PROVÉRBIOS DO INTELECTO 6

As pessoas tolas insistem em censurar as outras pessoas por três motivos:

As pessoas tolas odeiam outras pessoas, por umas têm pensamentos diferentes das outras;

As pessoas tolas invejam outras pessoas, pois umas são melhores e mais talentosas que outras;

As pessoas tolas são dominadas pela ignorância, pois não conseguem compreender o que as outras pessoas sentem.

Se as pessoas aprendessem a controlar as próprias atitudes, entenderiam que não têm o poder de controlar as atitudes das outras pessoas.

O maior vitupério da vida não é o medo da escuridão que uma criança inocente e pura tem. Peremptoriamente, o maior vitupério da vida é o medo da luz que as pessoas estúpidas e covardes têm.

Se transformardes em hábito a excelência em tudo o que fazeis, sereis as melhores pessoas do mundo.

Se quereis que as pessoas vos façam o bem, fazei o bem a elas; se não quereis que as pessoas vos façam o mal, nunca façais o mal a elas.

Falar a verdade provoca mágoas e ressentimentos? Sim. Mas a verdade cura e liberta as pessoas das feridas da mentira.

Quando aprenderdes a amar sem qualquer medida, compreendereis o que é a medida exata do amor.

Atentai-vos bem a isto: se vos aproximardes das pessoas boas, sereis iguais a elas; se vos aproximardes das pessoas más, sereis muito piores do que elas.

Jamais deixeis que as pessoas ajam contra a justiça; se assim o fizerdes, evitareis que seja vossa a injustiça.

Todo o mundo é a gigantesca morada da filosofia. E para que entendais o que é a filosofia, aprendei a filosofar incessantemente sobre tudo o que vos circunda. Surpreender-vos-eis com as vossas próprias conclusões.

Atentai-vos bem a isto: se vos aproximardes das pessoas boas, sereis iguais a elas; se vos aproximardes das pessoas más, sereis muito piores do que elas.

Jamais deixeis que as pessoas ajam contra a justiça; se assim o fizerdes, evitareis que seja vossa a injustiça.

Se quereis que as pessoas vos façam o bem, fazei o bem a elas; se não quereis que as pessoas vos façam o mal, nunca façais o mal a elas.

Falar a verdade provoca mágoas e ressentimentos? Sim. Mas a verdade cura e liberta as pessoas das feridas da mentira.

Quando aprenderdes a amar sem qualquer medida, compreendereis o que é a medida exata do amor.

É preciso que haja equilíbrio entre direitos e deveres. Um não pode ultrapassar o outro e vice-versa, um não pode ser maior que o outro e vice-versa. Cumprí pontual e prontamente os vossos deveres, e defendei brava e energicamente os vossos direitos.

Ainda que as pessoas não queiram saber o quão terríveis temporais tendes enfrentado durante a vossa navegação, preocupai-vos em trazer o navio até o porto mais seguro. Afinal, é o que elas querem que vós façais.

Não tenhais medo da mudança; tendes de aceitá-la, porque ela vos fará progredir em tudo o que fizerdes e não vos obrigará a conviver com canalhas, ignorantes e idiotas.

Em vez de amaldiçoardes a escuridão, acendei uma vela para espantá-la de vós.

Muitas pessoas, instigadas pelo preconceito e pela ignorância, insistem em afirmar que a filosofia é muito erudita e pouco produtiva. Na verdade, tais pessoas se esquecem de que a filosofia, ao longo do tempo, tem sido a grande precursora de muitos avanços científicos e tecnológicos no mundo. Eis um grande exemplo: o raciocínio binário que é a base da informática foi desenvolvido pelos filósofos franceses Blaise Pascal e René Descartes e pelo filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz.

Se insistirdes em negar o vosso passado, mais o vosso passado vos atormentará; entretanto, se aceitardes o vosso passado, libertá-vos-eis dele.

Independentemente de todo o mundo vos amar ou vos odiar, fazei sempre o que é certo.

Para que obtenhas grandes vitórias na luta pelos vossos sonhos, expulsai de vós os vossos medos.

Entendei bem isto: o verdadeiro amor é ímpar e atemporal e incessante: quanto mais as pessoas dão amor às outras pessoas, mais elas têm amor e mais o amor se multiplica entre todas as pessoas.

Independentemente de vossas inúmeras perguntas, a única resposta que tereis é esta: o amor.

Atentai-vos bem a isto: se plantardes as sementes do amor, colhereis os frutos da felicidade.

Recebei o que o dia de hoje vos oferece de presente, em vez de indagardes o que o futuro vos reserva.

Se cairdes várias vezes, levantar-vos-eis e fortalecer-vos-eis várias vezes.

Em vez de lamentardes o ontém que se foi e esperardes o amanhã que talvez não venha, aproveitai incessantemente o hoje.

Não são as circunstâncias que conduzem as pessoas à felicidade, mas as suas atitudes.

Para que atingisse os seus objetivos, o rio teve de aprender a contornar os obstáculos com os quais se deparava; similarmente, vós atingireis o vossos objetivos, se aprenderdes a contornar os obstáculos com os quais vos deparardes.

Se tiverdes muita determinação em todas as vossas açôes no presente, alcançareis muito sucesso no futuro.

Lembrai-vos de que a vida não é fácil, nunca o foi e jamais o será. Mas existe uma solução para as vossas dificuldades: sede fortes.

Assim como se transforma um leite azedo numa deliciosa coalhada, transformai as vossas decepções em forças para que vos reergueis e sigais em frente.

Muito mais que uma bela palavra, o amor é um sentimento nobre e atemporal, porque sempre triunfa sobre qualquer intempérie e jamais cessa.

Descruzai os vossos braços e agí; assim, evitareis o triunfo do mal.

Um povo que é conivente com a corrupção, torna-se corrupto; logo, jamais terá direito à liberdade.

Enquanto os progressistas cometem erros contínuos e se esforçam para que os corrijam, os conservadores cometem muito mais erros e recusam-se a que os corrijam e evitam que os erros sejam corrigidos.

Tendes de aprender a gostar de política, antes que as outras pessoas que gostam de política vos governem.

Enquanto as pessoas insistirem em fazer da política a arte de dominar as outras pessoas, multiplicar-se-á a guerra no mundo; entrementes, se as pessoas transformarem a política na arte de fazer justiça às outras pessoas, multiplicar-se-á a paz em todo o mundo.

O dinheiro faz que as pessoas comprem tudo o que têm valor e que se tornem poderosas; a educação faz que as pessoas o bem mais precioso que só elas têm que é o seu caráter.

Uma nação se torna forte e próspera, quando é comandada por um povo sábio, e um povo só adquire sabedoria por meio do conhecimento, e um povo adquire o conhecimento por meio da escola de altíssimo nível de qualidade e excelência.

Se houver entre os cônjuges fidelidade por meio de pensamentos e atitudes, desejos e afetos congruentes ao amor que os une, toda a família viverá no berço da felicidade e estará, permanentemente, imune à maledicência, à concupiscência e à perversão das pessoas e do mundo.

Muitos cônjuges cometem adultério, porquanto não conseguem controlar e tampouco saciar os desejos lascivos dos seus próprios corpos.

Quanto mais as idéias velhas e retrógradas criam raízes na mente das pessoas, mais as pessoas têm dificuldade e medo de aceitar as idéias novas e modernas.

Existem milhares de pessoas que falam que têm caráter e respeito; porém, pouquíssimas pessoas provam que os têm por meio de suas atitudes.

Desculpai-vos com as outras pessoas pelos erros cometidos contra elas. Assim, reconhecereis o quão maledicentes fostes para com elas e que, outrossim, podereis ser pessoas melhores.

As pessoas verdadeiramente valorosas são notadas pelas atitudes benevolentes do seu coração, e não pelas inúmeras moedas que carregam no seu bolso.

A melhor solução para superar a confusão é este: a simplicidade.

A melhor solução para superar a discórdia é este: a harmonia.

A melhor solução para superar a dificuldade é este: a oportunidade.

Valorizai sempre as pessoas talentosas de vossa nação, porque elas exercem um trabalho com a mesma eficiência e excelência que outras pessoas talentosas de outras nações.

Se vós fizerdes o bem às outras pessoas, elas também farão o bem a vós; entretanto, se vós fizerdes o mal às outras pessoas, elas também farão o mal a vós.

Quando vós entenderdes profundamente o passado, prevereis o futuro com extrema eficácia.

As dificuldades e as crises existem para que as enfrenteis e as supereis com força, coragem e disposição e para que vos ensinem a ter pensamento positivo, sabedoria e humildade. Se vós entenderdes bem isso e o fizerdes, provareis a todo o mundo que sois resilientes.

Jamais vos amendronteis diante do silêncio e tampouco acrediteis que o silêncio é sempre vazio, pois ele tem inúmeras respostas às vossas dúvidas.

A amizade é o tesouro mais valioso que o ouro, a prata, o bronze e todos os tesouros existentes no mundo; tem de ser guardada e preservada no coração e na mente das pessoas. E mais do que isso. A amizade tem de ser compartilhada entre todas as pessoas, sempre.

Inúmeras pessoas são instigadas por seus inúmeros ideais a vociferar para todo o mundo que aniquilarão a corrupção; entrementes, quando se deparam com a corrupção, são estraçalhadas por ela, que é uma organização político-ideológica, socioeconômica, intelectual, educacional e cultural poderosíssima e indestrutível e voraz.

Vós podeis até ganhar uma incomensurável fortuna por meio de vosso trabalho, ou por meio de qualquer loteria, mas se insistirdes em apegar-vos à pobreza de espírito, jamais fareis jús à paz interior e à felicidade, que são riquezas de valor superlativo e incalculável.

A distância jamais será um obstáculo, quando a amizade que une as pessoas for firme, forte, sólida e, sobretudo, verdadeira.

Independentemente de as pessoas estarem longe umas das outras, elas serão amigas umas das outras eternamente, porque elas amam umas às outras verdadeiramente.

À proporção que vós vos apegardes à mentira, as outras pessoas sempre desconfiarão de vós; à proporção que vós vos apegardes à verdade, as outras pessoas sempre confiarão em vós.

Quereis respeito e confiança das outras pessoas? Mostrai-lhes a vossa maior qualidade: a honestidade.

Jamais confieis em pessoas baratas, pois elas não têm condições morais de dar-vos um presente caro que é a honestidade.

Independentemente de vossa situação socioeconômica e de toda sorte de dificuldades, escolhei sempre a honestidade. Assim, tereis sempre uma consciência limpa e dormireis melhor.

Em vez de gritardes frases de protestos contra o governo corrupto, arrancai do poder os políticos corruptos, ora por meio do voto consciente, ora por meio da revolução.

A tirania prepondera, quando o governo é temido pelas pessoas; a liberdade prepondera, quando as pessoas são temidas pelo governo.

A Educação se torna ótima, quando cumpre a missão de formar pessoas para o mercado de trabalho; a Educação se torna excelente, quando cumpre a missão de formar pessoas capazes de pensar e de aprofundar o seu senso crítico.

A tirania tem o costume abominável de violar os princípios da justiça, com o fito de agir livremente à sombra das leis e de aumentar o seu domínio sobre as instituições e sobre o povo, sempre em nome do poder e pelo poder.

A tirania sempre será tirania. Sempre será execrável a tirania, quer seja exercida por uma só pessoa sobre milhões de pessoas, quer seja exercida por milhões de pessoas sobre uma só pessoa.

À proporção que as pessoas insistem em confundir juízo com submissão a outrem, permitem que a sua própria ignorância e a tirania dos poderosos as transformem em suas escravas.

A maior canalhice que os poderosos cometem é instigar as pessoas a achar que elas terão mais juízo, se se prostraram aos seus caprichos execráveis, sem que os contestem.

À proporção que as pessoas começam a acostumar-se com a corrupção, permitem que a Nação seja escravizada pela pobreza, pela miséria, pela violência pela injustiça e pelo caos

Um povo que tem amplo e irrestrito acesso ao conhecimento, enriquece o seu intelecto, aperfeiçoa o seu senso crítico e cura Toda a Nação da Terrível Doença chamada Corrupção.

A perpetuação no poder corrobora a preponderância de qualquer grupo político formado por pessoas tiranas e corruptas que, com o fito de que se tornem donas do poder, fazem questão de violar as leis e as regras de legitimidade previamente estabelecidas, sempre conforme as suas conveniências e em prol dos seus próprios interesses, em detrimento dos anseios do povo.

Embora tenhais milhares de defeitos, embora tenhais alguns medos, embora tenhais vários problemas, jamais desistais de lutar pelos vossos objetivos.

As pessoas vivem deprimidas por uma única razão: todos os dias, são obrigadas a conviver com idiotas.

O segredo para uma sociedade verdadeiramente democrática é este: as pessoas não compram outras pessoas; as pessoas não se vendem às outras pessoas.

Atentai-vos bem a isto: as pessoas que adotam a traição como conduta, tornam-se prisioneiras da solidão, da tristeza, do ódio e do desprezo das outras pessoas.

Uma nação se tornará forte e poderosa, se aprender a valorizar os seus professores, porque são eles que transmitem o conhecimento amplo e profundo aos seus alunos, com o fito de aprimorar o seu intelecto e, concomitantemente, transformá-los em cidadãos qualificados que, decerto, levarão uma nação ao desenvolvimento pleno e permanente.

A relação entre professores e seus alunos tem de ser de respeito, amizade, benevolência e amor. Assim, os professores ensinarão melhor os seus alunos e os mesmos assimilarão melhor os seus ensinamentos.

A classe média odeia os pobres, porque é oriunda da pobreza, enquanto a elite é indiferente aos pobres e à classe média, porque ela se empenha em aumentar ainda mais o seu domínio econômico sobre a sociedade.

Quando as pessoas se empenham no seu próprio desenvolvimento educacional-intelectual e cultural e no seu próprio crescimento profissional e econômico-finaceiro, fazem que as nações produzam muitas riquezas.

As pessoas são ricas, quando têm muitas posses; e são riquíssimas, quando têm poucas necessidades.

Um nação democrática respeita e assegura o direito à liberdade de expressão, de opinião, de idéias, de pensamento, de crença religiosa e, sobretudo, de imprensa, contanto que não seja pretexto para ofender, desonrar e humilhar as pessoas e tampouco propagar o ódio, a intolerância e o preconceito entre as pessoas, o que abala demais a democracia. E qualquer tentativa de censura a tal direito pode condenar a democracia ao perecimento.

Inúmeras pessoas têm muito medo da verdade, porque elas têm adotado, por muito tempo, a mentira como regra de conduta.

Quando um grupo político insiste em fazer artimanhas para perpetuar-se no poder, transforma o povo em escravo de sua politicagem esquizofrênica.

A verdade continua a ser a verdade, mesmo que ela seja repetida milhares de vezes; o grande perigo é o da mentira se transformar em verdade, quando é repetida milhares de vezes.

Nem todas as pessoas conservadoras são imbecis, mas ínúmeras pessoas imbecis são conservadoras.

Por que os homens são tão machistas? Eis a resposta: eles tremem de medo das mulheres que não têm medo deles.

As pessoas verdadeiramente corajosas demonstram, explicitamente, que têm amor dentro de si; as pessoas verdadeiramente covardes não demonstram amor, pois não o têm dentro de si.

A razão é o apogeu da sabedoria. E mais. A sabedoria é, visceralmente, a arte de desagradar às pessoas. Se vos aperfeiçoardes em tal arte, tereis sempre razão e sereis as pessoas mais sábias do mundo e, concomitantemente, mais odiadas do mundo.

À proporção que cairdes, levantar-vos-eis, pois todas as pessoas caem frequententemente; porém, pouquíssimas pessoas conseguem levantar-se, e esta é a maior glória que podem ostentar. E pode ser a vossa glória também.

É veraz que a sinceridade provoca muitas dores nas pessoas, mas as torna livres e as fazem viver no berço da paz; também é veraz que a falsidade adoça a boca das pessoas, mas as torna suas escravas e as afogam no mar de tormentos.

Não vos abespinheis com as pessoas que vós criticam. Fazei uma análise profunda de todas as críticas, para que saibais que elas têm fundamento. Se elas o tiverem, corrigir-vos-eis; se não o tiverem, seguireis firmes a vossa jornada.

O único remédio que torna a mente imune à ignorância e ao torpor é este: a filosofia.

Embora tenha a aparência do amor, o adultério jamais será a afirmação do amor, porquanto o único fito do adultério é a satisfação psíquica dos desejos impuros.

No mundo existem três tipos de pessoas: as pessoas covardes, as pessoas fracas e as pessoas vencedoras. Eis as características de ambas: as pessoas covardes que nunca tentam executar os seus projetos, as pessoas fracas que começam a executar os seus projetos e nunca terminam de fazê-lo e as pessoas vencedoras que jamais desistem dos seus projetos e lutam para começá-los e terminá-los.

É verdade que as pessoas erram, o que compreensível e perdoável. Afinal, são imperfeitas. Entretanto, o que incompreensível e imperdoável é o fato de as pessoas usarem o erro para que obtenham vantagens ilícitas e repugnantes.

Todas as pessoas podem ter, facilmente, pensamentos positivos; entrementes, pouquíssimas têm a facilidade de transformá-los em ações positivas.

Quaisquer pessoas sempre estão dispostas a fazer o possível e, sobretudo, o impossível pelo dinheiro, porque acreditam que o dinheiro pode comprar tudo o que desejam.

Para que o ódio desapareça de vosso coração, é preciso que extirpeis todos os pensamentos de mágoa que a vossa mente tem alimentado por muito tempo.

As pessoas idealistas têm o costume de execrar, todos os dias, o Capitalismo; porém, quando precisam de recursos para que financiem os seus ideais, têm o costume de recorrer ao Capitalismo.

As pessoas que se negam a adquirir conhecimentos são mais ignorantes do que as que não têm conhecimentos.

A insistência em negar-se a adquirir conhecimentos é bem pior do que a ausência de conhecimentos. Esta é a verdadeira ignorância.

É verdade que a bomba atômica tem o poder de dizimar uma nação inteira; entrementes, há uma bomba que é mais perigosa e letal chamada manipulação midiática que tem mais poder que qualquer artefato explosivo, porque dizima todos os cérebros.

A tecnologia, quando é usada para o bem, conduz as nações à prosperidade e ao progresso; quando é usada para o mal, conduz as nações à ruína e ao atraso.

Quando aprenderdes a defender a democracia, o Estado de Direito, a liberdade de imprensa e de pensamento, fareis jús à vossa conquista social que é o vosso livre pensar que, outrossim, tornar-se-á a vossa conquista pessoal, quando aprenderdes a romper com a vossa estupidez ideológica e com todos os vossos mitos e a quebrar todos os vossos paradigmas.

Enquanto existirem o socialismo e o comunismo no mundo, preponderarão o fracasso, a ignorância, a inveja. É verdade que pregam a paz, a igualdade e a humanismo. A paz por meio do silenciamento sangrento e sistemático dos seus opositores, a igualdade na execrável distribuição da miséria ao povo alienado e simplório e o humanismo na distribuição das riquezas do Estado aos líderes dos dois regimes. Destruí o socialismo e o comunismo, ou eles vos destruirão.

Pior que o Capitalismo que distribui as riquezas de modo desigual é o Socialismo que distribui as misérias de modo igual.

É uma estupidez incomensurável deduzir que a neutralidade não pende para o lado e tampouco para o outro lado. A neutralidade pende, disfarçada e convenientemente, para o lado que lhe é mais vantajoso.

As nações alcançarão a prosperidade, se instigarem as suas escolas a formar grandes gênios.

As pessoas que permitem a maldade são bem piores e mais perigosas do que as que cometem maldade.

Existem ínúmeras formas de crueldade; entretanto, a forma mais execrável de crueldade é a covardia.

Se os vossos pensamentos, os vossos desejos e as vossas intensões forem sujos, sereis pessoas sujas e tornareis o mundo sujo; e se os mesmos forem limpos, sereis pessoas limpas e tornareis o mundo limpo.

Se tendes coragem para que erreis, é preciso que tenhais mais coragem para que assumais o vosso erro.

As pessoas melhores têm bom exemplo e são capazes de educar e mudar as outras pessoas e torná-las melhores como elas o são.

As pessoas comuns se apegam à religião; as pessoas inteligentes rejeitam a religião e os políticos usam a religião em seu próprio benefício.

O único caminho para que as pessoas se tornem melhores é este: o bom exemplo.

O aprendizado não cansa a mente. Não. O aprendizado instiga a mente a perder o medo de buscar mais e mais o conhecimento que vai guiá-la ao novo mundo de inúmeras oportunidades.

O único modo de evitar que os maus tomem o poder é este: os bons aprenderem a fazer a boa política. Assim, os bons jamais serão governados pelos maus.

Em qualquer lugar, independentemente de seu IDH, onde houver simplicidade, bondade e verdade, haverá sempre muita grandeza.

Quem transforma o estudo em obrigação, demonstra que odeia estudar e torna dolorosa a sua viagem pelo mundo do saber; quem transforma o estudo em oportunidade de aprendizado, demonstra que gosta de estudar e torna prazerosa a sua viagem pelo mundo do saber.

A boa imprensa é livre, independente, honesta e incorruptível e que tem a missão de fortalecer e qualificar o senso crítico das pessoas; a má imprensa é subserviente à podridão do poder, desonesta e corrupta e que tem a capacidade de transformar as pessoas ignorantes em escravas das suas iniquidades.

A qualidade ímpar do bom humor é esta: a generosidade, cuja qualidade ímpar é esta: dar muito mais do que receber.

Os que sofrem de depressão, insistem em viver no passado; os que sofrem de ansiedade, insistem em buscar o futuro e os estão em paz, insistem em desfrutar o presente sem cessar.

Se, porventura, quereis entender melhor as pessoas e ajudá-la, colocai-vos sempre no lugar delas.

Se propagardes o vosso egoísmo, as pessoas se afastarão de vós e vivereis na solidão; se propagardes o vosso amor, as pessoas se aproximarão de vós e o amor delas vos acolherá.

As pessoas comuns não arrebatam as multidões; as pessoas especiais se tornam inesquecíveis na vida das outras pessoas que amam.

O vosso dia só será extraordinário, se houver clareza no vosso pensamento e harmonia em vosso coração.

É verdade que, à proporção que o tempo passa, as pessoas envelhecem; entretanto, as pessoas envelhecem mais, à proporção que os seus sonhos se transformam em frustrações.

Se exercerdes o trabalho do qual não gostais, cansar-vos-eis e contristar-vos-eis. Abandonai tal trabalho, agora. Buscai o trabalho que vos faça felizes.

Para que o vosso trabalho chegue ao ápice do primor, é preciso que vós gosteis de exercê-lo com fervor.

A excelência da sabedoria se atinge por meio do silêncio. Escutai sem cessar e, sobretudo, em silêncio, os ensinamentos dos sábios. Assim, igualar-vos-eis a eles.

Se os tolos e ignorantes insistem em afrontar-vos, respondei-lhes sempre com o vosso silêncio.

As pessoas, que insistem em ser subservientes à verborragia, correm o sério de serem devoradas pelas terríveis feras chamadas ignorância e torpor.

Quereis chamar a atenção das pessoas? Cessai de dar a vossa atenção para elas.

De todas as derrotas que podeis sofrer em todas as batalhas, a desistência é a derrota mais humilhante.

Quando vós fizerdes a escolha certa, o vosso coração ficará sempre em paz.

Para que sigais na direção certa, deixai que o vosso pensamento positivo vos guie com total segurança.

O amor puro, verdadeiro e incondicional entre as pessoas não se torna cada mais forte nos momentos de bonança, mas nos momentos difíceis.

A educação é cara, mas conduz qualquer nação ao desenvolvimento e à modernidade; a ignorância é barata, mas conduz qualquer nação ao subdesenvolvimento e ao atraso.

Para que saboreeis o gosto doce do fruto do conhecimento, tendes de lidar com as raízes amargas do aprendizado árduo.

Não permitais que as vossas ações atraiam curiosos, pois nem todas as pessoas torcem por vós e pelo vosso sucesso.

Praticai sem cessar o perdão, não para que concordeis com o erro, mas para que vos livreis do peso que não é vosso.

Vós podeis deparar-vos com os piores inimigos do mundo; entrementes, o pior inimigo que tem o poder de destruir-vos é o vosso próprio pensamento.

Antes de pensardes em mudar a realidade de tudo o que vos circunda, aprendei a mudar a contextura de vosso próprio pensamento.

A grande diferença entre uma nação muito rica e uma nação muito pobre é esta: a nação muito rica produz muitas riquezas e a nação muito pobre produz muitos ricos.

À proporção que elevardes a qualidade de vossos pensamentos, tornar-vos-eis pessoas melhores.

Transformai a vossa indignação num poderoso incentivo, para que mudeis para melhor a vossa vida e todo o mundo.

Quando aprenderdes a entender o tamanho de vossa ignorância, atingireis o ápice do conhecimento pleno e verdadeiro.

A qualidade ímpar e encantadora da filosofia é a instigação do intelecto à propagação incessante do pensamento por meio da linguagem.

As pessoas, que se apegam demais às suas ilusões, tremem de medo da verdade, porque ela, inesperadamente, destrui-la-á.

Mais válida, desonrada e útil é a vida gasta que comete toda sorte de erros do que a vida gasta e honrada e que não faz nada.

É preciso que, hoje, respeiteis e tolereis as diferenças e, concomitantemente, jamais concordeis com a abominação e tampouco vos caleis diante dela.

Se não conseguis encontrar as oportunidades que tanto desejais, criai as vossas próprias oportunidades, mesmo que as circunstâncias não vos sejam favoráveis.

Vós sabeis porque os ladrões ainda estão no poder e os charlatões arrebatam cada vez mais as multidões simplórias? É porque as pessoas estúpidas ainda insistem em acreditar que política e religião não se discutem.

Existem dois tipos de beleza: a beleza do corpo e a beleza do caráter. A primeira se finda com a mudança do corpo, a segunda é infindável e aprimora o caráter. Qual beleza vós escolheis para vós?

Quando aprenderdes que a felicidade depende da força do vosso querer, a vida se tornará ainda mais bela.

Que em vosso coração reine a paz, que vossos passos sejam sempre firmes, que as vossas atitudes sejam cheias de coragem, que a vossa alma seja guiada pela esperança e que em vosso caminho haja muita luz.

Aprendei a desapegar do que não é proveitoso e tampouco fundamental, pois tudo o que vem a vós, vai-se de vós e tudo o que surge diante de vós, desaparece diante de vós.

É por meio da procura incessante que o amor surge? Não. Na verdade, o amor surge por meio do encontro entre as pessoas. E sê-lo-á sempre.

Sábias são as pessoas que se apegam mais à sua honra do que à lei, porque a honra as impede de tomar atitudes das quais se envergonharão no futuro, enquanto a lei permite atitudes vergonhosas.

Quando uma pessoa é boa, a sua alma é límpida; quando uma pessoa é má, a sua alma é pútrida.

O tempo não muda as pessoas. Não. O tempo simplesmente mostra as pessoas como o são.

É verdade que a caminhada é árdua, difícil e dolorosa; mas é por meio dela que vós chegareis ao topo. Os atalhos são fáceis, mas conduzem as pessoas ao fracasso.

Em vez de vociferardes milhares de palavras aos vossos inimigos, deveis ignorá-los completamente, porque uma ignoraria é mais torturante do que qualquer palavra.

Sereis mais felizes e benevolentes, se deixardes que o amor vos toque. E lembrai-vos bem disto: não existe defesa contra o amor; entregai-vos, completamente, ao amor, pois.

Entendei bem o que é a vida: está sempre em movimento. As páginas não cessam de virar, o cenário não cessar de mudar e sempre surgem novos ventos, novas brisas, novos ares, novos mares. Portanto, jamais espereis que a vida gire em torno de vós.

Para que vós façais jús ao galardão da benevolência, tendes de abrir mão de tudo o que vos é malevolente; logo, não lamenteis as vossas perdas, porque elas vos são sempre benéficas.

Neste mundo, existem inúmeras pessoas que têm boas intenções e que fazem muitas promessas; e também existem pouquíssimas pessoas que têm caráter e que cumprem todas as promessas.

À medida que o medo do fracasso vos paralisar, jamais fareis jús às glórias do sucesso.

O remédio que tanto buscais para que vos cureis de vossas dores está na coragem de renunciar a tudo o que vos é desnecessário.

Seguí estas 3 lições de amor-próprio:

•Abandonai os lugares que vos fazem mal, para que aprendais a cuidar de vós;

•Fugí das pessoas que vos incomodam, para que aprendais a proteger-vos delas;

•Fechai as portas de vosso coração, para que aprendais a ser livres.

Não fujais do amor por causa das pessoas que não vos souberam amar. Há inúmeras pessoas no mundo que vos saberão amar. Se as procurardes, encontrá-las-eis.

As pessoas que cruzam a ponte que separa as palavras das atitudes, tornam-se mais fortes e perspicazes.

O fundo do poço estimula o recomeço, enquanto o topo da montanha apenas satisfaz a vaidade.

Aliai-vos sempre ao bem; ao assim agirdes, o bem será cada vez maior em vossa vida.

Alimentai o vosso coração de amor; ao assim agirdes, o vosso coração será sempre benevolente.

Em vez de agradardes às pessoas, sede felizes como o sois.

Vós jamais sentireis o cheiro deleitoso do perfume das flores, se não aprenderdes a cultivá-las.

Aprendei muito bem isto: se as pessoas vos tratam como se fosseis uma opção, desaparecei da vida delas imediatamente.

Atentai-vos muito bem a isto: tudo o que é bom nem sempre faz bem; e o que faz bem nem sempre é bom.

A verdadeira caridade tem de ser praticada discreta e sigilosamente; a falsa caridade é apenas a corroboração da vaidade dos que a praticam publicamente.

Se vós desejais vingar-vos de vossos inimigos, sede diferentes deles.

O ato de renunciar a tudo o que é prejudicial é doloroso? Sim. Mas a renúncia é necessária, para que aprendais a valorizar o que é melhor para vós.

É impossível dividir o amor em pedaços, porque o amor é indivisível. Portanto, existem duas opções: ou vós dais amor às pessoas ou vós não dais amor a ninguém.

Lembrai-vos de que muitas pessoas vão dizer que vós gostais de sumir, mas poucas pessoas vão aonde vós chegastes.

As pessoas medíocres apreciam a forma física das outras pessoas; as pessoas sábias apreciam o bem mais precioso das outras pessoas: o coração.

A Alternância de Governo torna a Democracia Mais Forte, Mais Sólida e Mais Límpida, o que eleva a Grandeza de Qualquer Nação; e o Apego Exacerbado ao Poder putrifica a Democracia, o que provoca o Perecimento de Qualquer Nação.

O hábito da leitura instiga as pessoas ao hábito do pensamento; o hábito do pensamento instiga as pessoas ao hábito da liberdade.

Como vós podeis entender o sentido da vida? Eis a resposta: fazei sentido às outras vidas ao vosso redor.

Jamais acrediteis que a esperança é a última que morre, porquanto a esperança é imune à morte.

O melhor método para que eviteis o fracasso e o arrependimento é este: a disciplina.

Quando a ira estimular a vossa boca a proferir palavras torpes, respirareis três vezes e calar-vos-eis.

Vós sabeis para onde ides? Provais que tendes inteligência. Vós sabeis para onde não deveis voltar? Provais que tendes sabedoria.

Porventura, quereis que tudo esteja bem? Então, desejai o bem para as outras pessoas e elas vos agradecerão, desejando-vos o bem também; assim, tudo o que vos circunda ficará ainda mais iluminado pelo bem.

Vós tendes uma vida longa diante de vós; logo, sonhai, realizai, pulai, cantai, amai e sede muito felizes e levai felicidade em abundância para as pessoas.

A fúria em demasia faz ínúmeros males ao corpo, enquanto o sorriso fortalece o espírito.

O melhor antídoto contra a ofensa é o silêncio; o melhor antídoto contra as fofocas é a indiferença e o melhor antídoto contra o ódio é o amor.

O amor é mais que uma simples palavra. É um sentimento fortíssimo e beneficente; entrementes, preferem trocá-lo pelo ódio que é um sentimento fortíssimo e maledicente.

Atentai-vos muito bem a isto: deveis lutar sempre, independentemente da vitória e da derrota, e jamais deveis pensar em desistir da vossa luta.

As pessoas que se esforçam, para que estejam ao lado das outras pessoas, demonstram que têm sentimento de grandeza; as pessoas que se esforçam, para que estejam acima das outras pessoas, demonstram que têm sentimento de pequenez.

As pessoas que aprendem a gostar de si mesmas, cuidam melhor de si mesmas e das outras pessoas pelas quais têm tanto apreço e, por conseguinte, são muito felizes.

Fazei que os vossos pensamentos nobres se tornem nobres ações; fazei que as nobres ações se tornem hábitos nobres; fazei que os hábitos nobres aperfeiçoem o vosso caráter; fazei que o vosso caráter se torne o condutor do vosso destino.

As pessoas que são muito apegadas às suas vaidades, tornam-se visceralmente irracionais, porque perdem toda a sua capacidade de discernir o que é o bem e o que é o mal e o que é bom e o que é ruim.

Não acrediteis jamais na teoria da verdade relativa, porquanto é, incontestemente, uma mentira absoluta.

É verdade que educar os filhos é uma missão dificílima; todavia, se vós não educardes os vossos filhos no caminho da retidão, o mundo os educará do modo mais doloroso. Pensai bem nisto.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 18/06/2021
Código do texto: T7281360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.