PROVÉRBIOS DO INTELECTO 8

De que adianta saberdes de cor o preço de tudo o que quereis ter, se não valorizais o que tendes.

Aprendei a discernir o que é preço e o que é valor: só há preço para o que comprais, e só há valor para o que conquistais.

Vós que sempre fizestes mal ao vosso próximo, não vos esqueçais de que a conta, embora perdure muito tempo, chegará até vos.

A maior estultícia que as pessoas mais cometem diante de uma situação adversa é esta: permitirem que as suas emoções sejam superiores à sua inteligência.

Quando as pessoas insistem em plantar indiferença política, colhem os frutos pútridos da corrupção.

A miséria é que conduz as pessoas ao crime, e o voto vendido conduz os crimosos ao Poder.

Lembrai-vos de que as pessoas têm total liberdade de pensar o que elas querem pensar sobre vós, contanto que elas não falem o que não sabem sobre vós.

Enquanto a distância afasta as pessoas umas das outras, a indiferença causa muitas feridas nas pessoas.

Quando as pessoas aprendem a usar a própria dor num grande aprendizado, atingem a excelência plena da sabedoria.

Se quiserdes dizer às outras pessoas o que sentis, dir-lhes-eis agora; se não quiserdes dizer-lhes nada, calar-vos-eis.

Não basta que digais que saibeis o que é certo e o que é errado por meio de teorias. Tendes de mostrar isso na prática, pondo-vos no lugar de outras pessoas, para que não lhes façais o que vós não queirais que elas vos façam.

Assim como numa farmácia há toda sorte de remédios para a cura de diversos males do corpo, na farmácia moral há um único remédio para a cura dos diversos males do intelecto. Ei-lo: a sabedoria.

A dependência da sabedoria de outras pessoas é a corroboracão inconteste da subserviência à ignorância; logo, construí a vossa sabedoria, para que sejais livres e independentes de verdade.

Onde há sabedoria, o silêncio se torna uma grande tolice; e onde há tolice, o silêncio se torna uma grande sabedoria.

Entendei bem isto: a vida não se come com talheres. Não. É mais deleitoso lambuzar-se da vida.

Se quereis que o vosso amanhã seja melhor que o vosso ontem, mudai o modo como agis hoje.

Lembrai-vos de que o que é maledicente se destrói sozinho. Logo, não adianta vós vos vingardes de quem vos fez mal.

A caverna esconde inúmeros mistérios e, outrossim, inúmeros tesouros; superai, pois, o vosso medo e entrai na caverna para que desvendais tais segredos e vos aposseis de tais tesouros.

À proporção que os filhos absorvem os ensinamentos dos seus pais, mais a prudência cultivam e mais se tornam imunes às artimanhas do mundo.

As palavras são honradas com atitudes; mas, se não houver palavras para honrar, será com o silêncio que se deverá honrar a falta delas.

Quando aprenderdes a estar no lugar do vosso próximo e entender o que o vosso próximo sente e pensa, sabereis, de fato, o que é empatia.

Muitos idealistas, ao longo dos séculos, sempre tecem críticas, em verso e prosa, ao luxo; entrementes, acovardam-se diante da primeira dificuldade e genuflexionam-se diante do luxo.

Existem quatro segredos que vos levam ao sucesso: trabalhai, meditai, pensai e acreditai.

O vinho instiga o âmago a ter três desejos: o amor, o dinheiro e a saúde; logo, tendes de ter amor ao vinho, tendes de ter dinheiro para que o compreis e, sobretudo, tendes de ter saúde para que o bebais.

O vinho revigora o espírito, o vinho anima a festa, o vinho alivia a solidão.

Felizes são as pessoas que são capazes de enxergar a utopia no horizonte. Enquanto elas tentam alcançá-la diversas vezes, ela se afasta diversas vezes. E por que o faz? Para instigar as pessoas a caminhar sem cessar.

A verdade pode ser mais dolorosa que uma bofetada; entrementes, a mentira é mais letal que uma punhalada nas costas.

Para que vos cureis das decepções para com as pessoas, tomai este remédio: vergonha na cara.

Em vez de esperardes as condições estejam perfeitas, para que tomeis uma atitude, criai as vossas próprias condições perfeitas e que sejam congruentes com as vossas atitudes.

Ajudai sempre o vosso próximo até que o mesmo tenha condições suficientes para que busque o seu próprio caminho.

Sede sempre o quereis ser e não o que as pessoas acham que deveis ser, pois as críticas não vos rebaixarão e tampouco os elogios vos elevarão.

Quereis aprender a fazer uma crítica construtiva, aprendei a fazer um elogio sincero.

O que é mais fascinante na humanidade é isto: é uma só, mas os pensamentos são bem diferentes e bem variados.

Jamais crieis expectativas em relação ao mundo, pois o mundo nunca será feliz; logo, buscai somente a vossa própria felicidade.

Se vós vos deparardes com os obstáculos, não devereis pensar jamais em desistir de vossas lutas; persistí em lutar, com bravura, pelo que vós tanto desejais.

Nem todas as pessoas pertencem a um lugar específico; entrementes, muitas pessoas tolas insistem em encaixar-se à força em qualquer lugar.

Antes de conquistardes todo o mundo, libertai-vos da prisão do arrependimento.

Em vez de buscardes a perfeição, buscai ser sempre melhores. Assim, alcançareis o sucesso.

Se quiseres certificar-vos de que tereis êxito ou não nas vossas ações, tereis de arriscar-vos. Se obtiverdes êxito, regozijar-vos-eis de felicidade, se obtiverdes malogro, tomá-lo-eis como ensinamento de sabedoria.

Jamais permitais que as lágrimas de vossa tristeza e de vossa dor vos instiguem a fazer que outras pessoas chorem de tristeza e de dor. A melhor que tendes de dar às pessoas iníquas que vos levaram às lágrimas é esta: o vosso sorriso de felicidade, de amor e de paz.

Se quiserdes atingir o ápice da sofisticação, tereis de aprender a ser simples e verazes.

Para que vós entendais o que é o amor, tendes de sentí-lo em vossos corações e, outrossim, tendes de ter sabedoria para praticá-lo.

A alegria dos opressores é a neutralidade das pessoas tolas e covardes.

Fugí das histórias mal contadas, antes que elas vos transformem em pessoas más.

A vantagem da honestidade é que ela ora tem pouca concorrência, ora não tem nenhuma concorrência.

À proporção que as pessoas se enchem de orgulho, tornam-se mais vulneráveis às suas fraquezas e aos seus vícios.

Atentai-vos bem a isto: vós só tereis saúde e felicidade plenas e perfeitas, quando enfrentardes e vencerdes os vossos vícios e vossas doenças e os vossos medos.

Os dois únicos passo para que vos cureis de vossas doenças e vossos vícios são estes:

1-que vós sintais um fervoroso desejo pela cura;

2-que vós vos entregueis irrestritamente à cura.

A tirania dissipa a liderança, quando os líderes usam os seus objetivos para que satisfaçam os seus próprios egos.

A procrastinação é o deleite das pessoas preguiçosas e irresponsáveis. O resultado é este: fracasso.

Destruí, imediatamente, a procrastinação, antes que ela destrua os vossos sonhos.

Para que vençais os vossos limites, tendes de vencer os vossos medos.

Se quereis ser iguais às outras pessoas, fazei somente o que vos é possível; se quereis ser superiores às outras pessoas, superai as barreiras do impossível.

Os sonhos não são impossíveis de serem realizados, contanto que vós insistais em perseguí-los.

Em vez de beberdes água com açúcar, para que vos acalmeis, tomai um banho de água com sal, a saber, um banho de mar. Assim, acalmar-vos-eis e, concomitantemente, tereis a cura para todos os vossos males.

1 - Se não vos empolgais mais com as conversas banais;

2 - Se preferis uma boa noite de sono a uma festa;

3 - Se praticais com fervor o perdão;

4 - Se respeitais as diferenças entre as pessoas;

5 - Se não aceitais que o amor seja forçado;

6 - Se a vossa mente é aberta para novas experiências;

7 - Se vós aceitais as dores do coração;

8 - Se vós não julgais com tanta facilidade;

9 - Se vós preferis mais o silêncio;

10 - Se vossa felicidade depende mais do vosso interior do que das pessoas.

Parabéns! Vós demonstrastes que chegastes à maturidade. E mais. A maturidade é a corroboração inconteste da sabedoria.

O vinho é a melhor bebida do mundo e acessível a todas as pessoas, contanto que as pessoas tenham uma taça para que o bebam.

Para os males do corpo, existem bons remédios em qualquer farmácia; para os males do intelecto, existem bons pensamentos na farmácia da sabedoria.

Começai a fazer o que vos é melhor, ainda que irriteis muitas pessoas.

Aprendei a reconhecer os vossos erros; assim, as riquezas, a felicidade, a paz e o amor virão até vós bem mais rápido que vós pensais.

Quando uma autoridade abusa do seu poder para prejudicar as pessoas, o respeito que elas têm por tal autoridade transforma-se em ódio; e o ódio torna as pessoas extremamente perigosas.

Vós só tereis uma visão crítica do mundo, quando aprenderdes a pensar, a questionar, a discutir e a sentir.

É possível que vós vençais os vossos limites, contanto que vençais os vossos medos.

Se sois as mesmas pessoas em todo o tempo, se respestais as outras pessoas, se não vos vendeis por nada, se não tolerais e combateis a injustiça, a covardia, a maldade desonestidade e a desonra, se sois leais e benevolentes para com as outras pessoas e os seres vivos, comprovais que tendes retidão de caráter, a saber, tendes hombridade.

A maior riqueza que vós podeis ter é esta: uma família que vos ama, amigos verdadeiros, um alimento em vosso prato e um teto onde podeis morar.

Para que alcanceis o sucesso em todas as vossas ações, é preciso que aprendeis a planejá-las bem.

Certificai-vos de que chegarão os dias em que não estareis felizes; quando tais chegarem, tereis de provar que sois fortes.

O caminho que conduz ao saber é difícil e cruciante mas é melhor do que o caminho fácil e ilusório que conduz à ignorância.

É por meio do Argumento que as pessoas trocam conhecimento umas com as outras, e não por meio da Discussão que é a troca de ignorância.

A ignorância das pessoas tem cura, contanto que elas reconheçam que são ignorantes e queiram deixar de sê-lo.

O maior deleite para os vigaristas travestidos de políticos e para os bandidos travestidos de empresários é manter sob seus pés um povo, intelectual e socioeconomicamente, desfavorecido.

A maior ignorância que uma pessoa pode cometer é não conhecer a verdade; entrementes, o maior crime que uma pessoa pode cometer é conhecer a verdade e achar que é mentira.

Enquanto houver racismo, machismo e homofobia, o mundo jamais terá paz.

O perigo da homofobia é que começa em forma de preocupação e termina em forma de ódio.

Antes de sentirdes nojo da sexualidade de alguém, lembrai-vos de que correis o risco de que outras pessoas sintam nojo de vós.

As guerras que têm levado milhões de pessoa à miseria e à morte, a loucura que tem levado milhões de pessoas aos manicômios e a ignorância que têm dividido as pessoas foram causadas, só e unicamente, pela intolerância.

A intolerância se desenvolve rapidamente na mentes das pessoas que se recusam a aceitar que estão erradas.

Ainda que vós tenhais todos os tesouros do mundo, se não tiverdes respeito pelas outras pessoas, vivereis sempre na pobreza moral.

Lembrai-vos sempre disto: se vós fizerdes o que desejais fazer, se vós disserdes o que desejais dizer e se vós fordes o que desejais ser, recebereis muitas críticas de pessoas infelizes e imvejosas; entrementes, se não quiserdes receber tais críticas, tereis de viver no anonimato.

Um cobertor pode até proteger-vos do tempo frio, mas jamais vos protegerá de pessoas frias, cujo coração também é frio.

Sede pessoas completas, para que não sejais meio-termo de pessoas incompletas.

Vós alcançareis o ápice da felicidade, quando aprenderdes a superar toda sorte de diferenças.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 19/06/2021
Código do texto: T7282063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.