N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas
paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e
seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020. Maiores
detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CX)
 
"SINERGIA
Significado de Sinergia Como ela Impacta o nosso Dia a Dia? - José Roberto  Marques - Presidente do IBC Coaching
Querer também é energia,
Que fortalece o nosso ser,
Temos que ter a poesia,
Pra amenizar nosso viver.
================= 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADO:
Uma breve biografia de Isaac Newton | O Baricentro da Mente
ISAAC NEWTON (1643/1727)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Isaac Newton foi um matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor inglês natural de Woolsthorpe Manor, Reino Unido
e que é amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, como uma figura-chave na Revolução Científica Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levou à lei da gravitação universal, a composição da luz branca conduziram à moderna física óptica, na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal. Foi cavaleiro da rainha Ana em 1705 e passou as últimas três décadas de sua vida em Londres, servindo como diretor (1696-1700) e mestre. Em 1727, poucas semanas antes de sua morte, um dos homens mais famosos da época está ocupado queimando caixas cheias de seus manuscritos. O que poderia haver escrito para que fosse necessária tal atitude? Isaac Newton foi o pai da ciência moderna. Ele descobriu o segredo da gravidade. Mas parece que maçãs caindo não estavam no topo de suas prioridades. Newton era capaz de ser absolutamente centrado em alguma coisa e obcecado. Ao mesmo tempo, era uma figura grandemente contraditória. No ano de 1661 o jovem Isaac Newton, com 18 anos, deixa sua casa para cursar a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Em 1664, assisti a palestras do matemático Isaac Barrow e fica bem claro, que mesmo tão moço, é capaz de fazer pesquisas totalmente independentes e originais. Em 1665 a epidemia de peste negra o força a mudar-se para norte, buscando proteção na casa de sua família. Nos dois anos que passa ali, ele inventa o cálculo, faz importantes descobertas em relação à luz e a fatídica maçã supostamente cai, fazendo-o desenvolver a teoria da gravidade. De volta a Cambridge Newton descreve leis fundamentais que governam o universo. Porém manteve tudo em sigilo. Era um ser muito reservado, com poucas relações sociais, convivia com baixa ou nenhuma empatia. Isaac Barrow, seu professor, começa a divulgar alguns trabalhos realizados por Newton e aos poucos a comunidade científica começa a reconhecer o seu talento. Dessa forma Newton ganha atenção da Royal Society, o mais importante grupo de desenvolvimento científico da época. Isaac Newton passa a maior parte do tempo trancado em seu quarto. Fala com poucas pessoas e apenas sai desse isolamento quando seu professor resolve divulgar sua nova criação: Newton havia criado um novo telescópio. Muito menor do que os que haviam na época. Além disso, sua criação resolveu um problema que era conhecido como aberração cromática (cores que se formavam em volta do objeto observado). Essa evolução foi possível graças a utilização de espelhos, no lugar de lentes. Logo Newton divulgou seu estudo revolucionário sobre a luz e a natureza das cores. Por essas obras ele tornou-se reconhecido. Estudos indicam que muitas descobertas científicas de Newton, são frutos de seus trabalhos com alquimia. Por essas questões Newton tomava muito cuidado com essa parte sigilosa de sua vida, as pessoas ainda consideravam alquimia um conhecimento fraudulento. Nos últimos 20 anos de sua vida, Newton passa a estudar profundamente os escritos bíblicos, obcecado por códigos secretos e professais da Bíblia. Passa diariamente horas dissecando textos religiosos. Sobre as escrituras, ele escreve mais do que ciência e alquimia combinadas. A verdade é que se suspeita que o material queimado antes de sua morte é referente a esses estudos ocultos de alquimia e teologia. Newton serviu no parlamento, se tornou presidente da Royal Society e foi condecorado Sir. Depois de 300 anos e estudos, Newton ainda é um desafio para os historiadores da ciência. E certos aspectos de sua biografia mal começam a ser desvendados.
------------------------------------------- 

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

22/04/22 09:02 - Sandra Laurita
Quando juntos estamos
Nossa energia se expande
São sinais que captamos
Desse universo tão grande
---------------------------------
25/04/22 13:12 - Antônio Souza
A Poesia acalma e enobrece
Faz da alma um interlocutor
Pra nos dizer o que favorece
Quando semeamos o amor.
---------------------------------  


 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 13/04/2022
Reeditado em 25/04/2022
Código do texto: T7494650
Classificação de conteúdo: seguro