PROVÉRBIOS DO INTELECTO 12

Entendei que toda pessoa tem a sua própria luz e que é guiada pelo brilho da sua própria luz; então, para que tentardes apagar a luz das outras pessoas?

Em vez de tentardes apagar a luz das outras pessoa, mantende a vossa luz sempre acesa, para que ela vos ilumine.

Levai as vossas mensagens para as pessoas que queiram lê-las; recitai as vossas palavras para as pessoas que queiram ouví-las; dai o vosso amor para as pessoas que merecem o vosso amor.

Se as pessoas não querem ler as vossas mensagens, não lhas leveis; se as pessoas não querem ouvir as vossas palavras, não lhas reciteis; se as pessoas não merecem o vosso amor, não lhos deis.

Quereis mostrar a todo o mundo que sois prudentes? Então, aprendei a amar e a valorizar o que tendes.

Se vós não amardes e valorizardes o que tendes no presente, perdê-lo-eis no futuro.

Quando as pessoas permitem que as limitações se apoderem de suas mentes, tornam limitadas todas as suas ações.

Arrancai de vossas mentes todas as limitações, antes que vossas ações sejam limitadas por vós.

Preveni-vos de toda sorte de adversidades; ao agirdes assim, não correis o risco de que não bebais o fel das lamentações.

Se vós não quiserdes que as lamentações vos escravisem, tereis de exercer a vossa prevenção contras as adversidades.

Felizes são as pessoas que fazem aquilo de que gostam.

Sábias são as pessoas que gostam daquilo que fazem.

De tempos em tempos, as pessoas dizem que são ora conservadoras, ora progressistas, mesmo que não saibam os seus respectivos significados.

Se vós soubererdes apreciar e conservar tudo o que é clássico, corroborareis a vossa profunda qualificação e o vosso profundo refinamento.

Sede felizes em vossas atitudes sempre, para que vós fiqueis imunes às idiotice das outras pessoas.

Entre vos aborrecerdes com as pessoas idiotas e buscardes a vossa felicidade, escolhei sempre a segunda opção, em prol de vossa saúde.

O conhecimento amplo só faz sentido, quando é amplamente compartilhado entre os que querem ensiná-lo e os que querem aprendê-lo.

Compartilhai o vosso conhecimento com os que querem absorvê-lo; assim, evoluireis ainda mais no vosso conhecimento.

O ceticismo, quando ilumina a mente das pessoas, instiga-as a contestar o que lhes foi ensinado ao longo de sua existência.

Felizes são as pessoas que são sempre céticas, pois elas não são presas às questões filosóficas e religiosas.

Fazei sempre o que queirais fazer, mas lembrai-vos de que nem sempre tereis o que queirais ter.

Refletí bem sobre isto: vós nem sempre tereis o que queirais ter, embora tenhais liberdade para que façais o que queirais fazer.

Uma lição ímpar que vós tendes de aprender é esta: se quiserdes chegar à grandes alturas, tereis de superar os grandes precipícios.

Tende muito cuidado com as grandes alturas, para que os grandes precipícios não vos engulam.

As pessoas estultas sempre querem ter muito mais do que têm; as pessoas sensatas querem ter somente o que mais precisam.

Em vez de desejardes ter muito mais do que tendes, buscai sempre o que vós é necessário.

Quereis ter sabedoria em abundância? Aprendei a refletir sobre tudo o que vos circunda.

À proporção que vos aprofundeis na reflexão sobre tudo o que vos circunda, mais sabedoria tendes.

À proporção que o povo é saciado de sua fome e sede de justiça, a paz se torna soberana na nação.

A soberania da paz só será possível, quando houver justiça em abundância entre o povo.

Muitas pessoas sonham com a vitória, mas pouquissimas pessoas estão dispostas a pagar um preço altíssimo para isso.

Quereis alcançar uma vitória em tudo o que fazeis? Lembrai-vos de que tereis de pagar um preço altíssimo para isso.

Atentai-vos bem a isto: sede felizes dentro de vossos corpos, independentemente da aparência dos mesmos.

Atentai-vos bem a isto: vossos corpos ficarão mais bonitos, se vós vos sentirdes felizes dentro deles.

Infelizes são as pessoas que têm uma alma horrorosa, apesar de terem um corpo formoso.

As pessoas podem até ter um belo corpo; contudo, se elas têm uma alma horrível, são pessoas deploráveis.

Jamais sintais pena das pessoas perversas, para que não envergonheis as pessoas benevolentes.

Para que a maledicência seja desbaratada, as pessoas têm de apegar mais à benevolência.

Muitas pessoas tentam demonstrar o seu arrependimento pelo mal que fizeram por meio das lágrimas; porém, pouquíssimas pessoas demonstram de fato o seu arrependimento pelo mal que fizeram por meio da mudança de atitude para melhor.

De que adianta implorardes o perdão das pessoas pelo mal que lhes fizestes por meio de vossas lágrimas, se vós não vos arrependeis de verdade? Arrependei-vos do mal que vós fizestes às pessoas, por meio da mudança de vossa atitude para melhor; se o fizerdes, receber-lhes-eis o perdão e a paz reinará em vossa mente e na mente das pessoas.

Lembrai-vos de que todas as pessoas têm dentro de si mesmas a predisposição para o erro; logo, ninguém tem poder absoluto para julgar ninguém. Reflitai bem sobre isso.

As pessoas que julgam outras pessoas são tolas, pois se esquecem de todas as pessoas têm dentro de si mesmas a predisposição para o erro.

As pessoas maledicentes e tiranas podem até arrancar de vós todos os bens, mas lembrai-vos de que vós tendes um bem que elas jamais vos arrancarão: a vossa sabedoria.

Para que lamentardes pelos vossos bens que vos foram arrancados de vós? A vossa sabedoria é o bem mais precioso que ninguém vos arrancará jamais.

As pessoas que insistirem tanto em agradar a todas as pessoas, sentirão o gosto amargo do fracasso e do tormento.

Jamais agradeis a todas as pessoas; fazei o que vos faz felizes; assim, sentirão o doce gosto do êxito e da paz.

Se não quereis correr nenhum risco de que cometais erros torpes, recorrei sempre ao óbvio.

O óbvio é o caminho mais seguro, para que vos protegeis dos erros de outrem.

Quando um governante é rodeado por pessoas benevolentes e honestas, corrobora que é inteligente e sábio

Quando um governante é rodeado pessoas perversas e desonestas, corrobora que é idiota e ignorante.

Quando as pessoas se revoltam contra o sistema com irresponsabilidade, correm um grande de que sejam mal representadas por um imbecil.

Planejai bem a vossa revolta contra o sistema, para que eviteis que um idiota vos represente.

Quanto mais as pessoas recorrem às injúrias, perdem todo o poder da razão.

Apegai-vos bem à razão, para que não vos afundeis no lodo das injúrias.

Jamais vos priveis dos pequenos prazeres; se o fizerdes, sereis felizes.

Para que vós alcanceis a plena felicidade, percorrei o caminho dos pequenos prazeres.

As pessoas que absorvem bem o conhecimento dos mestres se tornam muito cultas.

As pessoas que absorvem bem os procederes da sabedoria se tornam muito sábias.

As pessoas são mais felizes, quando sabem viver em paz e com o que lhes é necessário.

À proporção que as pessoas têm paz na consciência, mais felizes em abundância se tornam.

As pessoas estão propensas a sofrer toda sorte de dores; entrementes, as piores dores são as emocionais que causam feridas gravíssimas na psiquê.

Erguei as vossas cabeças e encarai de frente as Cinco Feridas Emocionais:

Rejeição, Injustiça, Abandono, Humilhação, Traição.

Mostrai-lhes que vós sois mais fortes que elas por meio de vossa benevolência e de vossa sabedoria; assim, vencê-las-eis.

As pessoas que escutam voz da loucura que é alta e impaciente, mostram que são insensatas e desequilibradas.

As pessoas que escutam a voz da razão que é baixa e paciente, mostram que são sábias e equilibradas.

À proporção que as pessoas se acostumam a conviver com o mal, sofrem e afundam-se ainda mais na escuridão

Jamais permitais que o mal faça parte de vosso modo de vida, para que não caiais na armadilha da escuridão e do sofrimento.

Melhor um gênio incompreendido e execrado do que um medíocre aplaudido e louvado.

A genialidade das pessoas sempre será odiada pelo sistema, pois sempre põe em xeque os procederes anacrônicos do mesmo.

De que adianta demonstrardes insatisfação com a vossa situação, se não vos empenhais, com o fito de que progridais?

Em vez de permitirdes que a vossa insatisfação corroa o vossa mente, fazei que ela vos estimule na busca pelo vosso progresso.

À proporção que vos concentrais na dor, maior será o vosso sofrimento. Transformai a dor em aprendizado, para que evoluais.

Se vós vos concentrardes na dor, o vosso sofrimento será incomensurável; se vós transformardes a dor em aprendizado, a vossa evolução será abundante.

À proporção que as pessoas oprimidas se calam diante da opressão, fortalecem cada vez mais as pessoas opressoras.

À proporção que as pessoas oprimidas encaram de frente a opressão, mais pessoas opressoras são enfraquecidas e caem por terra.

Não temais a verdade, porque a verdade, apesar de ser dolorosa, conduz as pessoas à liberdade

Ao contrário da verdade que é dolorosa e conduz as pessoas à liberdade, a mentira causa inúmeros males nas pessoas e as conduz ao calabouço da morte.

Resistí firmemente às provocações dos vossos inimigos; assim, eles jamais vos aborrecerão e tampouco vos dominarão.

Os vossos vos dominarão, se vós permitirdes que eles vos aborreçam; logo, mantende-vos bem longe deles.

À proporção que as pessoas multiplicam os seus conhecimentos e purificam a sua consciência, mais imunes à corrupção se tornam.

A corrupção será aniquilada, quando as pessoas multiplicarem os seus conhecimentos e purificarem a sua consciência.

O amor entre as pessoas só é magnânimo quando as pessoas falam a verdade umas às outras.

Falai sempre a verdade às pessoas, mesmo que elas não a queiram ouvir. A verdade é a magnitude do amor.

Para que o povo se liberte da escravidão, é preciso que povo reconheça que é escravo e lute contra a escravidão.

Muitos não querem libertar-se da escravidão, porque acham que a escravidão lhes dão regalias.

A maior corroboração de vossa vivência é a vossa capacidade de adaptação às inúmeras situações.

Adaptai-vos às inúmeras situações; assim, comprovareis a vossa vivência.

Quereis saber se uma pessoa vos respeita? Observai o que ela faz na vossa frente.

Quereis saber se uma pessoa tem bom caráter? Procurai saber o que ela faz na vossa ausência.

Não basta que vós odieis a tirania de outras pessoas, tendes de reprimir a vossa tirania.

Se aprenderdes a reprimir a vossa tirania, conseguireis odiar a tirania de outras pessoas.

A convivência com pessoas difíceis fareis que vós não vos igualeis a elas.

Aprendei a conviver com pessoas difíceis, para não sejais iguais a elas.

Sábias são as pessoas que resolvem os problemas de suas mentes, para que os seus corpos não transformem os seus problemas em doenças.

Se vós não quiserdes que os vossos corpos não transformem os vossos problemas em doenças, devereis resolver os problemas de vossas mentes.

Para que vós triunfeis numa guerra, é preciso que saibais o momento exato de que luteis contra o vosso inimigo.

Se vós souberdes o momento exato para que luteis contra vossos inimigos, vencereis a guerra.

À proporção que vós busqueis o conhecimento, mais vos aproximais da evolução.

Se porventura quiserdes alcançar a plena evolução, tereis de buscar incessantemente o conhecimento.

Uma pessoa será sempre carregará o peso da pessoa, independentementemente de fazer o bem ou o mal.

Não vos contristeis por causa de pessoas malévolas que insistem em culpar-vos por qualquer motivo.

O pranto de uma pessoa não é uma fraqueza, pois demonstra que uma pessoa se cansa de ser forte durante muito tempo.

Não vos envergonheis de vosso pranto, pois ele mostra que, apesar de que sejais fortes, o cansaço vos abate de quando em quando.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 20/06/2021
Código do texto: T7282761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.