PROVÉRBIOS DO INTELECTO 11

Quando uma pessoa sábia e benevolente fala palavras sábias e benevolentes, a outra pessoa que também é sábia e benevolente as semeia e as transforma em atitudes sábias e benevolentes.

Quando uma pessoa ignóbil e maledicente fala palavras ignóbeis e maledicentes, a outra pessoa que também é ignóbil e maledicente as semeia e as transforma em atitudes ignóbeis e maledicentes.

Cultivai incessantemente a sabedoria, para que a vossa prosperidade seja adornada por ela e para que ela vos proteja das adversidades.

Permiti que a sabedoria vos proteja das adversidades; outrossim, permití que a sabedoria adorne a vossa prosperidade.

Quando vós aprenderdes a dominar o vosso medo, evoluireis facilmente.

As pessoas conseguem evoluir facilmente, quando aprendem a dominar o seu próprio medo.

Em vez de murmurardes contra as provações da vida, tende paciência para que as suporteis; assim, vencê-las-eis.

A paciência é o melhor medicamento contra as provações da vida; sábias são as pessoas que cultivam a paciência e, por conseguinte, vencem as provações da vida.

Se vós não quereis perder-vos, usai a vossa ousadia para que façais tudo o que quereis fazer.

Somente os que têm ousadia em tudo o que fazem, jamais cairão nas garras da perdição.

Quereis ter foco nos vossos objetivos? Priorizai sempre o que vos é importante e rejeitai tudo todas as inutilidades.

Aprendei sempre a dizer não; assim, aprendereis a ter discernimento sobre o que é o bem e o que é o mal.

De que adianta terdes conhecimento de tudo o que vos circunda, se não conheceis a extensão de vossa ignorância? Sábias são as pessoas que usam o conhecimento de sua própria ignorância, para que atinjam o ápice da sabedoria.

Se vós tiverdes conhecimento exato de vossa ignorância, atingireis o ápice da sabedoria.

Independentemente do pensamento de outras pessoas sobre vós, sede sempre o que vós sois.

Sábias são as pessoas que o que elas são, sem que se importem com o pensamento de outras pessoas sobre elas.

Agí sempre com sabedoria, para que vos livreis de vossos problemas.

O melhor remédio para vos cureis de vossos problemas é a sabedoria em vossas ações.

Assim como a água que, em vez de discutir com um obstáculo, contorna-o, vós deveis contornar uma situação que vos é desfavorável, em vez de que vos abespinheis com ela.

Não abespinheis com uma situação desfavorável; aprendei a contorná-la, pois a água não discute com um obstáculo, contorna-o.

Para que vós não erreis mais, corrigí os vossos erros constantemente.

Para que vós pareis de cometer erros, tendes de insistir em corrigir os vossos erros.

A maioria das pessoas tem medo de conversar com o silêncio, porque o silêncio é extremamente sincero.

A sinceridade extrema do silêncio causa medo nas pessoas que escondem inúmeros segredos.

Quanto mais praticardes o que vós conheceis, mais amplo e rico será o vosso conhecimento.

O vosso conhecimento será mais amplo e mais rico, quando praticardes o que vós conheceis.

A vossa vida só terá mais sentido, quando aprenderdes a questionar tudo o que vos circunda.

À proporção que vós questionais tudo o que vos circunda, mais rica se tornará a vossa vida.

À proporção que o tempo passa, mais velhas as pessoas ficam; quando as pessoas substituem os sonhos pelos lamentos, envelhecem muito mais.

Não permitais que os vossos lamentos destruam os vossos sonhos; senão, vós envelhecereis rapidamente.

As pessoas acreditam que podem esconder tudo o que querem esconder; entrementes, esquecem-se de que o tempo enxerga tudo e revela tudo o que está escondido.

Vós achais que podeis esconder tudo o que quereis esconder? Não podeis fazê-lo, pois o tempo é impiedoso e revela tudo o que está escondido.

Os melhores caminhos para que tenhais sucesso em tudo o que fazeis são a paciência e o tempo. A força e a raiva levam ao fracasso.

A paciência e o tempo são os melhores caminhos para o sucesso; eviteis a força e a raiva, pois são os piores caminhos para o fracasso.

Aprendei a responder à estupidez das pessoas com o vosso silêncio. É difícil fazê-lo? Sim, mas é possível fazê-lo.

É verdade que é difícil que vós silencieis; mas é por meio do silêncio que vós venceis as pessoas ignorantes.

Jamais permitais que as pessoas medíocres vos meçam com a régua delas. Medí-vos com a vossa própria régua.

As pessoas que usam a sua régua para que meçais as outras pessoas, não são capazes de que meçais a si mesmas.

Não valorizeis as pessoas que não valem nada, pois elas jamais vos valorizarão.

As pessoas que não valem nada jamais valorizarão as pessoas que têm grande valor.

Não reclameis das dificuldades pelas quais passais. Não. Transformai as dificuldades em grandes oportunidades.

Para que vos lamentardes pelas dificuldades pelas quais passais? Entendei que as dificuldades existem para que tenhais grandes oportunidades de que evoluais.

As pessoas podem ter muita intensidade, muita extensidade e muita inteireza, contanto que a honestidade lhes seja pedra de toque.

Se vós cultivardes a honestidade, podereis ter muita intensidade, muita extensidade e muita inteireza.

À proporção que vós mentirdes para as outras pessoas, mentireis muito mais para vós.

Cessai de mentir para as outras pessoas, pois correis o risco de que mintais para vós.

Vós só podereis permitir que a vossa solidão seja roubada por outras pessoas, desde que elas vos retribuam com a companhia delas.

Se vós quiserdes roubar a solidão das pessoas, tereis de retribuir-lhes com a vossa companhia.

Quando criais várias maneiras de que não fazeis o que outras pessoas querem sempre que vós façam, comprovais que vós sois bem imunes ao fracasso.

Vós não fracassareis, se não fizerdes o que as outras pessoas sempre fazem. Se vós fizerdes o que as pessoas quereis que vós fazeis, para que lhes agradareis, conduzir-vos-eis ao fracasso.

Lembrai-vos de que todas as pessoas têm defeitos, e vós também tendes defeitos. Esforçai-vos para que corrijais os vossos defeitos; assim, tereis paz e sereis felizes.

Defeitos existem para serem corrigidos e não para fazer mal às pessoas. Corrigí os vossos defeitos, em prol de vossa paz e de vossa felicidade.

Não vos esqueçais deste nobre ideal: sede úteis para com as pessoas.

As pessoas são plenamente felizes, quando buscam este ideal ímpar: o de serem úteis para com as outras pessoas.

Não finjais que sabeis tudo, porque isso, em vez de sabedoria, é presunção. Se quereis ter sabedoria plena, abrí a vossa mente para os aprendizados sobre tudo o que vos circunda.

As pessoas que fingem que têm sabedoria, jamais terão plena sabedoria, pois satisfaz a sua própria presunção. Sábias são as pessoas que a mente aberta para novos aprendizados.

Se quiserdes fazer tudo o que desejais, fá-lo-eis; e se o fizerdes, conseguireis ter tudo o que desejais.

As pessoas terão tudo o que desejam, se quiserem e puderem fazer tudo o que desejam.

A prática da persistência de hoje faz que as pessoas cheguem à vitória amanhã

A prática da desistência de hoje leva as pessoas ao fracasso amanhã.

Cuidado com a desistência, pois o seu resultado é o fracasso.

Persistí em fazer tudo o que desejais hoje, para que alcanceis a vitória amanhã.

Existem inúmeros vícios que fazem mal à saúde das pessoas; entrementes, o vício mais perigoso e capaz de levar as pessoas ao perecimento é a contristação.

Livrai-vos do vício da contristação, pois tal vício é terrível e letal.

Muitos acharão que é loucura que vós persistais em lutar por vossos sonhos. Não vos entregueis à desistência de vossos sonhos, pois isso é que é loucura; lutai sem cessar por vossos sonhos.

Melhor uma pessoa ser chamada louca por persistir na luta por seus sonhos do que cometer a loucura de desistir dos seus sonhos.

Atentai-vos bem a isto: quanto mais as pessoas estão perto da velhice, mais sabedoria elas adquirem; logo, abri as vossas mentes para o incessante aprendizado.

Se vós tiverdes predisposição para o aprendizado incessante, mais sabedoria tereis ao longo de vossas vidas e na vossa velhice.

Não vos acovardeis diante dos grandes obstáculos; mostrai a todo o mundo que a vossa vontade de vencer é bem maior que tais obstáculos.

Se tiverdes de enfrentar os grandes obstáculos, vencê-los-eis.

Quanto mais conhecimento uma pessoa tiver de tudo o que a circunda, mais poderosa se torna.

Buscai incessantemente o conhecimento, para que conquistais grandes vitórias em tudo o que fazeis.

Atentai-vos bem a isto: quanto mais as pessoas estão perto da velhice, mais sabedoria elas adquirem; logo, abri as vossas mentes para o incessante aprendizado.

Se vós tiverdes predisposição para o aprendizado incessante, mais sabedoria tereis ao longo de vossas vidas e na vossa velhice.

Ninguém é obrigado a morar num lugar do qual não gosta. Não. A única saída para tal pessoa é mudar-se para um lugar que seja bem melhor para ela.

Para que execrardes o lugar do qual não gostais? Mudai-vos para um lugar que seja bem melhor para vós.

De que adianta vós terdes conhecimento, se vós não sabeis usá-lo a vosso favor. Usai o vosso conhecimento, para que tenhais muito sucesso em tudo o que fazeis.

Se vós não souberdes usar o vosso conhecimento a vosso favor, afundareis no mar do fracasso.

É preferível que a vossa velhice seja lenta e qualitativa a que envelheçais rapidamente e sem sabedoria.

É melhor que a vossa sabedoria nunca envelheça e que vós envelheçais lenta e qualitativamente.

Por que as pessoas se atrasam na caminhada para o futuro? Eis a resposta: elas se apegam muito ao passado.

Para que possais ter um excelente futuro, tendes de desapegar-vos do passado.

À proporção que as pessoas assumem a sua própria ignorância, mais sábias elas se tornam.

Assumí a vossa própria ignorância, para que possam fazer jús à sabedoria abundante.

Quanto mais contrariedades houver entre as pessoas, mais harmonioso se torna o universo.

Não são favorabilidades entre as pessoas que tornam o universo mais harmonioso. Na verdade, as contrariedades entre as pessoas é que tornam o universo mais harmonioso.

Atentai-vos bem a isto: em vez de tentardes definir o que é o amor, sentí o amor somente.

Porventura, quereis saber o que é o amor? Tendes de senti-lo para que o saibais.

Quando as pessoas conquistam a si mesmas, conquistam todo o mundo.

Quando as pessoas vencem a si mesmas, vencem todo o mundo.

A maior prova de amor ao próximo é sempre dizer-lhe a verdade, mesmo que o próximo não goste de ouvir a verdade. Afinal, o amor não é congruente com a mentira.

Quem diz sempre a verdade ao próximo, prova que sempre quer o bem do próximo; quem mente ao próximo, prova que sempre quer o mal do próximo.

Quereis saber o que é o amor? Cultivai a admiração no vosso coração.

Quereis saber o que é a admiração? Cultivai o amor no vosso cérebro.

Para que odiardes as pessoas maledicentes? Não permitais que o ódio destrua a vossa saúde. Dai às pessoas maledicentes o vosso desprezo, em prol de vossa saúde.

O vosso ódio às pessoas maledicentes só faz mal à vossa saúde; logo, preservai a vossa saude, dando-lhes o merecido desprezo.

Em vez de insistirdes em convencer as pessoas estúpidas de que elas estão erradas, deixai que elas percebam isso.

As pessoas que se deixam levar pela sua própria estupidez, permitirão que os seus próprios erros a conduzam à ruína.

Conhecei o que é a dor; assim, conhecereis melhor a ternura que há nas pessoas.

Jamais conhecereis a ternura das pessoas do mundo, se não conhecerdes o que é a dor.

Não vos contristeis por mentirdes; se perderdes a confiança em vós, contristar-vos-eis muito mais.

As pessoas não ficam contristadas, quando mentem. Não. Elas ficam contristadas, quando não confiam mais nelas mesmas.

As pessoas que sabem ignorar tudo o que é inútil, mostram ao mundo que são, profundamente, sábias.

Aprendei a ignorar todas as inutilidades da vida; assim, alcançareis o suprassumo da sabedoria.

Quando vós apreciais a honestidade de outras pessoas, conquistais a confiança delas; vós lhes retribuís com a vossa lealdade a elas, e o respeito entre vós e elas será mútuo e incessante.

Se vós quiserdes conquistar a confiança de outras pessoas, apreciareis a honestidade delas; assim, haverá lealdade e respeito entre vós e elas.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 20/06/2021
Código do texto: T7282759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.