PROVÉRBIOS DO INTELECTO 14

Fazei o que queirais fazer sem pressa, mas sempre otimizando o vosso tempo, para que vós não vos percais na vossa pressa.

Não permitais que a vossa pressa desperdice o vosso tempo; otimizai o vosso tempo, para que façais o que queirais fazer sem pressa.

É em momentos difíceis que vós aprendeis a conhecer o melhor de vós e o pior de outras pessoas.

Não vos contristeis pelos momentos difíceis pelos quais passais, pois vos ensinam a conhecer o melhor de vós e o pior de outras pessoas.

Sede o que vós credes, falai do que vós apreciais, retende o que procurais, ensinai o que vós aprendeis.

Bem aventuradas são as pessoas que são o que crêem, falam do que apreciam, retêm o que procuram e ensinam o que aprendem.

As pessoas que têm o péssimo hábito de jogar espinhos na estrada, terão de lembrar-se de calçar os pés ao percorrerem a estrada.

Calçai sempre os vossos pés, para que não corrais o risco de que os perfureis.

Se vós tendes problemas, empenhai-vos, para que encontreis uma solução, em vez de que encontreis uma desculpa para que fujais dos problemas.

Lembrai-vos de que para todo problema existe sempre uma solução. Desculpas não resolvem problemas.

Respeitai todas as pessoas, independentemente de vós gostardes delas ou não gostardes delas.

Vós tendes o direito de que gosteis das pessoas ou de que não gosteis das pessoas, mas tendes o dever de que as respeiteis.

Superai todos os obstáculos, um a um, não importa quão incomensuráveis sejam tais obstáculos.

Os obstáculos são incomensuráveis? Regozijai-vos, porque a vossa vontade de vencê-los é muito maior que eles.

Quaisquer pessoas se tornaram melhores, se elas evoluirem ora de modo rápido, ora de modo lento.

Não importa quão rápida ou lenta seja vossa evolução; não cesseis de evoluir jamais; assim, tornar-vos-eis pessoas melhores.

Aprendei sempre a agir com sabedoria; se vós o fizerdes, curar-vos-eis de todos os vossos problemas.

Vós nunca vos sereis imunes aos problemas; se souberdes agir com sabedoria, conseguireis resolvê-los.

Quando as pessoas cultivam a excelência em tudo o que fazem, vivem imunes a toda sorte de intempéries.

As pessoas que cultivam a excelência em tudo o que fazem, nunca são comuns, porque estão muito acima das circunstâncias.

É preciso que vós someis os vossos esforços dia após dia, para que saboreeis abundantemente o sucesso.

Repetí os vossos esforços todos os dias, e não vos esqueçais de que os someis, até que vós atinjais o ápice do sucesso.

Para que tenhais um futuro tranquilo e maravilhoso, fazei hoje o que tendes de fazer de modo eficaz e veraz.

Se vós praticardes o bem às outras pessoas de modo veraz e incondicional, vivereis em paz no presente e, sobretudo, no futuro; se vós praticardes o mal às outras pessoas de modo proposital, o remorso vos aterrorizará não só no presente mas também no futuro.

Não temais os grandes obstáculos jamais, pois a vossa vontade de vencê-los é maior que eles.

Quando vós vos deparardes com os grandes obstáculos, mostrareis quão maior é a vossa vontade de vencê-los.

À proporção que vós vos relacionais com pessoas mais inteligentes que vós, tornar-vos-eis pessoas muito melhores.

As pessoas atingirão o ápice da evolução e da perfeição, quando aprenderem a relacionar-se com pessoas mais inteligentes que elas.

Existem três grandes professores que ensinarão três grandes lições para vós: os faladores, os intolerantes e os maledicentes: os primeiros vos ensinarão a exercer o silêncio, os segundos vos ensinarão a serdes tolerantes e os terceiros vos ensinarão a exercer a benevolência.

Aprendei com os faladores a exercer o silêncio, aprendei com os intolerantes a exercer a tolerância e aprendei com os maledicentes a exercer a benevolência.

Quando tiverdes capacidade de que observeis sem que julgueis, conseguireis provar que a vossa inteligência é elevada.

À proporção que as pessoas conseguem observar sem julgamento, mais elevada é a inteligência delas.

Quando as pessoas insistem em apegar-se à mentira, cairão em descrédito quando começarem a falar a verdade.

Se andardes no caminho da verdade, estareis bem imunes à mentira; e se andardes no caminho da mentira, caireis nas armadilhas do descrédito e da desonra.

Apreciai tudo o que é belo e majestoso, sem que vós vos apegueis a isso; assim, jamais sofrereis.

Não vos apegueis a tudo o que vós aprecieis, para não corrais o risco de que sofrais.

Sábias são as pessoas se calam, para que ouçam o que precisam ouvir.

Fazei um pacto forte com o silêncio, para que a vossa sabedoria vos guarde dos perigos da insensatez.

As pessoas podem até adiar os seus planos por muito tempo, mas o tempo jamais adiará os seus planos, sobretudo, se tais planos são referentes a tais pessoas.

Aprendei a compreender o tempo, pois o tempo jamais adiará os seus planos por nada; o tempo cumpre tudo o que planeja, quer vós queirais, quer vós não queirais.

Lembrai-vos sempre das pessoas que dedicam parte de seu tempo, para que vos ajudeis.

Agradecei a todas as pessoas que se empenham muito para que vos ajudeis.

Preferí fazer pouco e bem o que tendes de fazer, a fazer muito e mal o que tendes de fazer.

Entre fazerdes muito e mal o que tendes de fazer e fazerdes pouco e bem o que tendes de fazer, escolhei sempre a segunda opção.

Em vez de reclamardes por ficardes para trás, dai sempre vários passos para frente.

Entre ficardes para trás e derdes inúmeros passos para frente: escolhei sempre a primeira opção.

Em vez de abrirdes a boca para que critiqueis as pessoas que cometeram erros, abrí-lhes os vossos braços para que tais pessoas se sintam aliviadas de suas culpas pelos erros cometidos.

Se as pessoas necessitarem de consolo para que se sintam aliviadas de suas dores, não as castigueis por meio da censura; dai-lhes somente o vosso amor por meio do vosso abraço.

Se tendes um sonho, é preciso que luteis muito por ele; se assim o fizerdes, o vosso sonho será realizado.

Lutai muito e sem cessar pelos vossos sonhos, para que os realizeis.

O mundo está à mercê de trilhões de vírus, mas há um vírus mais perigoso que eles: a maldade.

Dentre os trilhões de vírus que têm assolado o mundo, tende muito cuidado com um vírus que é bem pior que eles: a maldade.

Se vós vos deparardes com pessoas que se recusam a mudar de opinião e de assuntos, tereis de afastar-vos delas, pois são pessoas fanáticas.

Existem dois modos de identificar uma pessoa fanática:

1-Quando não muda de opinião;

2-Quando não muda de assunto.

É preciso que tenhais muito cuidado com as palavras, pois elas podem ser a cura para inúmeras feridas e, outrossim, podem provocar feridas terriveis e letais.

As palavras, quando são bem usadas, podem ser a cura para todos os males; entrementes, quando são mal usadas, podem provocar toda sorte de feridas.

Se quereis manter a vossa paz sempre preservada, aprendei a ignorar as opiniões de outras pessoas e seguí sempre as vossas próprias opiniões.

As pessoas que ignoram as opiniões de outras pessoas e seguem as suas próprias opiniões, conseguem manter sempre preservada a sua paz.

-Sede prudentes em vosso ânimo;

-Silenciai a vossa língua;

-Tende amor-próprio.

Se vós seguirdes tais lições, sereis pessoas melhores e mais sábias.

Se vós fordes prudentes em vosso ânimo, silenciardes a vossa língua e tiverdes amor-próprio, mostrareis a todo o mundo que sois pessoas melhores e mais sábias.

Quereis dar utilidade ao vosso conhecimento? Tendes de aplicá-los em prol de outras pessoas; assim, tornar-vos-eis pessoas melhores.

As pessoas se tornam superiores, quando aplicam o seu conhecimento para que melhorem a vida das outras pessoas.

Assim como pequenos ladrões cometem pequenos roubos até que cheguem a grandes roubos que os transformam em grandes ladrões, os pequenos erros que cometeis se transformarão em grandes erros, se insistirdes em cometê-los.

Se cometestes pequenos erros, cessai de fazê-lo, antes que se transformem em grandes erros.

Não vos lamenteis pelas feridas que acumulastes ao longo de vossas vidas, pois elas são vossas medalhas conquistadas por vós nas batalhas que enfrentastes e vencestes.

Regozijai-vos de todas as batalhas que enfrentastes e vencestes. Mais que isso. E as medalhas que tendes de mostrar a todo o mundo são estas: as vossas feridas.

É preferível que vos refresqueis com uma gota de sabedoria a que vos afogueis no oceano da ignorância.

Em vez de que vos mergulheis no oceano da ignorância, refrescai-vos com uma gota de sabedoria.

Para que vós fujais do abismo, tendes de aprender a voar.

Criai as vossas próprias asas, antes que o abismo vos engula.

Se tiverdes dúvidas sobre tudo o que vos circunda, recorrei sempre à verdade.

Bem aventuradas são as pessoas que sempre se apegam à verdade, pois ela as imuniza contra toda sorte de dúvidas.

Segundo as pessoas ignorantes, tudo o que diz um filósofo é absurdo; segundo as pessoas sábias, tudo o que diz um filósofo é instrutivo.

Se quereis alcançar a evolução, ouví os sábios; se quereis permanecer na involução, ouví os ignorantes.

Não vos esforceis para que liberteis as pessoas de suas correntes, se elas insistem em venerar tais correntes.

Para que vós liberteis as pessoas de suas correntes, certificai-vos de que elas queiram ser libertadas de tais correntes.

À proporção que as pessoas se convencem de que podem ser enganadas, mais atentas aos enganos se tornam.

Quando as pessoas não se convencem de que podem ser enganadas, os que são espertos sempre as enganarão.

Em vez de outras pessoas exercerem o vosso pensamento por vós, exercei o vosso próprio pensamento.

Quando as pessoas insistem em não pensar, correm o risco mais vexatório de que outras pessoas pensem por elas.

Existem três caminhos para que vós tenhais ampla sabedoria: refletí, refletí e refletí.

À proporção que as pessoas refletem muito sobre o que as circunda, mais sábias se tornam.

Se os vossos inimigos vos odeiam, respondei-lhes com o vosso amor.

Se os vossos inimigos não querem o vosso amor, respondei-lhes com a vossa indiferença.

Não vos supreendeis se a vossa evolução desagrada às outras pessoas, pois elas não conseguem libertar-se da própria ignorância.

Quando as pessoas se acostumam com a ignorância, ofendem-se com a evolução de outras pessoas.

Se as outras pessoas insistem em que não ajudar a si mesmas, não desperdiceis o vosso tempo com elas.

Antes que vós ajudeis as outras pessoas, certificai-vos de que elas queiram ajudar a si mesmas.

Em vez de esperardes que outras pessoas busquem a vossa felicidade, buscai a vossa própria felicidade.

Enquanto as pessoas preguiçosas esperam que outras pessoas lhes buscam a felicidade, as pessoas sábias sempre se empenham em buscar a própria felicidade.

Determinadas são as pessoas que, para que atinjam os seus objetivos, não esperam a tempestade passar, mas seguem em frente, mesmo que chova forte.

Não espereis a tempestade passar, segui em frente, mesmo que chova forte; assim, alcancareis os vossos objetivos.

Em vez de vós vos aquecerdes por meio da lenha cortada por outras pessoas, cortai a vossa própria lenha; assim, aquecer-vos-eis muito mais por meio delas.

Vós podeis aquecer-vos por meio da lenha cortada por outras pessoas; mas vós vos aquecereis muito mais por meio da lenha cortada por vós.

Às vezes, é melhor que vós fiqueis em silêncio, porque muitas pessoas não compreendem o que dizeis ou fazeis. Mais que isso. É muito melhor que as pessoa não mereçam saber o que dizeis ou fazeis.

Se as outras pessoas não compreendem o que dizeis ou fazeis, ficai em silêncio, porquanto as outras pessoas não merecem saber o que dizeis ou fazeis.

Quanto mais as pessoas insistem em viver no passado, mais deprimidas ficam; quanto mais as pessoas insistem em viver no futuro, mais ansiosas ficam; quanto mais as pessoas insistem em viver no presente, mais em estado de paz ficam.

Não insistais em viver no presente, para que não tenhais depressão; não insistais em viver no futuro, para que não tenhais ansiedade. Mais que isso. Vivei no presente; assim, tereis paz em abundância.

Para que o vosso silêncio seja perfeito, falai somente o que é preciso que faleis.

À proporção que falais o que é preciso que faleis o vosso silêncio atinge o ápice da perfeição.

Se vós tendes sonhos, desejos e planos, lutai por eles sem cessar; assim, vencereis.

Quando as pessoas lutam pelos seus sonhos, pelos seus desejos e pelos projetos, torná-lo-ão, decerto, grandiosa realidade.

Atentai-vos bem a isto: a verdade pode até ser amarga como o fel, mas ela é a cura para todos males da mente; a mentira pode até ser doce como o mel, mas ela arrasta qualquer pessoa à ruína.

Se a verdade vos provoca inúmeras dores, não vos contristeis, pois ela vos curará de vossas angústias; e fugí da doçura da mentira, pois ela é o caminho que conduz à ruína.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 30/06/2021
Código do texto: T7289645
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.