PROVÉRBIOS DO INTELECTO 13

Se as pessoas quiserem roubar a vossa solidão, tereis de perguntar se elas vos retribuirão com a companhia delas.

As pessoas poderão roubar a vossa solidão, se elas vos retribuir com a companhia delas.

Se vós erreis, admití o vosso erro; se vós admitis o vosso erro, aprendei com o vosso erro; assim, vós evoluireis.

Sábias são as pessoas que erram, admitem o erro e aprendem com o erro, para que evoluam.

Atentai-vos bem a isto: quando as pessoas defendem muito a moralidade, temem que seus erros sejam descobertos.

Cuidado com a moralidade defendida pelos hipócritas, pois eles a usam para que acobertem as suas iniquidades.

As pessoas, quando querem receber conselhos, recorrem a uma taça de vinho.

As pessoas, quando querem tomar decisões, recorrem a um copo de água.

É preciso que as pessoas tenham esperança de que se livrem do mal que as atormentam; e que a esperança as instigue a lutar contra isso.

As pessoas não só têm de ter esperança de que se livrem do que as atormentam, mas também de lutar contra isso.

O pior defeito dos fracassados é achar que o seu fracasso é normal.

Quando as pessoas acham que o seu fracasso é normal, permitem que o fracasso as escravizem.

Quando as pessoas que acreditam na mentira que contam, tornam-se ignominiosas e fracassadas.

Jamais transformeis uma mentira em verdade, para que não passeis vergonha diante das pessoas.

Todas as pessoas têm ampla liberdade para que acreditem em milagres, contanto que dependam deles.

A dependência de milagres instiga as pessoas a pensar que podem ter tudo o que desejam sem que façam qualquer esforço.

Felizes são as mulheres que são inteligentes, porque não se prostram aos caprichos dos homens toscos.

À proporção que as mulheres se tornam mais inteligentes, afastam delas os homens estúpidos.

As pessoas mais abastadas não gostam da igualdade, pois são muito apegadas aos seus inúmeros privilégios.

É impossível que se fale de igualdade, pois dos inúmeros privilégios as pessoas jamais abrirão mão.

Para que as pessoas sejam libertadas de toda sorte de escravidão, elas têm de reconhecer o seu estado de escravidão e empenhar-se para que se libertem disso.

Embora luteia para que liberteis as pessoas do seu estado de escravidão, elas preferem ser escravas para que não percam as regalias.

Aprendei a exercer a vossa paciência, para que luteis pelo desejais; se vosso desejo for sincero e justo, merecereis receber o vosso galardão.

Se vós vos empenhardes, de modo correto e verdadeiro, pelo que desejais, será vosso o galardão pelo vosso merecimento.

Muitas pessoas sonham com a paz no mundo; entrementes, pouquíssimas pessoas se lembram de que é preciso lutar por justiça.

Atentai-vos bem a isto: se vós não lutardes por justiça, será impossível que haja paz no mundo.

Entendei que toda mudança tem de feita de modo devagar e qualitativo, pois é preciso que vós escolhais bem a direção que vais seguir.

A direção que vós escolherdes será fundamental e decisiva para que a vossa mudança vos conduza à vossa felicidade e à vossa paz.

Quereis provar a todo o mundo que tendes muita coragem? Resistí ao vosso medo incessantemente.

Quando as pessoas aprendem a resistir ao seu medo, prova a todo o mundo que tem muita coragem.

O maior erro que as pessoas cometem é este: deixam-se levar pela mentira e duvidam da verdade.

Não permitais que as artimanhas da mentira vos instiguem a duvidar da verdade.

Não vos contristeis com as pessoas que vos abandonam; em vez de encherdes o vosso coração de rancor por causa disso, deixai que o tempo feche a porta de vosso coração para elas.

Se, porventura, o tempo fechar a porta do vosso coração para as pessoas que vos abandonaram, entendereis que elas nunca mais fazem parte de vós.

Entendei que nem sempre estareis mais fortes, pois vos cansaram da caminhada de quando em quando.

Lembrai-vos de que o cansaço de vossa caminhada vos alertará de que nem sempre estareis mais fortes.

À proporção que falais com brandura, fareis que o amor se multiplique entre vós e as outras pessoas.

À proporção que ouvis o que as pessoas dizem, fareis que a paciência se multiplique entre vós e as outras pessoas.

Se quereis que a vossa vida tenha inúmeros sabores, tendes de aprender a escolher o melhor tempero para ela.

Se souberdes escolher o melhor tempero para a vossa vida, mais sabores terá a vossa vida.

Quando as vítimas respeitam demais os seus carrascos, transformam em cúmplices deles.

Estúpidas são as pessoas que são vitimas de seus carrascos e, mesmo assim, respeitam-nos; quando o fazem, transformam-se em cúmplices deles.

Entre sofrerdes o medo da mudança e mudardes a vossa atitude, escolhei sempre a segunda opção.

Repelí sempre o medo da mudança, para que a vossa vida não seja suplantada pelo sofrimento.

Lembrai-vos de sempre cultivar e sempre praticar a humildade; assim, multiplicar-vos-eis a vossa sabedoria.

As pessoas que se apegam à humildade, mostram que a sua sabedoria é ampla.

Não vos lamenteis por causa das dificuldades que tendes encontrado no vosso caminho; alegrai-vos, pois vós estais no caminho certo.

Cuidado com o caminho fácil, pois tal caminho é errado e perigoso.

À proporção que as pessoas fazem mal às outras pessoas, serão aprisionadas pelas consequências: a lei do retorno que é inevitável.

As pessoas que semeiam a maldade, colhem o sofrimento para elas mesmas. É o cumprimento da lei do retorno.

Agarrai todas as oportunidades que surgem diante de vós, para que elas se multipliquem abundantemente.

Quereis multiplicar as vossas oportunidade? Tendes de aprender a criá-las.

Se vós buscais a verdade para que esclareceis as vossas dúvidas sobre tudo, deixai que o tempo vo-la traga; assim, entendereis que as vossas dúvidas são dádivas da sabedoria.

Se tendes dúvidas sobre tudo, mostrais que tendes sabedoria; para que vossas dúvidas sejam esclarecidas, o tempo vos trará a verdade que tanto almejais.

Para que vós comproveis que sois inteligentes, tendes de desconfiar de tudo; sobretudo, de vossa própria inteligência.

À proporção que vós desconfiados de vossa própria inteligência, muito mais inteligentes vos tornais.

Se vós falardes bem de vós às outras pessoas, elas duvidarão de vós.

Se vós falardes mal delas, elas suporão que vós sois piores do que elas.

Fazei do silêncio o vosso melhor amigo, pois ele sempre vos será leal.

A lealdade do silêncio é forte, sólida e indestrutível; e sábias são as pessoas que são amigas do silêncio.

Aprendei a cultivar as pequenas alegrias, para que alcanceis a grande felicidade.

Se perderdes a oportunidade de que cultiveis as pequenas alegrias, jamais experimentareis a grande felicidade.

Sábias são as pessoas que interpretam os símbolos escritos em tudo o que as circunda.

Entendei que em tudo o que vos circunda há inúmeros símbolos, e é preciso que tenhais ampla e profunda sabedoria para que vós os interpreteis.

Nunca vos deixeis levar pelas pessoas invejosas, porque elas são inferiores a vós.

As pessoas que se deixam dominar pela inveja, corroboram a todo o mundo a sua inferioridade.

Não temais as pessoas barulhentas, pois as suas intenções são bem visíveis, independentemente de serem boas ou más.

Temei as pessoas que agem em silêncio, pois elas são extremamente perigosas.

Em vez de reclamardes das trevas, procurai sempre a luz.

Apegai-vos sempre à luz, para que as trevas não vos atormentem.

À proporção que vós prestigiais o adulador, mais o adulador viverá às custas do que lhe dizeis.

Afastai de vós o adulador, pois ele se alimenta a própria mentes com o que vós fazeis e dizeis e vos expõe a toda sorte de constrangimento.

Em vez de revidardes as pedradas de vossos inimigos, usai cada pedra na construção de vosso castelo.

Sábias são as pessoas que usam as pedras que lhes são jogadas por seus inimigos, para que construam um sólido castelo.

É verdade que quaisquer pessoas podem cair num erro; entrementes, a pior idiotice que cometem é esta: a perseverança no erro.

Todas as pessoas têm propensão para que cometam erros; entrementes, as pessoas se tornam idiotas, quando perseveram no erro.

Cuidado com o vosso ódio, pois ele pode despertar as vossas mágoas e instigar-vos a praticar o mal.

Cultivai sempre o vosso amor, para que ele vos arranque as vossas mágoas e vos instigue a praticar o perdão.

À proporção que vós ignorais as pessoas que não vos fazem bem, mais elas fracassarão contra vós.

Quereis ver o fracassos de vossos inimigos? Aprendei a ignorá-los.

A verdade pode ser amarga e provocar dores na alma, mas ela tem o poder de curar as pessoas de seus males.

A mentira pode ser doce e prazerosa para a alma, mas ela tem o poder de afogar as pessoas no mar da desonra.

Jamais desistais de lutar pelos vossos sonhos, mas tendes de parar de insistir naquilo que vós é desfavorável.

Se vós não quereis desistir de vossos sonhos, parai de insistir naquilo que vos pode prejudicar.

Se insistirdes em buscar o progresso por meio do caminho fácil e rápido, o fracasso será o vosso acoimamento.

Se persistirdes em percorrer o caminho árduo e longo, o sucesso será a vossa recompensa.

Compartilhai a vossa vivência com as pessoas que amais; assim, mostrareis que sabeis viver com alegria.

À proporção que vós compartilhais a vossa vivência com as pessoas que amais, mais alegria de viver vós tendes.

Muitas pessoas aplaudem as vossas conquistas; entrementes, pouquíssimas pessoas reconhecem os vossos esforços para que as obtenhais.

Muitas pessoas querem conquistar as vitórias, mas poucas pessoas estão dispostas a sacrificar-se por elas.

O vosso conhecimento vos será essencial, se vós o aplicardes em prol de vós e de outras pessoas.

Aplicai o vosso conhecimento em prol de vós e de outras pessoas; assim, o vosso conhecimento terá essencialidade.

Se quiserdes chegar ao vosso objetivo, tereis de planejar a vossa caminhada, independentemente de ponto de partida.

Não vos preocupeis com o ponto de partida, para que chegueis ao vosso objetivo; planejai bem a vossa caminhada.

A vossa luta pode ser cruciante, mas lembrai-vos de que vossa luta é que vos levará à vitória inconteste.

Se almejais a vitória, tendes de lutar muito contra todos os vossos inimigos e contra todas as dificuldades; assim, vencereis.

Um beijo, um abraço e um toque podem ser impedidos pela distância; mas a distância jamais impedirá o vosso sentimento, pois o mesmo é muito forte e resistente.

Não vos contristeis por causa da distância que impede um beijo, um abraço e um toque; regozijai-vos do vosso sentimento que é forte e resistente e imune à distância.

O mundo será muito melhor e mais deleitoso, quando as pessoas entenderem que são diferentes umas das outras e cultivarem o amor, o respeito e a empatia.

Aprendei a cultivar o amor, o respeito e a empatia entre vós; assim, evoluireis e vivereis em paz.

Vós sois livres para que façais vossas escolhas; entrementes, tendes de lembrar-vos de vossas escolhas é que vos fazem.

Atentai-vos bem a isto: fazei as vossas escolhas conforme os vossos interesses, mas nunca vos esqueçais de que vos fazem as vossas escolhas, conforme os interesses delas.

Não vos lamurieis pelos erros que cometestes no passado, mas fazei deles um aprendizado inconteste, com o fito de que alcanceis sabedoria no presente.

Se vós reconhecerdes os vossos erros do passado, alcançareis sabedoria em abundância no presente.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 30/06/2021
Código do texto: T7289644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.