PROVÉRBIOS DO INTELECTO 15

Uma pessoa sábia pensa muito antes de dizer o que tem de dizer.

Uma pessoa tola diz sempre o que não pode dito.

Cessai de queixar-vos dos problemas encontrados por vós. Encontrai soluções para que resolvais os problemas.

Lembrai-vos de que todos os problemas do mundo têm soluções; logo, não vos queixeis.

É preferível que tenhais pouquíssimos amigos verdadeiros que estarão ao vosso em todos os momentos a que tenhais muitos amigos falsos que vos abandonarão na vossa tribulação.

Para que vos gabardes por causa dos muitíssimos amigos que tendes? Lembrai-vos de que é na tribulação que vós sabeis quem são os vossos amigos de verdade.

O vosso direito à liberdade é inconteste e inviolável; mas lembrai-vos muito bem disto: a liberdade exige que sejais responsáveis pelos vossos atos.

Para que terdes medo da liberdade? Acalmai-vos, pois a liberdade é um tesouro de valor superlativo. Aprendei a valorizar a vossa liberdade com responsabilidade; assim, vivereis muito bem e em paz.

Quando as pessoas vacinam a mente por meio da sabedoria, a ignorância cai por terra.

Quanto mais sábias as pessoas são, mais imunes à sabedoria se tornam.

Para que uma conversa entre as pessoas seja qualitativa e construtiva, é preciso que elas definam os melhores termos que elas vão usar.

À proporção que as pessoas usam os melhores termos, melhores conversas terão com outras pessoas.

Movei-vos sem cessar; assim, conseguireis mover o mundo.

Quereis mover o mundo? Tendes de mover-vos sem cessar.

Por que o mundo está repleto de erros e perigos? Porque as pessoas insistem em tolerar tudo.

Enquanto as pessoas não cessarem de tolerar tudo, os erros e os perigos continuarão a ser preponderantes no mundo.

Muitas pessoas têm medo de deparar-se com a verdade, porque a verdade, inesperadamente, destrói todas as ilusões que elas cultivam.

À proporção que as pessoas tentam fugir da verdade, mais forte se torna o domínio da verdade sobre elas.

Quereis que as pessoas se espelhem em vós? Sede um excelente exemplo para elas.

Se vós fordes um excelente exemplo para as outras pessoas, elas se espelharão em vós.

Quando aprenderdes a ter controle absotuto de tudo, tereis plena capacidade de ordenação.

À proporção que tiverdes controle absoluto de tudo, mais capacidade de ordenação tereis.

O maior defeito de uma pessoa ignorante é este: cometer erros e queixar-se das outras pessoas, em vez de admitir os seus erros.

A virtude de uma pessoa sábia é esta: cometer erros, admitir os seus erros e queixar-se de si mesma.

Se, porventura, vós não quereis que os maus governantes vos governem, esforçai-vos para que façais um governo melhor.

Quando as pessoas aprendem a escolher os governantes, não correm risco de que caiam nas mãos de opressores.

Uma pessoa sábia sempre tem argumentos para explicar o seu parecer.

Uma pessoa ignorante, por falta de argumentos, recorre à violência para impor o seu parecer.

Não basta que mostreis a todo o mundo que sois humildes; tendes de praticar a humildade incessantemente.

A vossa humildade só fará sentido, quando aprenderdes a praticá-la.

É preciso que vós trateis as pessoas com gentileza; senão, será tarde demais para que o façais.

Sede sempre gentis para com as pessoas, para não corrais o risco de que o façais tardiamente.

Se as pessoas vos derem a ausência, retribuir-lhe-eis com o olvido.

O vosso olvido é a melhor recompensa que podeis dar às pessoas que vos dão a ausência delas.

Quereis provar que tendes coragem? Aprendei a desculpar-vos. Quereis provar que sois fortes? Aprendei a pedir perdão. Quereis provar que sois felizes? Aprendei a esquecer tudo o que passou.

A pessoa nunca será corajosa, se não aprender a desculpar-se. A pessoa nunca será forte, se não aprender a pedir perdão. A pessoa nunca será feliz, se não aprender a esquecer tudo o que passou.

As batalhas se tornam mais difíceis, quando as pessoas são muito covardes.

E quando as pessoas ficam mais fortes, as batalhas ficam mais fáceis.

Se, porventura, tendes de dizer o que precisais dizer, dizei somente o que é preciso que vós digais.

Quando vós dizeis o que é necessário, as pessoas absorvem bem o que dizeis.

Se vós mantiverdes a vossa luz sempre acesa, as pessoas que vos circundam ficarão bem aquecidas.

As pessoas precisam de vossa luz, para que não morram de frio; por isso, não apagueis jamais a vossa luz.

Enquanto o capitalismo prega a distribuição injusta de todas as riquezas, o socialismo e o comunismo pregam a distribuição justa da miséria.

O fito do capitalismo é o acúmulo incondicional de todas as riquezas, e o fito de socialismo e do comunismo é o acúmulo incondicional da miséria.

Felizes são as pessoas, cuja mente está em paz, pois até os tormentos conseguem dominar.

Quando as pessoas têm a mente tranquila, até os tormentos se prostram a elas.

Lembrai-vos de que valorizeis as pessoas que vos amam e que vos valorizam, independentemente de que tenhais fama ou estejais no ostracismo.

A beleza pode até atrair as pessoas, mas o que conquista o coração das pessoas é a dignidade.

Não permitais que as dificuldades vos instigueis a desistir de vossa caminhada. Animai-vos e seguí sempre adiante.

As pessoas jamais estarão imunes às dificuldades; sábias são as pessoas que fazem que as dificuldades as fortaleçam, para que elas busquem os seus objetivos.

O único remédio capaz de livrar o planeta do ódio é este: o amor.

Permiti que o amor seja o condutor de vossa vida; assim, o ódio jamais o dominará.

É preciso que vós sigais sempre adiante, mesmo que os problemas vos atormentem.

Não permitais que os problemas vos impeçam de que sigais adiante. Mesmo que os problemas vos atormentem, tendes de seguir adiante sempre.

É óbvio que vós não tendes nenhuma obrigação de que ajudeis as pessoas; logo, não as maltrateis.

Quando quiserdes ajudar as pessoas, ajudá-la-eis; quando não quiserdes ajudar as pessoas, não as maltratareis.

Permiti que a alegria conduza a vossa vida, pois é a alegria que faz que vós sejais o que sois.

Sede o que sois com muita alegria, pois a alegria em abundância é que vos fará que tenhais paz em abundância.

Se, porventura, quereis que a luz ilumine o vosso caminho, lembrai-vos de acender a luz para outras pessoas.

Iluminai os caminhos de outras pessoas; assim, iluminareis os vossos caminhos.

Alegrai-vos pela alegria das outras pessoas e chorai com as pessoas que choram e ajudai as pessoas que precisam de ajuda. Se o fizerdes, entendereis o que é o amor.

A grandeza do amor consiste em alegrar-se pela alegria das pessoas, em chorar com as pessoas que choram e ajudar as pessoas que precisam de ajuda.

À proporção que o povo adquire muitos conhecimentos, o medo e o desespero se apoderam dos poderosos.

Quanto mais conhecimentos o povo adquire, mais independentes dos povos se tornam.

Se quereis estar bem convosco, cessai de dar atenção às pessoas que vos fazem mal.

Se continuardes a dar atenção às pessoas que vos fazem mal, sereis bem piores que tais pessoas.

O maior passo que as pessoas têm de dar, para que alcancem a perfeição é este: as pessoas têm de entender que são imperfeitas.

Quando as pessoas reconhecem que são imperfeitos, estão mais próximas do ápice da perfeição.

O melhor remédio contra a ignorância é este: a sabedoria.

O melhor remédio para aprofundar a sabedoria é este: o amor.

Para que sofrerdes por causa das vossas angústias? Permiti que as vossas angústias vos mostram que dentro de vós estão as respostas que tanto procurais.

As angústias podem até atormentar-vos; mas é por meio delas que encontrareis as respostas sobre vós; e tais respostas estão dentro de vós.

Não basta que vós entendais o que é o amor; vós tendes de sentí-lo plenamente por meio de vosso coração.

Quereis saber sobre a plenitude do amor? Aprendei a sentí-lo profundamente por meio do vosso coração.

As pessoas que se apegam à verdade num mundo onde a mentira prevalece, podem até sofrer nas mãos dos mentirosos; mesmo assim, mantêm firmes e fortes na benevolência e preservam a higiene mental.

Embora vós vos depareis com a mentira preponderante no mundo, jamais desistais de apegar-vos à verdade, pois a verdade é o caminho mais seguro que vos levará à liberdade.

A sabedoria, quando não é utilizada em prol das outras pessoas, perece no lamaçal do obscurantismo.

De que adianta vós adquirirdes sabedoria, se vós usais em prol de vós e de outras pessoas? Tendes de usar a vossa sabedoria em prol de vós e de outras pessoas, para que ela não pereça no obscurantismo.

Não vos envergonheis por que vós não vencestes uma batalha. Orgulhai-vos, porque vós lutastes do princípio ao fim.

As pessoas não têm de sentir tristeza por causa de uma derrota na guerra. Pelo contrário. Elas têm de sentir vergonha de si mesmas, porque não se empenharam na luta pela vitória.

Quereis ajudar as pessoas de modo nobre e justo? Instigai as pessoas, para que elas façam o que têm de fazer por elas mesmas.

Se vós instigais as pessoas a que façam o que têm de fazer por elas mesmas, ajudá-las-eis a alcançar a perfeição.

Se vós pensardes antes de que ajais, evitareis toda sorte de erros.

Se vós agirdes sem que penseis, cometereis múltiplos erros.

Em vez de insistirdes em que sejais o que vós dizeis, sede o que vós fazeis.

Se vós fordes o que vós dizeis, envergonhar-vos-eis; se vós fordes o que vós fazeis, evoluireis.

As pessoas que demonstrarem que têm capacidade de compreender as perguntas, saberão encontrar as melhores respostas.

Se tendes dificuldades para que encontreis as respostas, compreendei melhor as perguntas.

Quereis preservar a vossa saúde mental? Aprendei a dominar os sentimentos ruins e a expulsá-los de vós.

Não permitais que os sentimentos ruins embotem a vossa mente; assim, mantereis a vossa mente sempre pura e sempre saudável.

Muitas pessoas conseguem tornar-se pessoas de sucessos; mas pouquíssimas pessoas conseguem tornar-se pessoas de valor.

É preferível que vós vos torneis pessoas, seguindo a vossa própria consciência a que vós torneis pessoas de sucessos, satisfazendo os caprichos insanos da multidão.

Dentre todos os remédios que recorreis contra toda sorte de doença existe um remédio superior a todos eles ao qual podeis recorrer para que, de fato, não adoeçais: o amor.

As pessoas que praticam ininterruptamente o amor entre elas, não adoecem jamais.

À proporção que as pessoas falam demais, mais os problemas delas se multiplicam.

Se quereis que os vossos problemas cessem de uma vez, aprendei a falar o que tendes de falar e a calar-vos quando tendes de calar-vos.

De que adianta vos armardes para a guerra, se vós não acreditardes na vossa vitória?

Armai-vos bem para a guerra. E mais. Acreditai, fervorosamente, na vossa vitória na guerra.

À proporção que as crianças não são educadas no presente, os adultos é que serão punidos no futuro.

Para que os adultos não sejam punidos no futuro, é que preciso que vós eduqueis as crianças no presente.

À proporção que as pessoas se mantêm distantes da verdade, mais as pessoas odeiam a verdade e os que a revelam.

Por que as pessoas têm tanto ódio pela verdade? Porque as pessoas preferem manter-se distantes da verdade.

À proporção que o povo estreita laços vergonhosos com um governo opressor, mais tal governo se fortalecerá e fará o mal para tal povo.

Se um governo faz o mal ao povo, é porque o povo aceitou ser cúmplice do governo opressor.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 30/06/2021
Código do texto: T7289646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.