"ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA”

"A Persistência da Natureza: O Poder da Água e da Floresta"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" nos convida a refletir sobre o poder da persistência e da paciência. Neste texto, vamos explorar como a água e a floresta, juntas, são capazes de moldar e transformar o ambiente ao longo do tempo.

 

DESENVOLVIMENTO

A água é um elemento fundamental para a vida e desempenha um papel crucial na formação e na transformação da paisagem. Através da sua ação constante e paciente, a água molda as rochas e cria vales, rios e cachoeiras. Essa persistência nos mostra que mesmo algo aparentemente frágil, como a água, pode ter um impacto significativo quando aplicada de forma consistente e contínua.

 

Assim como a água, a floresta também possui um poder transformador. Ao longo de décadas e séculos, as árvores crescem, expandem suas raízes e se estabelecem firmemente no solo. Suas raízes, ao se infiltrarem nas fendas das rochas, exercem uma pressão constante, contribuindo para a sua fragmentação. Esse processo, conhecido como intemperismo biológico, é um exemplo do poder da natureza em modificar o ambiente.

 

A floresta também exerce um papel importante na regulação do ciclo hidrológico. As árvores capturam e armazenam a água da chuva, permitindo sua infiltração gradual no solo e evitando a erosão. Além disso, a cobertura vegetal da floresta atua como um filtro natural, purificando a água que flui pelos rios e córregos.

 

O ditado popular nos lembra que, mesmo diante de obstáculos aparentemente insuperáveis, a persistência pode levar ao sucesso. A ação constante da água e a força da floresta nos mostram que mesmo as coisas mais difíceis podem ser superadas com paciência e determinação.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até fura" nos ensina sobre a persistência e o poder transformador da natureza. Assim como a água molda as rochas ao longo do tempo, a floresta exerce sua influência no ambiente, modificando paisagens e regulando o ciclo da água. Que possamos nos inspirar na natureza e aplicar a persistência e a paciência em nossas vidas, enfrentando desafios com determinação e confiando na capacidade de superação. Assim como a água e a floresta, poderemos alcançar resultados surpreendentes e duradouros.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.