O Louco

Na terra dos covardes um louco ousa questionar :

- porque vemos a maldade e não fazemos nada. grita no meio da multidão dos covardes.

Todos se viram em sua direção e declaram :

-Ora o'que poderíamos fazer, as coisas são assim mesmo, a maldade dominou o mundo.

O louco com o semblante carregado de repulsa pela resposta que ouviu esbravejou :

- dominou o mundo ou apenas os vossos corações ?

Os covardes, como é típico de sua classe, respondem em uníssono :

- O mundo com toda certeza, os nossos corações reconhecem o mal, por ser estranho e não habitar o nosso interior, pois todo aquele que o mal é natural, sempre julga estar fazendo o bem e não enxerga a verdade de sua conduta.

Então o louco começa a bater em sua face e a emitir sons que um animal enfurecido produziria, e depois de terminar o seu flagelo se dirigiu novamente aos covardes :

- sois astutos em desviar da responsabilidade que lhes cabe, pois como dizem, o bom homem reconhece o mal e o mal homem julga ser bom, sendo assim os maus o são por ignorância, os bons por consciência.

Parou com o rosto contorcido de raiva, tomou fôlego e bradou com fúria dobrada :

- Vês covardes como é patente a vossa obrigação? Não é o dever de quem conhece a verdade, mostrar o caminho aos seus semelhantes ? Como pode alguém ver seu irmão em meio à escuridão completa e lhe negar a luz ?

Os covardes ouvindo isto, logo se afastaram apressados, murmurando entre si :

- Ora porque perdemos tempo ouvindo este louco, será que ele não vê que o mundo está perdido ? Por quê ajudar aqueles que se encontram na escuridão ? Se estão lá é por sua própria culpa, o'que temos com isso.

O louco foi deixado só pela multidão dos covardes, sua boca se contorceu de mágoa, seus olhos começaram a verter lágrimas copiosamente e então com a voz embargada de tristeza falou :

- Ora eu sempre esqueço onde estou, esta é a terra dos covardes, onde a coragem sempre é confundida com á loucura.

Antíloco
Enviado por Antíloco em 19/07/2022
Reeditado em 19/07/2022
Código do texto: T7563213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.