por Políticos que são Inferiores, Desqualificados, Ladrões, Corruptos, Facínoras, Egoístas e Presunçosos.

Num Mundo Circundado de Pessoas Acomodadas e Conformadas com a Sua Vida Medíocre, Monótona, Insípida e Infeliz, os que têm coragem de lutar pelos Seus Sonhos são Considerados Tolos e Delirantes. Ide e Lutai pelos Vossos Sonhos com Todas as Vossas Forças e com Toda a Vossa Inteligência e não permitais que Tais Pessoas atrapalhem a Vossa Luta e, tampouco, destruam os Vossos Sonhos. Fazei-o sem cessar e Vossos Sonhos, decerto, realizar-se-ão.

Confiai na Sabedoria do Tempo, porque Ele, decerto, dará o Prêmio que vós mereceis, em detrimento do que vós desejais, e porque o Prêmio que desejais, por ser maléfico, nunca será vosso e, por isso, o Tempo o levará para bem longe de vós, enquanto o Prêmio por Merecimento é valioso para vós, pelas vossas boas ações e, por isso, o Tempo vo-lo dará; e será vosso para sempre.

Vós que tendes talento e competência em alguma arte ou alguma ciência, confiai no vosso talento e na vossa competência e aprimorai-vos neles, para que tenhais muito sucesso na vossa área de trabalho e de atuação e, sobretudo, na vossa vida e não vos importeis com os murmúrios dos invejosos e dos medíocres e dos fracassados, porque eles não têm competência e, tampouco, talento para fazer o que vós fazeis muito bem.

Quando vós imaginardes as recompensas maravilhosas que podeis ganhar, sentir-vos-eis bem estimulados para que persistais em seguir em frente, com muita determinação, até que alcances a grande vitória.

Meus nobilíssimos amigos, entendei que, em certas ocasiões, deveis andar para trás porque, assim, arrancareis, de vossa vida, todas as coisas inúteis, todos os conceitos mortos, todos as mágoas e todos os traumas, para que vos transformeis em pessoas melhores e mais fortes e mais confiantes e andeis para frente, com toda a segurança, até o vosso destino: a verdadeira felicidade.

O Preceito Ímpar da Evolução é Este: Reconhecer o Erro Cometido, corrigir Tal Erro e, doravante, adotar a Prudência para que não o cometa mais.

A Grande Virtude dos Sinceros é que eles falam, aberta e claramente, o que pensam e o que sentem; porém, o Grande Problema dos Sinceros é que, por causa de Sua Sinceridade, atraem a Inimizade dos Falsos e dos Iníquos.

Executa o teu projeto em silêncio, para que evites que a inveja dos teus inimigos te atrapalhem. E sê bastante discreto na comemoração do sucesso do teu projeto e da tua vitoria. E se sentires vontade de compartilhar o sucesso do teu projeto e a tua vitória, compartilha-os com as tuas plantas, porque elas absorverão as vibrações de tua alegria, multiplicá-las-ão e devolver-tas-ão, para que te ajudem a ter mais sucesso nos teus projetos e mais vitorias.......com muita discrição e em silêncio.

Quando a Falsidade é Preponderante entre as Pessoas, a Sinceridade se torna um Crime Hediondo. E os Sinceros são Condenados a Toda Sorte de Perseguição.

Se as pessoas vos agradecem pelo bem que vós lhes fazeis, multiplicais o amor no coração delas; se as pessoas são ingratas pelo bem que vós lhes fazeis, não vos contristeis mas regozijai-vos, porque a ingratidão de tais pessoas é a prova ímpar de que vós sois superiores a elas.

As Riquezas do Mundo são Muitíssimas e Incontáveis; o problema é que as algumas Nações, com o fito de que apoderem delas, travam muitas guerras contra muitas Nações e fazem que o Mundo mergulhe numa Gigantesca Piscina de Sangue.

Atentai-vos a isto: não vos vanglorieis por terdes muitos amigos, porque eles o são por conveniência, a saber, por causa de vossa saúde excelente e vossa abastança; entretanto, se ficardes doentes e pobres, desprezar-vos-ão e abandonar-vos-ão. É bem melhor e bem mais sensato que vós tenhais pouquíssimos amigos, porque são bons e verdadeiros e sempre ficam ao vosso lado, ora nos bons momentos, ora nos momentos ruins. Valorizai-os, pois.

A conquista de qualquer recompensa é muito difícil, porque a batalha para conquistá-lá é muito difícil. Se vós quereis conquistar a vossa recompensa, batalhai por ela, com todo o fervor e não permitais que as dificuldades vos instiguem a desistir da batalha. Seguí adiante até que conquisteis a vossa recompensa. Quando a conquistardes, jamais a perdereis, porque será vossa para sempre.

Meus nobilíssimos amigos, não vos abespinheis e nem vos contristeis por fracassardes na realização de vossos sonhos, porque o fracasso é obra do acaso que, as vezes, mostra que ainda não é o tempo certo para fazê-lo; logo, acalmai-vos e perseverai até o fim. Quando surgir o tempo certo, realizar-se-vos-ão os sonhos.

A Liberdade de escolha é um Tesouro de Valor Raro e Incalculável. Por isso, sede Prudentes quando fordes exercê-la. Se Vós a exercerdes bem, tereis uma Vida Brilhante e Gloriosa e Felicidade e Paz em Abundância; se Vós a exercerdes mal, tereis uma Vida Escura e Ignominiosa e Muita Tristeza e Muito Tormento.

Se correrdes atrás da Felicidade, Ela notará o Desespero e a Ânsia e as Impurezas da Vossa Mente, do Vosso Coração, da Vossa Alma e do Vosso Espírito e fugirá de Vós; por isso, acalmai a Vossa Mente, o Vosso Coração, a Vossa Alma e o Vosso Espírito e arrancai-lhes as Impurezas e a Felicidade virá até Vós e fará de Vós a sua Morada Permanente.

Não desanimeis e tampouco desistais diante de todos os problemas que se deparam diante de vós, porque todos eles têm soluções; portanto, acalmai-vos e perseverai em vossas ações e, no tempo certo, as soluções aparecem e findam os problemas.

Se tu sentes muita falta da pessoa amada que te abandonou, não te refugies na tua tristeza e no teu pranto, mas levanta-te e vai procurá-la em Todas as Partes do Mundo, não importa quão Difícil seja esta Procura. Se tu a encontrares, declara Todo o Teu Amor para ela. Se ela quiser voltar para ti, regozija-te; se ela não quiser voltar para ti, reergue-te, vai-te e procura outra pessoa que faça jus ao teu Amor.

Os Momentos Bons levamos para sempre na Nossa Memória e no Nosso Coração e dos quais nos recordamos com Grande Deleite; os Momentos Ruins nos fazem chorar de Contristação, mas nos ensinam a ser mais Prudentes em Todas as Nossas Ações.

A Saudade é mais que um Sentimento, é uma Ciência que nos faz regressar ao Passado no qual nós exaltamos a nossa alegria pelo que ganhamos e analisamos a nossa tristeza pelo que perdemos, para que nos transformemos em Pessoas Melhores e Mais Sábias no Presente e no Futuro.

O Amor Verdadeiro é Poderoso, Sólido, Indestrutível, Imortal e, incontestavelmente, Perfeito por Excelência, enquanto o Falso Amor é a Mentira travestida de Sentimento que, peremptoriamente, não existe e jamais existirá.

É nas Circunstâncias Ruins que fortalecemos a Nossa Personalidade, com o fito de não façamos o que não queremos fazer, mesmo que não agrademos a Todo o Mundo.

Direcionai Bem o Vosso Barco e Seguí Adiante até Vosso Destino e jamais vos abateis e nem vos acovardeis diante da Tempestade que vier de encontro a Vós.

O Ser Humano que faz a sua Boca proferir Palavras Brandas, Verazes e Benevolentes, arranca Todas as Decepções do Coração do Povo e o transforma em Morada da Felicidade, da Paz e do Amor, enquanto o Ser Humano que faz a sua Boca proferir Palavras Ríspidas, Falsas e Malevolentes, provoca Feridas Graves no Coração do Povo e o transforma em Morada da Contristação, do Suplício e do Rancor.

Bem-Aventurados os que têm Amigos Verdadeiros, porque sabem muito bem que eles sempre estarão ao seu lado nas Dificuldades.

Quando há Muito Amor no Coração do Homem e no Coração da Mulher, a Inveja desperta o Ódio no Coração dos Iníquos.

Erguei a Vossa Cabeça e Seguí em Frente em Vossas Atitudes e não vos abateis com as Maledicências dos Invejosos e Detratores. E mais. Mantende a Vossa Consciência sempre Limpa e que a Vossa Alma e o Vosso Espírito estejam sempre em Paz.

Não reclameis das Dificuldades, porquanto Vós não as venceis com a Vossa Reclamação. Não. Vencê-las-eis, se usardes, na Vossas Batalhas contra Elas, Todo o Vosso Vigor, Toda a Vossa Firmeza de Vontade e, sobretudo, Toda a Vossa Inteligência.

Se Vós direcionardes as Vossas Escolhas para o Bem, as Consequências vos serão Brilhantes; contudo, se Vós direcionardes as Vossas Escolhas para o Mal, as Consequências vos serão Funestas.

Se quereis ir a algum lugar de que muito gostais e onde vos sentis muito bem, organizai-vos, planejai a vossa ida e dedicai-vos a ela e, no tempo certo, ide.

Existem Seres Humanos Bons e do Bem; é Verdade que são Pouquíssimos, mas são Mais Valiosos que Todos os Tesouros do Mundo. São Tais Seres Humanos que transportam o Amor, a Paz, a Bondade, a Solidariedade e a Felicidade e a Esperança para Todo o Mundo ininterrupta e plenamente, porque Eles acreditam que é Possível viver num Mundo Melhor. Então, sigamos o Exemplo Deles. E façamo-lo Agora. Sim. Agora. E em prol de Todo o Mundo.

Meus Nobilíssimos Amigos, não fiqueis Contristados toda vez que tiverdes Derrotas e perderdes as Coisas que tínheis e que muito estimáveis, porquanto as Derrotas e as Perdas mostram os Erros que cometestes na Vossa Vida e na Vossa Jornada e o quão Maléficas eram as Coisas que tínheis e que muito estimáveis e, consequentemente, ensinar-vos-ão a serdes Mais Prudentes e Mais Analíticos em Tudo o que Vós fazeis e em Tudo o que Vós quereis, para que Vossa Vida e Vossa Jornada sejam Coroadas de Grandes Vitórias e de Grandes Recompensas que, com Toda a Certeza, ser-vos-ão Benéficas.

Existem Dois Tipos de Caminho: o Bom Caminho que leva à Felicidade e o Mau Caminho que leva ao Sofrimento. Se Vós escolheis o Bom Caminho, Vossa Vida se Torna a Morada da Felicidade; contudo, se escolheis o Mau Caminho, o Sofrimento se torna o Dono da Vossa Vida. E mais. A Vossa Felicidade fica Completa quando Vós tendes Amigos Verdadeiros que sempre estarão ao Vosso Lado em Todos os Momentos e por Toda a Vossa Vida. Agora se Vós tiverdes Falsos Amigos, sereis sempre Infelizes, porque Tais Falsos ficarão ao Vosso Lado tão somente nos Bons Momentos e abandonar-vos-ão nos Maus Momentos.

Sabeis que a Verdade sempre é Oposto da Mentira. Logo, resisti com todas as forças à Mentira pois ela é uma Perigosa Praga que devora, sem Piedade, a Vossa Honra, a Vossa Família, os Vossos Amigos, o Vosso Trabalho, a Vossa Liberdade, a Vossa Saúde Física e, sobretudo, Mental e abre as Portas do Vosso Coração e do Vosso Espírito ao Quebranto e a Toda Sorte de Males, enquanto a Verdade é Forte, Poderosa, Inconteste e, claramente, Superior à Mentira e suas Variações. Encorajai-vos e Vesti o Manto Sagrado da Verdade para que vos protejais contra os Males da Mentira e, consequentemente, sereis Recompensados com o Galardão da Sabedoria, com o Galardão da Honra, com o Galardão da Limpidez, com o Galardão da Liberdade, com o Galardão da Nobreza, com o Galardão da Riqueza, com o Galardão do Amor, com o Galardão da Perfeição, com o Galardão da Vitória, com o Galardão da Glória e, sobretudo, com o Galardão da Felicidade.

A Pior Atitude que um Tolo pode tomar é esta: justificar-se pelo que fez, não importa quão certo ou errado esteja.

Nunca vos arrependais do que vós fizestes, mas do que vós não fizestes. Peremptoriamente, Tal Atitude é a Mais Sábia, a Mais Grandíloqua e a Mais Correta.

Meus Nobilíssimos Amigos, sabeis vós muito bem que não estamos no Mundo por acaso. Estamos aqui porque temos uma Missão para cumprir e, por meio dela, construir a Nossa História, em prol de nós mesmos e de todas as pessoas de Todo o Mundo e, sobretudo, da Posteridade. Cumpramos, pois, a Nossa Missão e, por meio dela, construamos a Nossa História! E façamo-lo Agora! Sim! Agora!

Todos os Seres-Humanos querem um Novo Caminho para a sua Vida; entrementes, a maioria nao quer mudar os seus Velhos Hábitos e os Seus Velhos Conceitos por Medo das Circunstâncias e das Adversidades.

O Mundo roda sem cessar. E o Tempo rege tal a Sua Rotação e faz que as circunstâncias mudem constantemente. Resultado: ganham-se muitas coisas, perdem-se muitas coisas e transformam-se muitas coisas e conservam-se pouquíssimas coisas. E somente os Seres-Humanos de Bem têm o Dom de conservar tais pouquíssimas coisas, pois são coisas boas e, portanto, são aliados do Tempo e imunes aos suas Surpreendentes Reviravoltas, ao passo que os Presunçosos, os Perversos, os Escarnecedores, os Avarentos e os Hipócritas que se acham Poderosos são surpreendidos por Tais Reviravoltas do Tempo e perdem tudo o que têm e, por conseguinte, transformam-se em Farrapos. É por isso que devemos ter muito cuidado com a Rotação do Mundo, cujo Regente é o Tempo que ora é Impiedoso, ora é Benevolente, dependendo da Nossa Conduta. Sim. Da Nossa Conduta.

Ficai bastante Atentos às Pessoas Falsas que, disfarçadas de Boas Amigas, usam a Toda a Astúcia para aproximar-se de Vós, elogiando-vos na vossa frente e traindo-vos pelas vossas costas. É Bem Melhor e Bem Mais Sensato que fiqueis Bem Longe dessas Pessoas Falsas.

Se estais Confusos e Atormentados por não conseguirdes a Resposta para as Questões Complexas e por não conseguirdes esclarecer as suas Dúvidas a Respeito das Dificuldades pelas quais passais, não vos desespereis, mas acalmai-vos e confiai no Tempo, pois o Tempo, do seu Próprio Modo, responderá as Todas as Vossas Questões e esclarecerá Todas as Vossas Dúvidas e, sobretudo, fará que Vós evolucioneis.

O Alcoolismo é mais que uma Doença que desbarata, totalmente, a Saúde do Ser-Humano. É a Vereda Escura e Íngreme que conduz o Ser-Humano ao Abandono, ao Desprezo, à Ignomínia, à Solidão, à Miséria, ao Sofrimento, à Contristação e, por fim, à Morte.

Peremptoriamente, Todos os Seres Humanos de Todo o Mundo têm Muitos Sonhos. Todavia, Pouquíssimos Seres Humanos conseguem realizá-los.

A Verdade é Amarga mas cura e liberta o Ser-Humano da Ignorância, da Iniquidade e de Toda Sorte de Erro e de Ilusão e o torna mais Evoluído, Mais Nobre e Mais Sábio, enquanto a Mentira é Doce e aprisiona o Ser-Humano a Toda Sorte de Sofrimento, à Loucura, à Infâmia, às Adversidades, e à Escuridão.

Desviar-se de Ações Perigosas e Erradas e de Pessoas Iníquas não é Sinônimo de Medo, Covardia ou Fraqueza, mas de Coragem, Retidão e Sabedoria.

Não vos Iludais. A Lei do Retorno é Veraz e Inevitável. Quem planta a Felicidade e o Bem, colhe a Felicidade e o Bem; e quem planta a Tristeza e o Mal, colhe a Tristeza e o Mal.

A Superioridade do Ser Humano se encontra na sua Ampla Concepção de que Todos os Seres Humanos são e sempre serão Iguais.

Não deixeis que a Fúria se apodere da Vossa Mente, porque, assim, Vós não conseguis concentrar-vos na Resolução dos Vossos Problemas. Portanto, acalmai a Vossa Mente, respirai fundo e concentrai-vos na Resolução dos Vossos Problemas. Assim, resolvê-los-eis.

Quando o Bem, a Bondade e o Amor tomam posse do Coração e da Alma das Pessoas, elas estão sempre em Paz.

O Murmúrio é o Amparo da Covardia, do Medo, do Ódio, da Inveja, da Fraqueza, da Estultícia, da Prepotência e do Ressentimento dos Seres-Humanos.

####################

Não deixeis que a vossa busca pela grande e verdadeira felicidade vos impeça de usufruir as pequenas alegrias, porquanto elas purificam o coração, acalma a alma e fortalece o espírito e iluminam a mente e ensinam o caminho mais seguro para que alcanceis a grande e verdadeira felicidade que, reciprocamente, alcançar-vos-á.

Vós tendes o livre arbítrio para que façais o que quiserdes; mas, lembrai-vos de que deveis encarar as consequências de vossas atitudes. E mais. Vós podeis usar o vosso livre arbítrio para que julgueis, sumariamente, as pessoas que vos circundam, contanto que vós corrijais todos os vossos erros e vos torneis pessoas excelentes e magnânimas, para que eviteis que as pessoas vos julguem; e se vós não o fizerdes, as pessoas poderão julgar-vos também.

Para que vos jactais por causa dos muitos bens e das muitas riquezas que possuís? Vós sois basbaques, porque não entendeis que tais bens e tais riquezas não vos pertencem e jamais vos pertencerão; até o corpo que é a morada do vosso espírito não vos pertence e jamais vos pertencerá. Lembrai-vos de que vós perecereis e nada levareis para o vosso túmulo.

Quando as pessoas adotam a simplicidade como regra de conduta, conseguem encontrar, de modo natural, as respostas para as questões mais complexas e as soluções para os problemas insolúveis.

Mostrai que tendes força e coragem e enfrentai e vencei todas as dificuldades que houver no vosso caminho, para que realizeis todos os vossos sonhos; e jamais permitais que a fraqueza e o medo vos façam desistir de vossos sonhos. Jamais.

As pessoas que conseguem sorrir, ao passo que o seu coração está sobrecarregado de tanta tristeza e de tanta dor provam, peremptoriamente, que são fortes, nobres, verazes, benevolentes e superiores.

Não vos desespereis e tampouco vos entregueis à contristação e ao desânimo por causa dos tempos difíceis pelos quais estais passando, porque os tempos difíceis farão que vos aprimoreis e purifiqueis o vosso espírito, a vossa alma e o vosso coração e, outrossim, alcanceis a plenitude da sabedoria e da perfeição. E os tempos difíceis findarão. Portanto, acalmai-vos.

Se tiverdes um arrependimento em vossa vida, que seja pelo que vós não fizestes; e pelo que vós fizestes não vos arrependeis jamais, porque vós fostes e sois coerentes com as vossas normas. Somente lamentai pelo tempo perdido por causa de pessoas erradas.

À proporção que conviveis com pessoas boas, percebeis que elas trazem bênçãos de alegrias para o vosso coração; à proporção que conviveis com pessoas más, percebeis que elas vos ensinam uma lição nobre e óbvia: que todas as pessoas são imperfeitas.

Lembrai-vos bem disto: o silêncio fortalece e abrilhanta a sabedoria. Respondei às ofensas dos ignorantes com o vosso silêncio, com o fito de que sejais mais nobres e muito superiores a eles e jamais vos igualeis a eles, com o fito de que não sejais piores do que eles e inferiores a eles.

As pessoas se gabam por terem muitas riquezas e muitos deleites. Entrementes, existe uma riqueza que pouquíssimas pessoas têm o privilégio de deleitar-se: a palavra de honra. E mais. As pessoas que tiverem a palavra de honra como a sua mais preciosa riqueza, serão condenadas ao descrédito total.

Quereis sentir-vos bem e ter muita paz e alegria em vosso coração: sede benevolentes para com as pessoas e fazei-lhes o bem e não vos importeis e tampouco vos contristeis com a ingratidão delas.

Não permitais que as dificuldades vos instiguem a desistir da busca de vosso objetivo e, tampouco, que as ilusões se apoderem de vossa mente; o vosso objetivo vós alcançareis conforme o preceito do tempo, ao passo que o tempo vos mostrará que as ilusões jamais estarão ao vosso alcance.

A felicidade tem um poder inconteste de destruir todas as artimanhas da maldade e da tristeza. E as pessoas que agem sempre em prol da felicidade são as mais vitoriosas em suas ações e, obviamente, mais felizes e, consequentemente, vivem em paz. Sede, pois, felizes.

Se quereis que a vossa vida seja conduzida por boas energias, tendes de aprender a ter pensamentos positivos, pois eles é que geram boas energias.

Se vossa vida é conduzida pelas energias ruins, é porque tendes pensamentos negativos que geram energias ruins.

Evitai, com todas as vossas forças, de cometer toda sorte de injustiça, contra as pessoas, porque, no momento que menos esperais, deparar-vos-eis com o ódio profundo de tais pessoas e que, decerto, vingar-se-ão de vós; e de tal vingança vós não escapareis.

Vós devereis perdoar a uma pessoa, se o erro cometido por ela for desproposital; entrementes, se uma pessoa cometer uma injustiça contra vós, jamais lhe dareis perdão e vingar-vos-lhe-eis, porque uma injustiça sempre tem um propósito: a obtenção de vantagens ilícitas e sujas.

Ainda que vós estimeis as pessoas com as quais compartilhais toda a vossa rotina, é preciso que compreendais que, um dia, tais pessoas ora partirão para bem longe de vós, ora serão arrancadas de vós pelas mãos brutas da morte. E tereis de aprender a conviver com a ausência delas. Entendei muito bem isso.

Quando vós valorizais as pessoas que se importam convosco, o vosso âmago tem uma sensação maravilhosa e deleitável de muita leveza, de muita paz, de muita alegria e de muita felicidade.

O vosso sorriso é a jóia mais preciosa e de valor incalculável, é o bálsamo que purifica o vosso coração, a vossa alma e o vosso espírito, e traz um brilho vívido à vossa felicidade. Conservai bem o vosso sorriso, para que os vossos inimigos não o destruam.

Se vós tendes um desejo profundo, realizá-los-eis no momento que menos esperais. Afinal, tudo se realiza em congruência com o tempo certo; logo, não vos preocupeis e tampouco vos exaspereis. Sede pacientes.

Quereis saber qual é o método que conduz uma pessoa ao fracasso? Ei-lo: preocupar-se com a opinião das outras pessoas. E quereis saber qual é o método que conduz uma pessoa ao sucesso: perseverar em vossas ações até o fim, independentemente da opinião das outras pessoas.

Se vós estais tendo muito sucesso em vossas ações, permanecei sempre fiel ao vosso silêncio, com o fito de que o vosso sucesso esteja bem imune e protegido da voracidade da inveja.

Não deixeis que a ansiedade embote a vossa mente, mas desapegai de tudo o que vos perdestes, porquanto o inesperado surgirá diante de vós e vos instigará a usufruir uma Vida Nova e Plena de Felicidade.

À medida que vós cultivais pensamentos negativos e ímpios, o vosso cérebro corre um sério risco de ficar cego. E um cérebro cego se torna prisioneiro da ignorância. E a ignorância lança as pessoas no calabouço da escuridão. E as pessoas trancafiadas no calabouço da escuridão são excluídas da luz. E as pessoas excluídas da luz são condenadas à tristeza. Livrai-vos, imediatamente, dos vossos pensamentos negativos e ímpios, para que vos não tenhais o mesmo destino das pessoas que agiram do mesmo modo que vós tendes agido.

Se tendes vontade de enfrentar todas as batalhas para que alcanceis o vosso objetivo, é preciso que compreendais muito bem que as condições jamais vos serão perfeitas e tampouco favoráveis. Tereis de enfrentar muitas dificuldades na vossa batalha.

Não fiqueis com ódio dos que vos fizeram e fazem mal. Confiai no silêncio com o fito de que o mal seja enfraquecido e no tempo com o fito de que o mal seja destruído.

Vós podeis escolher o vosso modo de pensar. Se escolherdes pensar no amor, tereis muita força e muita coragem de plantar e colher o amor até os lugares longínquos da Terra e a felicidade regerá a vossa vida que sempre será vitoriosa; se escolherdes pensar no medo, transformar-vos-eis em eternos reféns do medo e a vossa vida será de fracassos permanentes.

Vós sabeis a missão do amor? Ei-la: fazer que as pessoas boas se tornem bem melhores e mais firmes no bem e, outrossim, fazer que as pessoas más se libertem de suas maldades e se tornem pessoas boas e do bem.

Não vos iludais com a suposição de que o vosso amor é o suficiente para que se alcance a verdadeira felicidade. Não. Enfrentai e vencei todas as barreiras que surgirem diante de vós, para que torneis o vosso amor mais forte e mais vívido e, consequentemente, alcanceis a verdadeira felicidade.

Quando o amor desbarata todas as barreiras, o mundo abre as suas portas para a verdadeira felicidade e para a paz duradoura.

Quereis aprender a ser fortes e alcançar grandes vitórias? Aprendei, diariamente, a encarar de frente todas as dificuldades que surgirem diante de vós.

Se quereis ter muitos os amigos, praticai a arte da hipocrisia; se quereis ter muitos inimigos, falai publicamente o que pensais e sentís.

A liberdade de pensamento tem o poder incomensurável de fazer inimigos perigosos e mortais, pois desmoraliza e destrói a mentira, a hipocrisia e as ações iníquas, purulentas e pútridas.

Quereis provar a todos os que circundam que sois independentes e livres? Então expulsai de vós os vossos medos, o vosso comodismo, as vossas incertezas, a vossa insegurança, as vossas tristezas, o vosso egoísmo, os vossos vícios e a vossa ignorância e sede a vanguarda de vossa vida e de vosso destino e batalhai, com todas as vossas forças e com toda a vossa sabedoria, pela vossa independência e pela vossa liberdade.

Quando vós permitirdes que a frieza, a indiferença, o egoísmo, a arrogância, a iniquidade e a ignorância regeis as vossas vidas, um abismo incomensurável se abrirá diante vós e, assim, sentireis a dor cruciante da distância e da solidão.

Neste Mundo, as pessoas não são superiores às outras pessoas. Na verdade, são diferentes umas das outras. Umas possuem um caráter limpo e magnânimo e outras possuem um caráter pútrido e ignominioso.

Vós podeis enfrentar as dificuldades inerentes às batalhas da vida de dois modos: o primeiro é a prepotência que vos instiga a pensar que vós sabeis tudo; o segundo é a sabedoria que faz que reconheçais que nada sabeis e, por conseguinte, aceiteis o seu aprendizado, para o bem de vós.

Embora vós vos adapteis bem a todos os lugares, não significa que vós lhes pertenceis.

Segundo o Dicionário Ediouro da Língua Portuguesa, o vento é o movimento do ar, por causa natural (diferenças de pressão nas regiões atmosféricas) ou artificial (ventilador, leque, passagem de um corpo, etc). E mais que isso. O vento é a mão poderosa da sabedoria nobre da natureza, porquanto tem o poder de levar para bem longe tudo o que nos é supérfluo e de trazer apenas tudo o que nos é suficiente.

Porventura, quereis alcançar a paz interior? Então, livrai-vos dos , da maldade, da ignorância, da mentira, da falsidade, da covardia, do medo, da soberba, da preguiça e do egoísmo.

Todas as pessoas do mundo serão mais felizes, mais afáveis, mais altruístas, mais saudáveis, mais sábias, mais fortes e mais vívidas, se partilharem entre si este valioso tesouro: a amizade sincera.

À proporção que as pessoas desenvolvem a falsidade nas suas ações, putrificam o seu próprio caráter. E à proporção que o seu próprio caráter é putrificado, tornam-se perversas. E à proporção que se tornam perversas, tornam-se abomináveis. E à proporção que se tornam abomináveis, bebem o fel da solidão. E à proporção que bebem o fel da solidão, são condenadas ao calabouço da infelicidade.

Todos os dias, vós acordais, escolheis a vossa roupa preferida que vai vestir o vosso corpo durante o dia; mas não vos esqueçais de escolher o sentimento que vai vestir o vosso dia.

As brincadeiras têm o poder incomensurável de quebrar as tensões entre as pessoas e de instigá-las a desenvolver o seu senso de humor, para que sejam mais felizes; entretanto, as pessoas têm de tomar muito cuidado com as brincadeiras, porque, por meio delas, a maledicência provoca graves feridas e mágoas no coração e na alma e, outrossim, a verdade desmascara e esmaga a mentira.

Todas as pessoas, sem exceção, nascem com a propensão para ter aborrecimentos ora grandes, ora pequenos. Portanto, jamais vos fraquejeis e tampouco vos acovardeis diante dos aborrecimentos que surgirem em vossa vida. Acalmai-vos, respirai fundo e lutai, bravamente, contra eles.

Não vos importeis com o fato de todo o mundo valorizar somente o vosso exterior. Valorizai a pessoa que olha para o vosso interior e gosta de vós como vós sois.

A consciência tranquila é um dom que pouquíssimas pessoas honradas podem ter, porque praticam o bem e combatem o mal, ininterruptamente; e elas sabem muito que suas ações ecoarão no universo e, sobretudo, na eternidade.

A verdadeira beleza da mulher é o amor que ela tem no seu coração e que é bem maior que a sua aparência, uma vez que ela só oferece esse amor a quem fizer jus a ele, enquanto a sua aparência é a sua própria vaidade e que não se deixa dominar por ela.

Para que vós vos apegais à obsessão das benevolências? Acalmai-vos que as benevolências virão até vós. Basta que vós vos distraiais e deixais que o acaso aja em vosso favor.

Em vez de mostrardes preocupação com o avanço de vossa idade, fazei de tal avanço um aprendizado para que tenhais maturidade que é o apogeu da sabedoria, da felicidade e da perfeição.

Privilegiadas são as pessoas que têm as duas maiores riquezas da vida: a saúde e a companhia dos que mais amam.

Quando vós vos atreveis a viver por vós mesmos, rompeis com as mentiras, com as aparências e, sobretudo, com as outras pessoas que insistem em instigar-vos a viver conforme as suas regras e os seus caprichos.

Quando vós ouvis a voz que vem do vosso âmago, alegrai-vos, porque é a voz da vossa intuição; e entendei bem isto: confiai sempre na vossa intuição, porque ela sabe muito bem o que é melhor para vós.

Lembrai-vos sempre disto: o prosseguimento da vida é ininterrupto, o decurso do tempo é incessante. Então por que permitis que a dor da contristação corroa o vosso coração e a vossa alma e embote a vossa mente e vosso espírito? Arrancai-vo-la e buscai sem cessar a alegria e a felicidade, em prol de vós mesmos e de outrem.

Se quereis que as pessoas falsas se afastem de vós, existe uma arms poderosíssima: a vossa sinceridade. Deveis usá-la com muita sabedoria e com muito cuidado, para que eviteis que seja contaminada pelo terrível vírus da ignorância que desperta ódios e ressentimentos profundos e dolorosos em outrem.

Atentai-vos bem a isto: as frutas podres caem sozinhas e mortas dos pomares. Assim são as pessoas perversas que caem sozinhas dos seus tronos e morrem na sua própria perversidade; portanto, não useis as vossas energias contra elas e, tampouco, desejeis o mal a elas, para que não sejais contaminados pela sua perversidade. Desejai sempre o bem a elas, para que sempre estejais imunes às suas atitudes perversas.

Quando estiverdes tomados pela ira e pelo desespero, sede pacientes, respirai fundo e acalmai-vos; desse modo, não tomareis atitudes precipitadas e insensatas que vos levarão a um longo tempo de tristezas e arrependimentos.

Ainda que vós odieis e rejeiteis a Verdade, fiqueis intrigados e amendrontados por causa da Verdade, apegai-vos à Verdade em tudo o que fizerdes; assim, a paz e a nobreza regerão a vossa vida e tereis muitas vitórias.

Entendei bem isto: tudo o que vos circunda é um grande eco: se vós emitirdes grandes dádivas para as outras pessoas, recebereis delas grandes dádivas; contudo, se vós emitirdes grandes maledicências para as outras pessoas, recebereis delas grandes maledicências.

Existem dois tipos de inimigos: os ocultos que usam vários expedientes para atacar-nos sem que nós percebamos e os declarados que nos atacam diretamente. Entrementes, os falsos amigos são mais perigosos que os inimigos ocultos e os inimigos declarados, pois fingem que são benevolentes para com as pessoas e, por meio da traição, ferem, profundamente, as suas almas.

As palavras têm o incomensurável poder de construir e de destruir tudo o que está ao nosso redor. É preciso usá-las com profundo discernimento. Se usarmos as palavras para o bem, tornar-se-vos-ão belas, puras, doces, deleitosas e nobres; se usarmos as palavras para o mal, tornar-se-vos-ão disformes, impuras, amargas, torturantes e vergonhosas. Se vossas palavras são boas, deveis proferi-las para que melhoreis e engrandeçais o mundo; se vossas palavras são más, deveis calar-vos para que não contamineis e, tampouco, destruais o mundo.

Quando éramos crianças, sempre acreditávamos que os Monstros se escondiam embaixo de nossa cama para que nos assustassem. Entrementes, tornamo-nos adultos e percebemos que os Monstros se escondem dentro das Pessoas e que, influenciados por eles, propagam a Maldade em Todo o Mundo.

Para que a Paz Interior seja Benéfica para a Vossa Vida, tendes de praticar todos os dias a Nobre Arte do Perdão. Entrementes, o Perdão não pode ser Congruente com a Injustiça; senão, apodrece e perece.

Não vos lamurieis pelas dores que sentirdes em vossa alma e em vosso coração e tampouco vos entregueis a elas. Afinal, as dores são efêmeras; logo, superá-las-eis e, consequentemente, sereis ainda mais forte.

Neste mundo tão competitivo em que vivemos, uma parte das pessoas entra numa batalha apenas para ganhar e outra parte das pessoas entra numa batalha não só para ganhar mas também para armar armadilhas para que as demais pessoas sejam prejudicadas e derrotadas e esquecem-se de que, ao assim agirem, também são prejudicadas e derrotadas.

Atentai-vos bem a isto: bem-aventurado o que sabe ter uma admiração sincera a alguém sem invejá-la, que sabe fazer um elogio sincero a alguém sem bajulá-lo e que sabe exercer a liderança com sabedoria e sem manipulação.

Quando as pessoas abrem os olhos, aprende a observar e a discernir, claramente, tudo o que está a sua volta; quando as pessoas abrem a boca, podem tornar-se sábias ou estúpidas, podem atrair a felicidade e a paz ou a infelicidade e o tormento, dependendo do que a boca pronunciar.

O Amor ao Próximo faz que o Ser Humano alcance a Perfeição e a Sabedoria, enquanto o Amor Próprio o Torna, além de Perfeito e Sábio, mais Forte e Mais Poderoso.

O modo de olhar, de falar, de caminhar e de comportar-se de uma pessoa pode até torná-la bela, chique e elegante; todavia, o que torna uma pessoa verdadeiramente bela, chique e elegante é a sua incomensurável capacidade de amar o próximo, de ajudá-lo nos momentos de tribulação e de, no ápice de sua benevolência, compartilhar os seus tesouros com todo o mundo sem qualquer restrição.

É possível mudar o Mundo e fazê-lo progredir? Sim, contanto que mudemos as Nossas Mentes e as Nossas Atitudes, porquanto a Mudança e o Progresso são Incompatíveis com Mentes e Atitudes Imutáveis e Mesquinhas.

Meus Nobilíssimos Amigos, entendei bem isto: não tenhais Pressa na Vossa Caminhada. Pelo contrário. Caminhai Devagar, com Calma e com Cuidado e sempre para frente para que atinjais o Máximo da Excelência da Sabedoria. E jamais caminheis para trás, para que não caiais nas garras da Escuridão da Ignorância.

O nível de vida de uma pessoa é erguido pelas palavras proferidas pela sua boca. Se tais palavras forem boas, limpas, nobres e verdadeiras, seu nível de vida será elevado, vitorioso, luminoso e perfeito; se tais palavras forem más, sujas, medíocres e falsas, seu nível de vida será ínfimo, destroçado, escuro e imperfeito.

O Amor Verdadeiro só será possivel quando os seres humanos entenderem que têm de aprender a respeitar uns aos outros e a respeitar-se.

Atentai-vos a isto: a simplicidade de vossos atos e a sinceridade de vossas palavras são as maiores riquezas que vós tendes e que são bem mais valiosas do que todo o ouro, toda a prata e todos os tesouros da Terra.

Quando as pessoas tomam grandes atitudes, as belas palavras não têm mais valor, porque as belas palavras são cheias de belos e inúmeros encantos, ao passo que as as grandes atitudes são cheias de grandes e inúmeras surpresas.

Vós sabeis a missão do amor? Ei-la: fazer que as pessoas boas se tornem bem melhores e mais firmes no bem e, outrossim, fazer que as pessoas más se libertem de suas maldades e se tornem pessoas boas e do bem.

As lágrimas jamais caem dos vossos olhos por acaso. Não. Elas caem porque existem motivos para tal. Se os vossos motivos forem alegres e felizes, as vossas lágrimas serão de alegria e de felicidade; se os vossos motivos forem tristes e infelizes, as vossas lágrimas serão de tristeza e de infelicidade.

É verdade que vós tendes o direito de dizer o que pensais e sentís. Contudo, não vos esqueçais de que deveis refletir muito bem sobre o que pretendeis dizer, porque o peso das consequências é medido pelas palavras que dizeis. Nesse caso, se o que pretendeis dizer for uma mentira e uma insensatez, silenciar-vos-eis, visto que o silêncio em muitas situações é o ápice da sabedoria. Se o que pretendeis dizer for verdadeiro e sábio, fazê-lo-eis com todas as vossas forças, uma vez que a verdade é muito superior à mentira.

Se quereis alcançar o sucesso em vossas obras, aprendei a cumprir este poderoso preceito: mantende em segredo todos os vossos projetos.

Toda a escolha que vós fazeis em vossa vida traz muitas consequências ora boas, ora ruins. Mesmo assim, escolhei o que é melhor e mais deleitoso para vós, ainda que encareis as consequências de vossas escolhas.

As pessoas mais audaciosas têm coragem para falar tudo o que pensam e sentem, embora paguem um preço altíssimo por isso; enquanto as pessoas mais sábias têm mais coragem para calar-se e esperam o momento certo para falar tudo o que estão pensando e sentindo.

A missão do amor não é fazer que o mundo gire, mas instigar as pessoas a aproveitar bem o giro do mundo com o fito de que purifiquem os seus respectivos corações e se tornem cada vez melhores, benevolentes e mais felizes.

Independentemente do lugar onde estais, se vós estais bem e em paz com vós mesmos, regozijai-vos, porque estais no melhor lugar do mundo.

Vós fareis jus à dádiva da evolução plena, se tiverdes humildade para que reconheçais os vossos erros, inteligência para que os corrijais e sabedoria para que não volteis a cometê-los.

Quando usardes o vosso conhecimento para que melhoreis a vida das pessoas, sereis amados por elas e recebereis delas o Galardão de Mestre; todavia, quando usardes o vosso conhecimento para que acheis que sois melhores que as pessoas, sereis odiados por elas e recebereis delas a Taça de Fel do Desprezo.

As boas pessoas são, claramente, identificadas pelo seu bom caráter, pela sua mente pura e, sobretudo, pelo seu bom coração.

Vós podeis ter todas as riquezas do mundo e todos os bens do mundo; todavia, se não tiverdes honestidade, honradez, sinceridade, benevolência, humildade, nobreza, altruísmo e amor em vossos corações e em vossas ações, sereis, peremptoriamente, as pessoas mais miseráveis e mais desprezíveis do mundo.

Quando explanardes o vosso argumentos, suavizai o tom de vossa voz, para que as pessoas vos dêem razão e vos respeitem; contudo, se gritardes, sereis abandonado pela razão e ganhareis o desrespeito das pessoas.

Porventura, vós achais que sois superiores a outras pessoas? Se o fazeis, sois bastante tolos, porque não entendeis que o mundo dá muitas voltas. Hoje, viveis na opulência; amanhã, vivereis na decadência.

Ainda que vós golpeieis de modo forte, lembrai-vos que os golpes das circunstâncias da vida são muitos mais fortes e se vós os aguentardes firmemente e seguirdes adiante, tornar-vos-eis muito mais fortes.

Quando as pessoas se aproximam de vós, não penseis que elas o fazem por acaso. Não. Elas o fazem, porque são predestinadas a fazê-lo, desde os tempos longínquos.

Andai sempre no caminho certo, embora enfrenteis várias dificuldades na vossa andança; contudo, lembrai-vos bem disto: se persitirdes em permanecer no caminho certo, vencereis todas as dificuldades e conquistareis o vosso galardão.

Queridas mulheres, vós tendes uma beleza excitante, natural e ímpar e que é vossa; vós tendes um sorriso brando, puro e bondoso e que é vosso; vós sois a personificação da felicidade plena. Mais que isso. Vós sois a felicidade plena. Se os homens se interessam por vós, dai a eles todo o amor que tendes e exigí deles todo o amor que eles têm; se os homens não se interessam por vós, alegrai-vos que todo o amor que tendes será só vosso e todo o mundo se genuflexionará diante de vós.

Se quereis ter muita coragem, aprendei a pedir desculpas pelo mal que fizestes a outrem; se quereis ser mais fortes, aprendei a perdoar a quem vos fez mal; se quereis ser felizes, aprendei a esquecer o mal que tendes sofrido.

Os melhores antidotos contra o veneno destilado pelos vossos inimigos e pelos invejosos sao estes: a vossa alegria, a vossa perspicácia e o vosso silêncio; logo, não o engulais e, tampouco, respondais a eles do mesmo modo, porquanto qualquer veneno faz muito mal para o corpo, para a alma e para o espírito.

O erro mais grave que muitos casais cometem e que resulta numa dolorosa separação é quando permitem que a opinião das pessoas e as convenções sociais e as diferenças socioeconômicas sejam mais importantes que o amor que sentem.

Permití-vos que a dúvida conduza o vosso intelecto para que busqueis as respostas a todas as vossas questões. Ao assim agirdes, mostrareis que sois sábios; e a dúvida é o princípio grandíloquo da sabedoria.

Se vós quereis ter uma excelente velhice, protegei bem a vossa saúde dos vícios, tende bons hábitos e sede doces como o mel e agradáveis como o vinho, ao contrário de outras pessoas que se afundam nos seus vícios e nos seus maus hábitos, destroem a sua saúde, envelhecem mal e se tornam amargas como o fel e azedas como o leite.

O pior erro não é o que cometemos no nosso dia-a-dia, porque estamos atados, desde o nosso nascimento, à propensão para cometê-los. O pior erro que cometemos é este: esperar que uma pessoa reconheça e valorize o bem que lhe fazemos, apesar da ingratidão para conosco.

Todas as pessoas estão propensas a ter várias decepções na vida; entrementes, há decepções que causam muitas feridas na alma e no coração e que são oriundas da traição e da ingratidão daquelas que elas mais têm amado e pelas quais se têm sacrificado.

O Amor entre os Cônjuges é Puro e Verdadeiro, quando há, entre eles, Respeito, Confiança, Companheirismo, União, Fidelidade, Sinceridade, Sabedoria, Inteligência, Humildade, Tolerância, Bondade, Solidariedade, Atruismo, Alegria e Felicidade. E quando os Cônjuges sabem usufruir tais Qualidades, provam que amam um ao outro com muita pureza, com muita verdade, com muito fervor e com muita devoção.

As pessoas se tornam melhores, mais fortes, mais benevolentes, mais humildes, mais altruístas, mais corajosas, mais evoluídas, mais puras, mais justas, mais sábias quando, guiadas pelo seus dotes de espírito, passam por muitas provações sem genuflexionar-se perante elas.

Lutai pela realização de vossos sonhos.

Não vos acovardeis diante das dificuldades; fazei delas um desafio para que vós as supereis. Arrancai de vós o conformismo, o pessimismo, a ignorância. Deixai que a vossa gana, a vosso otimismo e a vossa sabedoria conduza as vossas decisões e as vossas ações. Buscai sempre o melhor para vós. Ao assim agirdes, conquistareis tudo o que desejardes. E mais. Sereis sempre os melhores em tudo o que fizerdes.

Meus nobilíssimos amigos, atentai-vos bem a isto: quando sentirdes raiva de alguém, agí com frieza; quando sentirdes ciúmes de alguém, agí com ironia; quando vos sentirdes tristes, agí em silêncio.

A vida é difícil de ser vivida por causa dos obstáculos que temos de enfrentar e vencer; mesmo assim, tais obstáculos nos ensinam a evoluir e a tornar-nos pessoas cada vez melhores. Assim, tornamos a vida muito mais deleitosa e, por conseguinte, mais simples de viver.

Os maiores segredos da grandeza das pessoas são estes: nobreza de caráter e de personalidade, firmeza nas atitudes e coerência com as suas próprias convicções. Felizes são as pessoas que têm tais segredos, porque não mudam jamais o seu proceder para que agradem a todo o mundo, ainda que sejam criticadas pelos seus inimigos.

Atentai-vos bem a este nobre preceito: cada um colhe o que planta. Se uma pessoa planta o bem, colhe o bem; se uma pessoa planta o mal, colhe o mal. Então para que guardardes mágoa daqueles que vos têm maltratado? Agi de modo diferente: respondei a cada maltrato sofrido com benevolência para com os inimigos e desejais que eles alcance a felicidade e deixai que o tempo cobre deles por todas as maldades que têm feito contra vós e que paguem muito caro por isso.

A verdadeira amizade é um tesouro preciosíssimo e valiosíssimo e que é imune à ferrugem da ignorância, do ódio, da tristeza, da falsidade, do egoísmo, da maldade e do esquecimento. E quem tem tal tesouro é uma pessoa privilegiada, porque as suas marcas são benéficas e eternas e fazem muito bem à alma e ao coração.

Acreditai nos Vossos Sonhos e lutai por ele até que vós o realizeis e não vos aborreçais com os que vos criticam, porque o fazem por inveja de vós e de vosso talento.

Não vos contristeis com o vento por ele ter levado de vós o que tínheis, porque ele o fez por uma razão: o que vós tínheis nunca pertenceu a vós. Portanto, alegrai-vos, porque o vento vós trará tudo o que conquistastes pelo vosso mérito.

As maiores lições vós aprendereis nos obstáculos que enfrentais, nas vitórias que conquistais, nas derrotas que sofreis e nas agitações do dia-a-dia pelas quais passais. Lembrai-vos disto: tende calma perante os obstáculos, humildade na vossa vitória e coragem na vossa derrota e sabedoria perante as agitações do dia-a-dia. E não é isso. Seguí adiante no cumprimento de vossa missão, com equilíbrio e sempre em prol de vossa consciência.

Meus nobilíssimos amigos, entendei isto: quando vós cessais de olhar para trás, comprovais, peremptoriamente, que sabeis bem o caminho certo que deveis seguir.

O Maior Segredo para que as Pessoas sejam Imunes ás Ilusões é este: nunca idealizar nas outras Pessoas o que não existe e jamais existirá e, sobretudo, nunca esperar de outras pessoas o que elas não têm e jamais terão.

Quando estiverdes desfrutando a Paz, esquecer-vos-eis das opiniões de outrem; sobretudo, das opiniões maléficas e destrutivas.

A distância tem o poder incomensurável de separar e de afastar as pessoas; entretanto, o sorriso sincero, amistoso e amoroso tem o poder ainda maior de unir e aproximar as pessoas e, por conseguinte, faz que a distância caia por terra.

As pessoas podem ter muitas posses, mas se não tiverem um caráter bom e puro, serão sempre pútridas e abomináveis.

A nossa vida se torna maravilhosa quando sabemos usar bem o tempo a nosso favor.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 18/06/2021
Código do texto: T7281359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.