PROVÉRBIOS DO INTELECTO 10

Independentemente de as pessoas vos odiarem mortalmente, dizei sempre a verdade; apegai-vos, fervorosamente, à verdade.

Entre terdes muitos amigos através da mentira e terdes muitos inimigos através da verdade, escolhei, sem hesitação, a segunda opção.

É verdade que o fel da verdade é intragável, mas é o único remédio que é capaz de curar a mente e o espírito dos terríveis dores da mentira.

Para que ganheis a confiança total das outras pessoas, é preciso que vós sejais leais para com elas em suas ações benevolentes.

Priorizai sempre a confiança e a lealdade em tudo o que fazes; distanciai-vos das pessoas amorais e corrigí sempre os vossos erros.

Quanto mais aprendeis a confiar nas pessoas, mais leais elas vos serão.

O problema de uma nação corrupta, fétida e injusta e perversa, não são só os corruptos, os farsantes, os bandidos, os traidores, mas os povos que os apoiam e os idolatram; logo, os povos são seus cúmplices.

A cumplicidade dos povos com toda sorte de crimes cometidos pelos políticos improbos faz que qualquer nação do mundo se torne corrupta, fétida e injusta.

No dia em que a política deixar de ser a arte de dominar as pessoas e se tornar a arte de fazer justiça, o mundo se tornará muito melhor.

A política só fará sentido no mundo e o tornará muito melhor, quando não for mais a arte de dominar as pessoas e se tornar a arte de fazer justiça.

As pessoas falam tanto de igualdade entre as pessoas; mas se sentem oprimidas, quando são instigadas a renunciar aos seus privilégios.

A pior opressão para as pessoas que estão acostumadas com uma vida repleta de privilégios é esta: a igualdade entre as pessoas.

Em vez de lutardes contra o que é antigo, empregai a vossa energia e a vossa sabedoria na construção do que é novo. É assim que vós fareis a mudança que tanto desejais.

Qual o segredo da mudança? Eis a resposta: não desperdiçar a energia para lutar contra o que é antigo. Não. É usar, sábia e prudentemente, a energia para a construção do que é novo.

As pessoas que têm piedade de seus carrascos são mais cruéis que elas.

Jamais tenhais piedade de vossos carrascos, pois não tiveram piedade de vós, quando vos maltrataram.

Os carrascos maltratam as suas vítimas, com altíssimos requintes de crueldade. E as pessoas se tornam cúmplices de tais carrascos, quando têm piedade deles.

Sede mais felizes, vendo-vos com os vossos próprios olhos e não como as pessoas vos vêem.

Vede-vos com os vossos próprios olhos, independentemente de como as pessoas vos vêem.

Quem se vê como as pessoas vêem, esquece-se de ver-se com os próprios olhos.

É uma estupidez dar remédio a uma pessoa morta. Igualmente, é uma estupidez que vós discutais com pessoas que renunciaram aos preceitos da lógica.

As pessoas que insistem em discutir com outras pessoas que renunciaram aos preceitos da lógica, são bem estúpidas que elas em todos os sentidos.

As pessoas, que sabem viver dignamente com o que têm, são muito superiores às pessoas medíocres que apenas existem, em prol da sua própria mediocridade.

Por que muitos pessoas são infelizes e não têm paz? Eis a resposta: as pessoas insistem em existir, apegando-se apenas na sua própria subjetividade, em vez de viverem bem com que têm.

Parai e refletí se deveis ou não estar sempre de acordo com a maioria das pessoas em todas as ações. Assim, aprendereis a ter discernimento se tais ações são corretas ou incorretas e decidireis o que é melhor para vós.

É melhor uma pessoa sábia que não é aceita pela maioria das pessoas do que uma pessoa tola que é bem aceita pela maioria das pessoas.

Amaldiçoada é a preguiça que tranforma as pessoas em escravas da pobreza.

Mal aventuradas são as pessoas que permitem que a preguiça as domine e as entrega nas mãos da pobreza.

Arrancai de vós a preguiça, para que a pobreza não tenha poder sobre vós.

Por que as pessoas se recusam a ouvir a verdade? Eis a resposta: as pessoas se sentem muito mais confortáveis nas suas próprias ilusões, o que é uma atitude extremamente errônea.

Entre viverdes nas ilusões e ouvirdes a verdade, escolhei sempre a segunda opção, pois a verdade é dolorosa, mas é a libertação de todos os males, enquanto as ilusões parecem ser deleitosas, mas conduzem a todos os males.

Atentai-vos bem a isto: o vosso passado jamais será alterado pela vossa culpa e o vosso futuro jamais será alterado pela vossa ansiedade.

Jamais vos contristeis pelo vosso passado e tampouco vos atormenteis pelo vosso futuro. Aprendei com os vossos erros do passado, para que não os cometais no futuro.

Procurai sempre a ausência de dor; assim, alcançareis o ápice do prazer da sabedoria.

Amai e segui sempre a sabedoria, para que vivais com muito mais prazer e sem nenhuma dor.

Todas as pessoas têm capacidade suficiente para que sejais felizes, desde que andem no caminho da sabedoria e da benevolência.

Andai firmemente no caminho da sabedoria e da benevolência; assim, sereis sempre felizes.

Jamais permitais que os vossos problemas vos arrastem; permití que os vossos sonhos vos conduzam.

Bem aventuradas são as pessoas que preferem ser conduzidas pelos seus sonhos a ser arrastadas pelos seus problemas.

As pessoas que suportam as injustiças são muito superiores às pessoas que cometem injustiças.

É preferível que as pessoas suportem injustiças a que cometam injustiças.

As pessoas ignorantes são semelhantes aos tambores: fazem muito barulho, mas são vazias por dentro; logo, não vos abespinheis por causa delas; afastai-vos delas.

Antes que os vossos vícios destruam a vossa saúde e vos matem, zelai por vossa saúde e destruí os vossos vícios.

É verdade que a libertação de vossos vícios vos exigirá muito esforço, mas a deleitosas recompensa por tal esforço é esta: a vossa saúde, plena e completamente, recuperada.

Entre chorardes por que as rosas têm espinhos e sorrirdes por que os espinhos têm, apreciai a beleza das rosas somente.

Atentai-vos bem a isto: é nas grandes adversidades que as pessoas adquirem conhecimento e sabedoria, para que saibam lidar com elas.

Sede sempre o que sois, independentemente do julgamento das outras pessoas maledicentes.

Entre vós vos importardes com o julgamento das pessoas maledicentes e serdes o que sempre sois, escolhei sempre a segunda opção, em prol de vós.

Não vos contristeis, porque as pessoas ingratas estão rindo de vós na vossa partida. Não. Tais pessoas chorarão de raiva e de inveja de vós, porque vós voltareis com muitas vitórias.

Bem-aventuradas são as pessoas que amam o próximo num mundo de pessoas que amam a si mesmas.

A culpa da infelicidade das pessoas é delas mesmas, pois insistem em amar a si mesmas, em vez de amarem o próximo.

Se souberdes tocar com respeito e com cuidado o mundo das outras pessoas, entendereis o sentido do que é o carinho.

Se insistirdes em invadir o mundo das outras pessoas, decerto ela vos atacarão ferozmente; porém, se tocardes respeitosamente o mundo das pessoas, eles vos retribuirão com amor.

Entendei que tudo o que há no mundo evolui; até mesmo as vossas concepçoes sobre a verdade evoluem.

À proporção que o mundo gira sem cessar, tudo o que nele há evolui sem cessar.

Em vez de exigirdes que as pessoas façam o que vós desejais, fazei o que vós desejais fazer, em prol de vossa paz.

Não espereis muito de outras pessoas; fazei o que tanto quereis fazer; assim, vivereis sempre em paz.

Comparai-vos em vosso passado e em vosso presente, para que sejais o que quereis ser.

Entre vós vos comparardes no vosso passado e vos comparardes no vosso presente, sede sempre o que quereis ser, sem que vos importeis com as outras pessoas.

O significado da maturidade não é o tempo de vivência que as pessoas têm tido. Não. O significado da maturidade é a ampla sabedoria que as pessoas têm adquirido ao longo do tempo.

Não é o tempo de vivência das pessoas que dão sentido à maturidade. Não. É a ampla sabedoria das pessoas que dão sentido à maturidade.

As dores mais tenebrosas que as pessoas podem sofrer são as que torturam em silêncio.

As dores silenciosas são terríveis, porque elas torturam as pessoas no mais absoluto silêncio.

Em vez de levantardes a voz, para que defendais o vosso argumento, melhorai o vosso argumento. Assim, defendê-lo-eis muito melhor.

É impossível que defendais o vosso argumento por meio do grito; é preciso que vós melhoreis o vosso argumento para vo-lo torneis mais claro.

Em tempos de grandes turbulências morais, sábias são as pessoas que defendem e seguem o que é óbvio.

Não basta que vós defendais o que é óbvio; é preciso que vós sigais o que é óbvio, em prol da vossa sensatez.

Muitas pessoas não fazem jus à liberdade, porque são irresponsáveis demais para lidar com ela. E a liberdade é congruente com a responsabilidade.

As pessoas têm medo da liberdade com responsabilidade, porque elas estão acostumadas a serem prisioneiras da irresponsabilidade.

A verdade se torna muito dura e muito implacável quando um erro cometido é revelado.

À proporção que vários erros são cometido sem cessar, mais forte e mais poderosa se torna a verdade.

Tomai muito cuidado com a vossa ausência na vida das pessoas, pois elas poderão abrir mão de vossa presença.

Não reclamareis, quando as pessoas abrirem mão de vossa presença, pois tendes sido muito ausentes na vida delas.

Em vez de admirardes a vista da montanha, ide ao topo da montanha e admirai o mundo que a circunda.

Em vez de reclamardes das adversidades, abrí a vossa mente, para que aprendais a transformar as adversidades em inúmeras oportunidades; assim, evoluireis e vencereis.

À proporção que vós ficais mais fortes, mais leve e mais se torna a vossa caminhada ao vosso objetivo.

Para que vos vangloriardes de que executarias melhor o trabalho de outras pessoas, se estivesseis no lugar delas? Fazei melhor o vosso trabalho em vosso próprio lugar.

Embora domineis bem e com muita fluência quaisquer idiomas, não vos esqueçais de dominar bem e com muita fluência um idioma que todo o mundo conhece: o idioma chamado silêncio.

É muito melhor uma pessoa feia e inteligente do que uma pessoa bonita e ignorante.

Em vez de vós vos contristardes pela vossa aparência física, regozijai-vos pela vossa inteligência.

Quando aprenderdes a desenvolver a vossa capacidade de observação sem julgamento, alcançareis níveis elevadíssimos de inteligência.

Felizes são as pessoas que têm outras pessoas ao seu lado, não só para que sorriam com elas, mas também para que as consolem quando estão contristadas.

Se quereis cultivar a benevolência e a felicidade entre vós, não permitais que a religião vos separe, que a política que vos dívida, que o dinheiro vos classifique, que a iniquidade vos iguale.

Se as pessoas vos magoam, não as odieis; respeitai-vos e cortai relações para com elas.

Para que odiardes as pessoas que vos magoaram e ainda vos magoam? Mostrai-lhes que vós vos respeitais e afastai-vos delas, definitivamente.

Atentai-vos bem a isto: os que desvalorizaram as pessoas certas, são mais desvalorizados pelas pessoas erradas.

Se vós desprezardes as pessoas altruístas, correreis o risco de que as pessoas egoístas vos desprezem.

Se quiserdes ter experiências interessantes e gratificantes, tereis de abdicar-vos de toda sorte de inutilidades.

No mundo existem bilhões de pessoas; entrementes, existem pouquíssimas pessoas benevolentes no mundo. E tais pessoas é que tornam o mundo mais benevolente.

As pessoas que caem num erro são apenas parvas; as pessoas que cultivam o erro são maledicentes.

Todas as pessoas têm propensão para que caiam no erro; entrementes, as pessoas se tornam maledicentes, quando cultivam o erro.

À proporção que as feridas de outras pessoas causam muita muita dor em vós, provais que tendes muita compaixão por elas; jamais cesseis de ajudá-las.

Felizes são as pessoas que, apesar de não serem ricas, têm uma riqueza de valor raro: o bom caráter.

Infelizes são as pessoas que, apesar de serem ricas, têm caráter podre.

Assim como a água tem de correr sem cessar, para que não se torne um pântano fétido, tendes de fazer que a vossa mente pense sem cessar, para que a ignorância não vos domine.

Atentai-vos bem a isto: inevitavelmente, tereis de passar por inúmeras provas, para que entendais que sereis felizes com o vos é necessário

Plenamente, felizes sereis, quando aprenderdes a viver com o que necessitais.

De que adianta vos esforçardes para que obtenhais inúmeros tesouros se vós não sois plenamente felizes? Aprendei a buscar o que vós é necessário; assim, sereis plenamente felizes.

Todas as pessoas têm propensão, para que cometais toda sorte de erros; portanto, tende cuidado com os vossos julgamentos.

Quando vós entenderdes que nada sabeis, comprovareis a todo o mundo que tendes sabedoria.

Cuidado com o vosso silêncio, para que não ele não vos transforme em covardes diante da injustiça e da iniquidade.

Aprendei a transformar a vossa inteligência em sabedoria, para que, em vez de quererdes mudar o mundo, mudeis a vós.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 20/06/2021
Código do texto: T7282758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.