"AMOR CONFESSO
Penitence Ilustrações, Vetores E Clipart De Stock – (112 Stock  Illustrations)
Meu verso é uma declaração, 
D'um amor sincero por você,
Q'ele chegue ao seu coração,
Com a vontade de me querer.
=================================
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",  meu projeto literário encerrado em 10/10/2020". Ou seja: com o mesmo "layout" nas homenagens biográficas de personalidades da literatura mundial e brasileira, além de autores de outros campos e lados artísticos. As quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos rimados ou não, mas geralmente rimando o segundo com o quarto. Diferentemente das trovas que foram opcionalmente tituladas por mim, as quadras também serão apresentadas com títulos livres, mas permitidos pelas regras no presente caso. Esse novo trabalho começará sequencialmente com o número um em romanos, mas sem a necessidade do compromisso diário em suas postagens. As publicações serão de acordo com o meu momento de criação, sempre acompanhadas da biografia e do pensamento do personagem homenageado. Isso será exposto logo após estes esclarecimentos, como vemos a seguir:  
 
QUADRA PERFILADA (XIII) HOMENAGEADO: 
Oliveira Viana – Wikipédia, a enciclopédia livre
OLIVEIRA VIANNA (1883/1951)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

UM DE SEUS PENSAMENTOS: 
"Nós não somos senão uma coleção de almas, que nos vêm do infinito do tempo."

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Francisco José de Oliveira Viana foi um professor, jurista, historiador e sociólogo brasileiro natural de Saquarema, Rio de Janeiro. Filho do coronel Francisco José de Oliveira Viana e Balbina Rosa de Azevedo. Em 1900, concluiu seus estudos no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Cinco anos depois, em 1905, se formou em direito pela Faculdade Nacional de Direito. Em 1916 se tornou professor da Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro. Como jurista se especializou no direito do trabalho. Em 1924 se tornou membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em 1937 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. A partir de 1932 trabalhou com Lindolfo Collor, Ministro do Trabalho, para elaborar legislação trabalhista. Trabalhou com o governo até 1940 quando foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União, cargo que ocupou até morrer em 1951. Oliveira Viana acreditava que o liberalismo encontrado no pensamento europeu e anglo-saxão não tinha cabimento no Brasil. Havia uma incompatibilidade entre o Brasil real e o Brasil legal construído na primeira República. Oliveira Viana achava as causas dessa incompatibilidade na ausência de solidariedade social do povo brasileiro. Escreveu no livro Populações meridionais do Brasil: Em síntese, o povo brasileiro só organiza aquela espécie de solidariedade que lhe era estritamente necessária e útil - a solidariedade do clã rural em torno do grande senhor de terras. Todas essas outras formas de solidariedade social e política - os "partidos", as "seitas", as "corporações", os "sindicatos", as "associações", por um lado; por outro, a "comuna", a "província", a "Nação" - são, entre nós, ou meras entidades artificiais e exógenas, ou simples aspirações doutrinárias, sem realidade efetiva na psicologia subconsciente do povo.  Oliveira Viana arguiu que o Brasil precisaria de uma construção política adequada às suas circunstâncias específicas. Encontrou no elitismo e corporativismo a solução que lhe parecia ideal. Suas ideias influenciaram as leis trabalhistas promulgadas por Vargas e também a estrutura do Estado Novo (1937-1945). Oliveira Viana foi influenciado pela ideia que a evolução da sociedade seguia regras similares à evolução de organismos biológicos. Acreditava na influência do clima, geografia e "raça" na formação de um povo. Também acreditava na hierarquia de raças, no darwinismo social, uma ideia propagada por pensadores que o influenciaram como Gustave Le Bon. Assim, foi um dos ideólogos da eugenia racial no Brasil. Combateu a vinda de imigrantes japoneses para o Brasil e, ao integrar o Estado Novo, participou ativamente para que fossem negados vistos a judeus que fugiam do Holocausto. Ficou conhecido pela autoria de frases como “os 200 milhões de hindus não valem o pequeno punhado de ingleses que os dominam” e “o japonês é como enxofre: insolúvel” e ainda “o partido é o presidente” se referindo a Getúlio Vargas. O Colégio em homenagem a Oliveira Viana foi fundado em 08 de agosto de 1952 e está localizado na Rua Professor Souza, no distrito de Bacaxá, na cidade de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro. O escritor deixou um grande acervo de obras versando sobre o direito trabalhista, além de outras como grande historiador que foi na sua vida literária.
--------------------------------------------- 

================================
Abraços
================================


Interações (meus agradecimentos):

28/11/20 15:24 - Uma Mulher Um Poema
Sem medo de me entregar,
Declaro meu amor na poesia,
Conjugo o verbo amar,
Em belas rimas. 
--------------------------------

30/11/20 19:29 - Solano Brum
Não tenho medo do amor...
Amar, sempre me fortalece.
Quando oferto uma flor,
O coração tem o que merece! 
--------------------------------

02/12/20 19:22 - Joselita Alves Lins
As declarações de amor,
Me trazem má recordação.
Só de lembrar causa-me dor
E aperto no meu coração. 
--------------------------------
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 27/11/2020
Reeditado em 02/12/2020
Código do texto: T7121866
Classificação de conteúdo: seguro