PROVÉRBIOS DO INTELECTO 7

O mundo se tornou uma gigantesca abominação por quatro motivos:

•As pessoas que se têm desligado por causa da Raça;

•As pessoas que se têm separado por causa da Religião;

•As pessoas que se têm dividido por causa da Política;

•As pessoas que se têm classificado por causa do Dinheiro.

A maior qualidade da diversidade é esta: o respeito irrestrito a todas as diferenças, o que torna o mundo melhor para viver. E mais. A diversidade é estar sempre à frente de nosso tempo.

Se insistirdes em fugir da realidade, ela correrá atrás de vós.

Infelizes são as pessoas covardes, porque insistem em fugir da realidade; e felizes são as pessos corajosas que insistem em viver a realidade num mundo covarde.

A recompensa para os corajosos é esta: não viverão para sempre mas serão chamados heróis para sempre; e o castigo para os covardes é este: jamais viverão em paz e serão condenados ao olvido para sempre.

Para que desfruteis um noite de paz, aprendei a resolver os vossos problemas sempre na claridade do dia.

Muitas pessoas sabem muito o que é correto; entrementes, pouquíssimas o fazem.

Vós só sereis importantes, quando aprenderdes a importar-vos com as pessoas que se importam convosco.

Certificai-vos sempre desses três preceitos preciosos:

•Tudo o que fizerdes, sempre haverá Retorno;

•O melhor caminho que devereis seguir será sempre o da Verdade;

•Recebereis a vossa recompensa, sempre conforme o vosso Mérito.

Em vez de reclamardes de que as portas estão fechadas para vós, tentai empurrá-las, uma por uma. Decerto, uma delas se vos abrirá.

Vós até tendes o direito de esquecer-vos dos que vos têm deixado tristes; entrementes, lembrai-vos sempre dos que vos fazem felizes.causa do Dinheiro.

A melhor resposta que tendes de dar às pessoas que não se importam com os vossos sentimentos é esta: agí sempre com frieza para com elas, sem que vos importeis com os sentimentos delas.

Tendes o desejo ardente de entrar em um lugar seguro onde possais ter ampla e irrestrita liberdade para que pratiqueis as vossas próprias loucuras com requintes de pureza e inocência? Se vossa resposta for positiva, alegrar-vos-eis, porque tal lugar existe: é o vosso pensamento.

Lembrai-vos de fazerdes que os vossos pensamentos se transformem em vossas ações.

O dever das pessoas amantes da liberdade é este: defender até a morte o direito de as outras pessoas dizerem o que pensam e o que sentem, mesmo que não concordem com elas.

À proporção que as pessoas discutem umas com as outras, comprovam que estão erradas.

Se engolirdes o veneno que as pessoas ruins destilarem contra vós, o mesmo vos fará muito mal; logo, distanciai-vos de tais pessoas ruins, para o vosso próprio bem.

Embora sejais capazes de usar a ilusão, a ignorância e a humilhação para que atinjais as pessoas que vos fizeram mal, é muito melhor que evoluais e amadureçais, pois o sofrimento é efêmero, mas o caráter é eterno.

Enquanto houver delinquentes no Poder,

sempre haverá delinquentes nas ruas.

Para que não haja mais delinquentes nas ruas, tendes de unir-vos uns com os outros e arrancar os delinquentes do Poder.

As pessoas se tornam cada vez mais violentas e perigosas, quando vêem o respeito sendo destruído pelos gritos, o pensamento sendo bloqueado pelos gritos, o coração sendo quebrantado pelos gritos e a educação sendo envergonhada pelos gritos.

Os gritos engrandecem a ignorância e apodrecem o caráter. É por isso que se tem multiplicado o número de pessoas ignorantes e de caráter podre no mundo.

Se vós perderdes uma pessoa, percebereis que ela jamais vos mereceu. Logo, não vos amedronteis.

Quando uma pessoa aprende a silenciar-se, mais sábia se torna.

É por meio da desilusão que quebranta o coração que as pessoas se deparam com a verdade.

Se tendes o ardente desejo de conquistar a felicidade, resolvei os vossos problemas e assumí a autoria de vossa história.

À proporção que as pessoas insistem em humilhar as outras pessoas, transformam-se em pessoas moralmente desclassificadas e abomináveis.

Para que vos esforçardes para que entendais a opção sexual das outras pessoas? Aprendei a aceitá-las.

À proporção que aceitais a conivência com tudo o que vos circunda, permitis que a falsidade controle a vossa vida por tempo indeterminado.

Quando as pessoas começam a vender-se, com o fito de que obtenham inúmeras vantagens, tornam-se cúmplices e escravas da corrupção.

Se a contristação começar a torturar-vos, olhareis as borboletas e percebereis que tudo nesta vida sempre se transforma. Assim a contristação que vos tortura findará e alegrar-vos-eis.

No dia em que o povo aprender a ser honesto, a corrupção desaparecerá para sempre.

O bom senso é um tesouro de valor superlativo e incalculável que só as pessoas que são apegadas à verdade, à perfeição, à razão, ao bem, à benevolência, ao amor e à retidão saber apreciar muito bem.

As pessoas demonstram que têm sabedoria, quando estão cônscias de suas próprias falhas; e as pessoas demonstram que são ignorantes, quando culpam as outras pessoas pelas suas próprias falhas.

Existe uma diferença estatística incomensurável entre a democracia que rege as nações desenvolvidas e avançadas e a democracia que rege as nações subdesenvolvidas e atrasadas: na democracia que rege as nações desenvolvidas e avançada o poder de decisão está com a maioria que é formada por pessoas cultas, sábias e qualificadas e bem informadas, e na democracia que rege as nações subdesenvolvidas e atrasadas o poder de decisão está com a maioria que é formada por pessoas incultas, ignorantes, desqualificadas e mal informadas.

Em vez de temerdes o desconhecido, tendes de compreendê-lo e aceitá-lo.

Atentai-vos bem a isto: somente as pessoas idiotas é que acreditam nas fofocas que são espalhadas pelas pessoas invejosas.

Não permitais que a inveja se apodere de vossa mente, para que ela não vos obrigue a praticar toda sorte de maldade.

As pessoas infelizes, em vez de admitirem a sua inferioridade, preferem contaminar o mundo por meio da inveja.

Entre dizerdes "sim" para as pessoas e "não" para vós e dizerdes "não" para as pessoas e "sim" para vós, escolhei sempre a segunda opção, para o bem de vossa consciência.

Não é o vosso nível educacional-intelectual-cultural, profissional, filosófico-religioso e socioeconômico que define o que sois de verdade. Não. O modo como tratais as outras pessoas é que define o que sois de verdade.

As classes dominantes jamais desenvolverão um sistema qualitativo de educação, porquanto não querem que as classes oprimidas percebam as injustiças que têm sofrido e, tampouco, combatam-nas.

As pessoas amam a vida, porque ela é uma mentira encantadora e, concomitantemente, odeiam a morte, porque ela é uma verdade tenebrosa.

Em vez de terdes medo da morte, aproveitai incessantemente todas as oportunidades que a vida vos oferece.

Inúmeras pessoas acreditam cegamente naquilo que consideram uma verdade, porque não têm capacidade de perceber que tudo se originou de inúmeras mentiras repetidas inúmeras vezes.

Privilegiadas são as pessoas que percorrem o caminho da honestidade, porque a sua consciência é plena de paz e de tranquilidade.

Àqueles que vos maltrataram e vos fizeram chorar, respondei com o vosso belo sorriso.

Jamais mostreis a vossa bondade às outras pessoas, porque elas sempre insistem em beneficiar-se de vossa bondade.

À proporção que os políticos transformam o Estado num gigantesco negócio de família, condenam-no à putrefação e ao perecimento.

Na maioria das vezes as pessoas que se calam e observam são mais sábias do que as que filosofam sem cessar e sem pensar.

Se aprenderdes a superar os vossos e as vossas paranóias, sereis felizes facilmente.

As vossas feridas jamais serão cicatrizadas, se as cutucardes incessantemente.

Lembrai-vos de que vós poderão ser o quiserdes, mas nunca vos permitais que sejais infelizes.

Se, porventura, quereis saber o que as pessoas mais sábias e mais honestas dos séculos passados querem falar-vos, lede todos os bons livros.

Jamais provoqueis a mudança, para que ela não vos machuque impiedosamente Deixai que a mudança venha de vós, para que ela vos seja bem prazerosa.

À proporção que as pessoas adotam a conveniência em suas atitudes, permitem que os erros se multipliquem sumariamente.

As pessoas perdem toda a capacidade de percepção e discernimento, quando permitem que a conveniência domine as suas mentes e as suas ações.

A maioria das pessoas não aceitam a verdadeira mudança, porque não querem abrir mão das inúmeras vantagens que a conveniência sempre lhes proporciona.

É verdade que vós correis o risco de que tenhais muitos inimigos; entrementes existe um inimigo que é bem pior e bem mais perigoso: o vosso pensamento.

Embora tenhais muito ouro e muito, lembrai-vos sempre de cultivar e preservar a vossa paz que é bem mais valiosa do que todos os vossos tesouros.

Quanto as pessoas insistirem em esconder a sua dor, serão dilaceradas por ela; quando as pessoas aprenderem a superar a dor, tornar-se-ão mais sábias.

Vós podeis até fazer muitos amigos de modo bem rápido; entrementes, uma amizade verdadeira tem de ser cultivada todos os dias para que se torne forte e indelével.

Para que ameis de verdade as outras pessoas, tendes de aprender a aceitar as inúmeras diferenças que elas têm.

Atentai-vos bem a isto: o mundo dá voltas incessantes e barulhentas. Tudo o que semeardes, colhê-lo-eis; tudo o que derdes, recebê-lo-eis.

Todas as pessoas do mundo têm esta dádiva de dar e receber. Logo, não sejais tão egoístas. Aprendei a oferecer o que tendes. Assim, recebereis o que as pessoas têm.

As pessoas alcançarão a perfeição, se superarem as adversidades; as pessoas alcançarão o poder, se tiverem caráter podre.

Escolhei fazer sempre o impossível, pois o possível conduz as pessoas ao fracasso.

Tudo o que derdes às outras pessoas, receber-lhos-eis; logo, dai a outras pessoas o vosso amor e recebereis o amor delas. Assim, entendereis o que é a reciprocidade.

Vós vos tornareis interessantes para as outras pessoas, se demonstrardes interesses nelas.

Ainda que as outras pessoas sejam cruéis para convosco, sede sempre benevolentes. Assim, evitareis que a maledicência das outras pessoas contamine o vosso coração.

Tudo o que derdes as outras pessoas, receber-lhos-eis; logo, dai-lhes o vosso amor e recebereis o amor delas. Assim, entendereis a reciprocidade.

Para que as pessoas aprendam a dar-vos valor, oferecei-lhes o fel de vossa frieza.

Vós sois responsáveis pelo vosso destino; logo, descobrí o vosso melhor caminho para a vossa vida e jamais deixeis que outras pessoas interfiram em vossas decisões.

Como vós podeis comprovar que as pessoas que estão ao vosso lado são perfeitas? Tais pessoas são perfeitas, quando elas vos fazem bem.

Quando as pessoas aprendem a cultivar e a valorizar o seu amor próprio, mais livres e independentes se tornam. Portanto, amai-vos mais, valorizai-vos mais.

Em vez de reclamardes dos vossos tropeços, aprendei a levantar-vos do chão e seguí adiante.

O maior problema das pessoas que sofreram por causa do amor do passado é que execram o amor do presente e duvidam do amor do futuro.

A estrutura íntima de vossa mente se tornará melhor, mais pura e mais forte, quando cultivardes pensamentos de amor.

Rodeai-vos sempre de pessoas certas que sempre estão ao vosso lado em todos os vossos momentos; e afastai-vos de certas pessoas que só estão ao vosso lado nos vossos bons momentos e vos abandonam nos vossos maus momentos.

Aprendei sempre com as situações de crise pelas quais passastes e passareis, para que sejais mais flexíveis e otimistas e que entendais que tais situações são efêmeras. Ao agirdes assim, provareis que sois resilientes.

Os políticos e as fraldas, quando não são trocados com frequência, fazem que qualquer nação fique ainda mais fedorenta.

A origem da imperfeição de todas as leis é esta: a discrepância explícita e incessante de idéias e de pensamentos entre as pessoas.

Quereis impedir que as outras pessoas vos aprisionem, não vos preocupeis com o que elas dizem sobre vós.

A censura é o escudo dos déspotas, para que as suas perversidades não sejam expostas.

Não negueis os vossos erros, aprendei a assumi-los; chorai as vossas tristezas e tende força e coragem para que as supereis; não griteis ao mundo que tendes amor, aprendei a demostrá-lo. E mais do isso. Seguí sempre em frente e sede sempre fiel a vós. Permití que as outras pessoas tenham o privilégio de deparar-se convosco, para que elas se lembrem sempre de vós.

Seguí em frente sempre e com perseverança. É o único meio que tendes para que no fim eviteis que sejais iguais ou inferiores às outras pessoas. Se assim o fizerdes, sereis superiores e ímpares.

Para que a pessoa viva em paz, tem de estar com a razão e com a consciência limpa, ainda que desagrade às outras pessoas.

A vantagem de uma pessoa que tem bom caráter é esta: a sua benevolência que enriquece, engrandece e ilumina a vidas de outras pessoas; o perigo que uma pessoa que tem péssimo caráter é este: a sua maledicência que destrói, arrasa e escurece a vida de outras pessoas.

Para que aprendais a ser felizes, escolhei sempre o que é melhor para vós.

É preferivel que vos arrependais do que tendes feito a que sufoqueis a vontade de fazê-lo.

É verdade que muito barulho incomoda demais as pessoas; outrossim, é verdade que muito silêncio deixa as pessoas muito preocupadas.

Descer o nível é o defeito dos fracos, a vingança é a obsessão dos ignorantes e o perdão é a virtude dos sábios.

A demonstração do amadurecimento de uma pessoa pode ser esta: sempre tomar decisões corretas. Entrementes, a maior prova de amadurecimento de uma pessoa é esta: saber lidar muito bem com as decisões tomadas.

A melhor e a mais inteligente resposta que tendes de dar aos ignorantes é o vosso silêncio, pois quem insiste em afrontar a ignorância, iguala-se a ela.

De todos os vossos amigos que tendes, o vosso melhor amigo é o silêncio, porque tem uma qualidade ímpar que vossos amigos não têm: o silêncio jamais vos trairá.

Felizes e privilegiadas são as pessoas que têm os dois maiores luxos da vida: muita saúde e a convivência com as pessoas que mais amam.

Antes de pensardes em mudar de idéia, criai as vossas idéias para que mudeis.

Soberanas são as pessoas que falam sempre a verdade num mundo em que as pessoas vãs transformaram a bajulação gratuíta em regra de conduta.

Lembrai-vos de comemorardes as vossas vitórias ao lado das pessoas que sempre estiveram ao vosso lado em todas as batalhas.

Entendei que vós não sois iguais e tampouco melhores que as outras pessoas. Jamais sejais pares, sede sempre ímpares.

O tempo que vós não viveis é o chamado tempo perdido; por meio do tempo é que vós aprendeis muitas lições de sabedoria.

O coração é a expressão maior do amor; as atitudes são a demonstração nobre do amor.

As pessoas só percebem o quão bom é viver no mundo que é uma droga, quando elas são lançadas no calabouço do mundo das drogas.

Quando quiserdes dizer "Não" a tudo o que vos é ruim, direis "Não" firmemente. Assim, tudo o que vos é ruim se afastará de vós rapidamente.

É muito melhor a usufruir o sabor doce da liberdade no mundo que é uma droga, do que sentir o gosto amargo da escravidão no mundo das drogas.

A inteligência instiga as pessoas a resolver os problemas; a sabedoria instiga as pessoas a prevê-los.

Mesmo que percas tudo o que tendes, sede valentes e dizei sempre a verdade.

As pessoas que são insensatas falam sem pensar; e as que são sábias pensam antes de falar.

As pessoas, que insistem em cultivar e propagar que cada pessoa tem a sua verdade, esquecem-se de que esta é a maior mentira do mundo, porque a verdade é ímpar e invariável.

A corrupção é uma doença contagiosa e letal e, por conseguinte, tem dizimado as finanças não só de inúmeras empresas, mas também de inúmeros países. E o Brasil é o que se tem destacado, não só pela corrupção, mas também pela impunidade dos corruptos.

Quando a mentira adentra um relacionamento, o amor não resiste e perece.

Espalhai a Paz, a Fraternidade e o Amor em todo o mundo, não só no dia do Natal, mas em todos os dias de vossas vidas.

É preferível que tenhais perto de vós pessoas sinceras que vos alertam sobre vossos erros a que tenhais pessoas bajuladoras que fazem tudo, para que vos agradem.

Se no passado tivestes de ser tudo o que pudestes ser, hoje tendes o direito de ser o quereis ser, independentemente da opinião alheia.

Quando aprenderdes a cultivar e a praticar o perdão, não conseguireis apagar as recordações amargas do mal que sofrestes, mas instigar-vos-eis a mudar, sinceramente, de atitude, com o fito de arranqueis todas as dores do vosso coração.

A verdadeira transição de um lindo romance para uma linda história de amor começa por meio do casamento.

Quando dois cônjuges imperfeitos não aceitam desistir um do outro, em prol do amor que sentem um pelo outro, o casamento atinge o ápice da perfeição.

Em lugares onde as pessoas vivem de aparências e mentira, a pessoa que é sincera e verdadeira é heroína e soberana.

Os grandes artistas não são incompreendidos pelas pessoas medianas por causa de suas grandes obras; na verdade, a genialidade e o talento dos grandes artistas despertam ódio e inveja em tais pessoas.

Ínúmeras pessoas, que se auto-intitulam guardiãs da moral, insistem em vociferar que o amor entre pessoas do mesmo é abominável; porém, elas se esquecem de que o preconceito, a intolerância, a ignorância, hipocrisia e a maledicência que elas cultivam são muito mais abomináveis.

A pessoa só é livre para viver, quando vive para ser livre.

É impossível que vós queirais resultados diferentes, se as vossas escolhas são sempre iguais. Lembrai-vos sempre de que as vossas escolhas refletem bem o que sois hoje.

Se cairdes mil vezes no chão, levantar-vos-eis mil vezes do chão, embora a queda seja mil vezes dolorosa. E ficai sempre em pé, porque o chão não é o vosso lugar.

Não vos aborreçais com as pessoas hipócritas que insistem em falar de vossa conduta. Tranquilizai-vos, porque tais pessoas insistem em procurar em vós defeitos que não estão dentro de vós, mas que estão dentro delas mesmas.

Os erros do vosso passado são os alicerces da sabedoria do vosso presente; logo, é impossível que vós tenteis apagar tais erros.

É impossível falar sobre os Direitos Humanos em todo o mundo, uma vez que os poderosos insistem em oprimir e escravizar os povos, em prol dos seus interesses egoístas e espúrios.

Todas as pessoas serão verdadeiramente livres, quando entenderem que somente elas detêm o poder absoluto sobre si mesmas e sobre o seu próprio destino.

Para que sejais mais fortes, suportai a dor;

Para que tenhais coragem, superai o medo;

Para que atinjais o ápice da sabedoria, sede pacientes.

Enquanto a balança da justiça persiste em ter dois pesos e duas medidas, o Estado Democrático de Direito se torna vão.

O Estado Democrático de Direito é embotado pela justiça, quando a balança da mesma tem dois pesos e duas medidas.

Jamais brinqueis com a sorte; senão, a sorte também brincará convosco e vos entregará ao azar, para que percais tudo o que tendes.

Se, de repente, a sorte vos abandonar durante a vossa jornada, usareis a vossa atitude e a vossa determinação, para que impeçais que o azar se aproxime de vós.

Se souberdes reconhecer as oportunidades e, por conseguinte, aproveitá-las bem, comprovareis que tendes sorte.

Aprendei a perdoar às outras pessoas pelo mal que elas vos têm feito, para que tenhais paz em vosso coração, independentemente de tais pessoas merecerem ou não merecerem o vosso perdão.

Jamais acrediteis na meia verdade, porque ela, incontestemente, é a mão suja da mentira inteira.

Odiai e rejeitai o meio-termo que é um termo falso, para que eviteis que ele vos conduza ao erro.

Inúmeras pessoas odeiam, fortemente, a verdade, porque ela é ímpar e, sobretudo, jamais se prostram aos seus caprichos, às suas vaidades e às suas iniquidades.

Quando os juízes são incorruptíveis, a justiça fica mais forte e se torna implacável contra o crime; quando os juízes são corrompidos pelos criminosos, a justiça cai por terra, perece e deixa as pessoas desamparadas.

Os maiores riscos que o amor corre é este: perde-se, quando não há mais respeito; cansa-se, quando não há mais cuidado; contrista-se, quando não mais honestidade; chega ao fim, quando há mais confiança.

A liberdade de pensamento e de expressão é o tesouro mais valioso de qualquer nação democrática; e qualquer tentativa de restrição e violação a isso é censura explícita que é a marca estúpida e pútrida do autoritarismo.

Quando as maiores tempestades passarem por vossas vidas, lembrai-vos sempre de que só encontrareis um refúgio seguro e indestrutível na vossa família, pois só ela é que sabe o segredo da felicidade plena: o amor que a mantém sempre unida.

Tomai muito cuidado com as vossas palavras; se as proferirdes com ódio e rancor, transformá-las-eis em uma arma perigosa e letal contra as pessoas a vossa volta e, sobretudo, contra vós.

Atentai-vos bem a isto: se a pessoa tem um trabalho, pode até ser ótimo; mas, se a pessoa exerce um trabalho de que gosta, é muito melhor e mais prazeroso.

Permití que as pessoas de bem passem por vós, para que elas não vos deixem sós e, outrossim, não se vão sós. Permití que as pessoas de bem deixem um pouco de si mesmas e levem um pouco de vós.

Nenhuma nação será livre de verdade, se o autoritarismo arrancar, por meio da lei e da violência, a ampla e irrestrita liberdade do seu povo.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 19/06/2021
Código do texto: T7282062
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.