PROVÉRBIOS DO INTELECTO 9

Aprendei a pensar de modo diferente das outras pessoas, para que não corrais o risco de que penseis de modo igual a elas e, por conseguinte, de que erreis como elas erram.

As pessoas que cometerem injustiças contra as outras pessoas, serão retaliadas pelo remorso.

O amor entre as pessoas só tem sentido, quando as pessoas iluminam umas às outras em seus momentos de escuridão.

Muitos querem ter o que querem, mas não podem ter o que querem e, por conseguinte, afogam-se no mar da frustração.

Se vós acreditais que o que é vosso está guardado, tendes de procurar, incessantemente, o esconderijo.

Atentai-vos bem a isto: quando vós cometerdes um erro, transformá-lo-eis numa lição; quando corrigirdes um erro, transformá-lo-eis em conhecimento; quando ajudardes outras pessoas a corrigir um erro, transformá-lo-eis em sabedoria.

Para que a vossa vida seja organizada externamente, organizai-vos internamente.

Por que muitas pessoas odeiam a verdade? Porque a verdade não faz concessões aos erros que elas cometem e faz questão de desmoralizá-los perante todo o mundo.

Esquecei-vos do passado, para que não tenhais depressão e não penseis no futuro, para que não tenhais ansiedade; assim, tereis muita paz, para possais viver o presente.

Quando as pessoas dizem o que as incomoda, usam as melhores palavras.

Quando as pessoas dizem que não suportam mais o que as incomoda, usam as piores ofensas.

Para que vos envergonhardes por não terdes uma vida abastada? Orgulhai-vos de que sejais o que sois. Orgulhai-vos de vossa retidão inabalável.

Enquanto a mentira se multiplica em vários expedientes, para alcançar uma vitória por alguns instantes, a verdade é ímpar, incontestes, inflexível e soberana e sempre alcança, sozinha, a vitória definitiva.

Para que haja transformação em vossa vida, permití que a vossa vida vos desafie a transformá-la.

O melhor amigo das pessoas sábias e benovlentes é o silêncio. É nele que deveis confiar totalmente.

O silêncio é um inimigo perigoso das pessoas estúpidas e maledicentes. Não é à toa que o silêncio é tão temido por elas.

As pessoas conseguem desenvolver o dom de amar o próximo incondicionalmente, quando reconhecem que são imperfeitas.

Se vós permitirdes que o mundo decida o vosso futuro, a vossa vida será refém dos vossos fracassos.

As pessoas que são instigadas pela sua ganância a adquirir tesouros para si mesmas, esquecem-se de adquirir para o seu coração um tesouro de valor superlativo: o amor.

Em vez de que vos moldeis aos padrões anacrônicos da sociedade anacronica, criai os vossos próprios padrões e sede livres para que sejais o que quereis ser.

A amplitude ilimitada de pensamento é o caminho mais seguro para a liberdade ampla e ilimitada; jamais cesseis de pensar e, por conseguinte, sereis amplamente livres.

Quem tenta controlar o pensamento das pessoas, fere gravemente a liberdade e a sabedoria.

Enquanto o povo permitir que a inépcia o comande e o domine, os políticos espúrios se locupletarão cada vez mais por meio da ladroagem.

Não é necessário que arranqueis as pessoas de vossas vidas. Não! Priorizai as pessoas que vos amam e que se importam convosco e afastai-vos das pessoas interesseiras e egoístas.

Os sábios não desejam saber tudo, pois entendem que tudo é um aprendizado constante e incessante; os estúpidos pensam que sabem tudo, mas não sabem nada e não aprendem nada.

Caminhai sempre pela estrada árdua e segura da ciência, porque ela vos levará ao ápice da sabedoria, enquanto a evidência anedótica é uma estrada que, apesar de ser bem espaçosa e repleta de inúmeras facilidades e ilusões, é perigosa, porque leva as pessoas à escuridão da ignorância.

Se porventura vos afastardes de pessoas ignorantes e idiotas, comprovareis que tendes sabedoria e sereis bem melhores que elas.

Se porventura brigardes com pessoas ignorantes e idiotas, perdereis a vossa razão e sereis bem piores que elas.

Tendes de entender que nem tudo acontece de acordo com os vossos planos; por isso, persistí em fazer o que vós queirais fazer, e não o que as pessoas querem que vós façais.

Esforçai-vos incessantemente na conquista de vosso objetivo, independentemente de que vós vos torneis vítimas das intempéries ou de que as intempéries vos tornem mais fortes.

Quereis ser pessoas valor incomensurável? Em vez de guardardes tesouros valiosos em vossos baús, depositai no coração das pessoas um tesouro muito mais valioso: a vossa benevolência.

De que adianta terdes um corpo bonto e uma alma impura, que vos torna maledicentes? Peremptoriamente, felizes são as pessoas que não se preocupam com a aparência física e que têm a alma pura que as torna mais benevolentes.

Independentemente de as pessoas não fazerem o que é certo, atentai-vos bem a isto: o certo será sempre certo.

Independentemente de as pessoas fazerem o que é errado, atentai-vos bem a isto: o errado será sempre errado.

Serão as vossas escolhas que determinarão como será o vosso futuro, e não as vossas feridas do vosso passado.

O opressor só se torna forte e perigoso, quando oferece recursos a outros opressores, para que sejam seus cúmplices nas suas ações iníquas.

Refletí sem cessar sobre tudo o que vos circunda; assim, comprovareis a todo o mundo que a vossa sabedoria é profunda e abundante.

Se vós entenderdes bem quaisquer perguntas, conseguireis dar-lhes as melhores respostas.

A vossa existência só terá um excelente sentido, quando cultivardes a reciprocidade entre vós.

Quem planta mentira e ignorância nas mentes das crianças, colherá no futuro pessoas perversas, egoístas, atrasadas e infelizes.

Plantai nas mentes das crianças educação e conhecimento, para que no futuro colhais pessoas sábias, livres, felizes e benevolentes.

Fugí das artimanhas da bajulação às pessoas abastadas e poderosas; assim, não correis o risco de que bebais sem cessar o fel intragável da traição e da ingratidão.

As relações sexuais entre os cônjuges têm de ser focadas no amor e no prazer e a na felicidade que os unem; frias são as relações sexuais que são focadas apenas na procriação e ignominiosas são as relações sexuais focadas apenas na luxúria.

É pelos caminhos torturantes de vossos próprios erros que vós conheceis, de modo torturante, a verdade; assim, entendereis que o caminho da mentira é torpe e perigoso e alcançareis o ápice da perfeição e da sabedoria.

À proporção que os conservadores deturpam o racionalismo, aumentam ainda mais o seu poderio socioeconômico e, concomitantemente, fazem que aumentem muito mais a injustiça e a desigualdade.

Executai sempre mais do que vós já tendes executado; assim, ganhareis bem mais do que já tendes ganhado.

A única solução para a defesa firme da verdade é o ataque ainda mais firme à mentira, mesmo que um preço altissimo seja pago por isso.

Jamais sintais ódio de vossos inimigos, para que não destruais a vossa saúde; dai-lhes o vosso desprezo e destruí tudo o que eles têm com todo o prazer.

Para que o vosso presente seja formoso e vosso futuro seja vitorioso, tendes de aprender a corrigir as vossas dores e a curar as vossas feridas do vosso passado.

As pessoas que insistem em dizer que têm a sua própria verdade não podem ser levadas a sério, pois se deixam pela mentira e pela sua própria presunção.

Independentementemente das concepções científicas, e filosóficas sobre a verdade ao longo dos séculos, atentai-vos bem a isto: a verdade é ímpar, absoluta, indivizível e inflexível.

Não é à toa que a verdade é o grande tormento para as pessoas iníquas.

Quanto mais se pratica a injustiça, mais contristado o mundo se torna.

Frequentemente, pessoas putrefactas preferem praticar a corrupção, porque elas são incapazes demais para praticar a persuasão.

Em vez de falardes fervorosamente sobre o amor, aprendei a praticar o amor com fervor.

Não é verdade que os pensamentos diferentes dos de outras pessoas podem ser um erro. Na verdade, os pensamentos iguais aos de outras pessoas é que são um erro, pois existem o risco de que as outras pessoas sejam a corroboração do erro.

Assim como os diamantes têm de passar pelo processo de lapidação, para que seu brilho seja aperfeiçoado, vós tendes de passar pelo teste das intempéries da vida, para que o vosso caráter seja fortalecido.

Se vós escolherdes a convivência com pessoas de caráter puro, purificareis o vosso caráter.

Se vós escolherdes a convivência com pessoas de caráter impuro, impurificareis o vosso caráter.

Ninguém está imune aos imprevistos; tanto que eles surgem, de súbito, e obrigam as pessoas a mudar todos os seus planos feitos anteriormente.

As pessoas sempre negarão a ciência, porque a ciência vai de encontro à sua subjetividade patológica.

Não existem velha política e nova política. São conceitos eleitoreiros tolos e frágeis. A política é límpida, quando é voltada para o desenvolvimento socioeconômico pleno de uma Nação, para a elevação igualitária e incessante da taxa de qualidade de vida das pessoas a índices máximos de excelência e para a preservação e fortalecimento das instituições democráticas; entrementes, a política se torna pútrida, quando é voltada para o mercado espúrio de barganhas, solidariedades, favores e recompensas entre os políticos profissionais corruptos e oportunistas e para a institucionalização explícita e gratuíta do ódio, da violência e da intolerância.

Porque a sorte se volta contra as pessoas? Eis a resposta: as pessoas têm o péssimo hábito de abusar da sorte.

Rejeitai firmemente as anedotas sobre as contristações de outrem; assim, evitareis que as anedotas vos contristem.

Sabeis qual é o motivo para que vossos inimigos se esforcem tanto em desqualificar os vossos feitos? É que eles têm muita inveja de vós e desejam tomar tudo o que tendes.

Não deixeis que a inveja de vossos inimigos vos contristeis; é que eles não aceitam o vosso êxito em tudo o que fazeis.

O amor é abstrato, quando é exaltado por pessoas nefelibatas, apenas por serem nefelibatas; o amor só se torna mais concreto, quando é praticado por pessoas benevolentes em prol do seu próximo.

As pessoas se tornam mais leves e mais afáveis, quando se abstraem das maledicências do mundo e aceitam as outras pessoas do modo como elas o são.

Não faz nenhum sentido que se exija das pessoas que faça aquilo que elas não amam. Tal exigência é uma ignorância incomensurável.

Se porventura vós vos rasgardes e vos remendardes, não vos assustareis, porque isso vos mostra que tendes vida.

O grande risco que vós correis ao proferirdes palavras terríveis às outras pessoas é este: elas retornarão para vós e vos farão mal, independentemente do tempo.

Em vez de exigirdes que as pessoas sejam iguais a vós, sede sempre o que vós queirais ser.

A evidência anedótica é o ápice máximo dos delírios patológicos incontestes da subjetividade das pessoas simplórias.

À proporção que vós venceis uma batalha, a vossa caminhada não fica suave, mas vós ficais mais fortes.

O mundo se tornará muito melhor e mais deleitoso, quando as pessoas prometerem menos e fizerem mais.

Encarai de frente todos os monstros que surgirem diante de vós; se vós os vencerdes, livrar-vos-eis deles; se eles vos vencerem, tornar-vos-eis um deles.

Entendei que o perdão vos trará a paz duradoura e que a confiança nas pessoas que vos magoaram pereceu.

Persistí em percorrer os vossos próprios caminhos e, decerto, alcançareis a vossa vitória, independentemente de as outras pessoas vos desprezarem e zombarem de vós.

O amor é o mérito das pessoas benevolentes e, concomitantemente, a necessidade das pessoas meledicentes.

Independentemente de as outras pessoas vos repudiarem ou zombarem de vós, fazei sempre o que é correto. Se o fizerdes, mostrareis ao mundo a vossa integridade.

Tudo o que vós fizerdes, fá-lo-eis com muito empenho e, sobretudo, com muito amor.

Pensais em aprender o que é o amor? Tendes de compreender que o amor é um sentimento ímpar, inconteste, puro, deleitoso, incessante e incomensurável. Se assim o fizerdes, o amor fará que vós atinjais o ápice da benevolência que é o preceito magnânimo do amor.

Nenhuma pessoa no mundo está imune às inúmeras intempéries da vida. Existem duas opções: ou a pessoa se entrega a elas ou a pessoa as encara de frente, até que as vença.

Bem-aventuradas são as pessoas que têm personalidade forte e própria, porquanto são imunes às más influências de pessoas medíocres.

Quando vos deparardes com as pessoas que tratam bem as outras pessoas sem que lhes recebam qualquer benefício, percebereis que tais pessoas têm um excelente caráter.

Assim como sabeis apreciar o mel que é doce e evitar o fel que é amargo, aproximai-vos de pessoas benevolentes, para que vos sintais bem e afastai-vos de pessoas maledicentes, para que não vos sintais mal.

Não vos concentrei na vossa dor, para que não sofrais; concentrai-vos nos ensinamentos que a vossa dor vos traz, para que atinjais o ápice da evolução.

Antes de que desejeis que a vida seja bonita, cultivai a benevolência em vossos corações.

Assim como tesouro fica bem protegido e seguro, quando fica trancafiado no baú, mantende sempre os vossos segredos trancafiados no vosso âmago, para o vosso próprio bem.

Não permitais que o medo tente convencer-vos de que não sois capazes de superar as adversidades. Expulsai de vossa vida o medo e mostrai-lhe que tendes coragem e sabedoria em abundância, para que enfrenteis e supereis as adversidades.

Não vos abespinheis por causa de pessoas maledicentes que vos rejeitam; regozijai-vos por não permitirdes que elas vos manipulem.

Deveis temer os espertos? Não, porque os espertos estão sempre prontos para que levem vantagem sobre outras pessoas e fazem questão de mostrar isso ao mundo. Deveis temer os sonsos? Sim, porque os sonsos gostam de passar-se por benevolentes diante das pessoas e, sem que elas percebam, destroem-nas.

Vós sabeis qual é a diferença entre o sábio e o ignorante? Ei-la: o sábio se torna mais sábio, quando vós o corrigis; e o ignorante se torna o vosso inimigo, quando vós o corrigis.

O sábio sempre vós agradecerá pela vossa correção; o ignorante sempre vos odiarás pela vossa correção.

Feliz é o sábio que está sempre disposto a um novo aprendizado; infeliz é o ignorante que insiste em não aprender nada.

A sabedoria instiga as pessoas a buscar o ápice da evolução e da perfeição, contanto que elas permitam que as suas mentes a absorvam plenamente.

As pessoas que permitem que a ignorância tolha as suas mentes, condenam-se a viver trancafiadas nos calabouços sombrios da solidão, da ruína e do olvido.

Priorizai sempre o que vos é importante; assim, o tempo vos será sempre favorável.

As vossas concepções sobre qualquer assunto jamais terão um ponto final, porquanto as outras pessoas têm as suas próprias concepções, que são bem diferentes das vossas concepções.

Qualquer língua se torna voraz e perigosa, quando o coração se torna escravo do amargor.

Afastai-vos das pessoas más, para que não sejais piores que elas; aproximai-vos das pessoas boas, para que sejais iguais a elas.

Ouví sempre a vossa consciência, para que chegueis ao ápice da perfeição em vossas ações.

Preparai, corrigí a abrí a vossa mente para que evolua; assim, vós evoluireis.

Felizes e sábias são as pessoas que sabem usar bem o tempo a seu próprio favor; infelizes e estúpidas são as pessoas que desperdiçam o tempo e prejudicam a si próprias.

A melhor resposta que deveis dar aos que vos julgam é o vosso silêncio; a melhor resposta que deveis dar aos que merecem a vossa atenção é o vosso amor; e a melhor resposta que deveis dar aos que não notam a vossa presença é a vossa indiferença.

Em vez de julgardes e condenardes outras pessoas, fazei uma análise moral de vossos defeitos e vossas atitudes. Se o fizerdes, sentir-vos-eis mais leves e sereis mais felizes; por conseguinte, persistí sempre em fazê-lo.

Jamais deixeis que a esperança de dias melhores morra dentro de vós; e para que tal esperança esteja viva, tendes de lutar incessantemente, em prol de vós e de outras pessoas.

Sábias são as pessoas que não têm medo de chorar, pois as lágrimas expulsam a tristeza, a mágoa, o ódio e a dor da mente e do coração.

Entre palavras agradáveis que não são verazes e sábias e palavras verazes e sábias que não são agradáveis, escolhei sempre a segunda opção, para que evoluais incessantemente.

A maior ignorância que uma pessoa pode cometer é não conhecer a verdade; e o maior crime que uma pessoa pode cometer é conhecer a verdade e afirmar que é mentira.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 19/06/2021
Código do texto: T7282064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.