N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================
QUADRA PERFILADA (CXXXIX)

"LAMÚRIAS"
Quando você quebra o ciclo de reclamações e lamúrias, sua vida começa a  melhorar!
O amor também nos faz chorar,
Além de nos dar muito prazer,
Talvez ele queira recompensar,
Com lágrimas o seu bem-querer.
------------------------------------------------

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADA:
 
 
Biography of Emily Dickinson, American Poet
EMILY DICKINSON (1830/1886)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Emily Elizabeth Dickinson foi uma poetisa americana natural de Amherst, Massachusetts. Pouco conhecida durante sua vida, foi considerada uma das figuras mais importantes da poesia americana. Ela nasceu em uma família proeminente com fortes laços com sua comunidade. Depois de estudar na Amherst Academy por sete anos em sua juventude, frequentou brevemente o Mount Holyoke Female Seminary antes de retornar para a casa de sua família em sua cidade natal. As evidências sugerem que Dickinson viveu grande parte de sua vida isolada. Considerada uma excêntrica pelos moradores locais, desenvolveu uma preferência por roupas brancas e era conhecida por sua relutância em receber convidados ou, mais tarde na vida, até mesmo em sair do quarto. Dickinson nunca se casou, e a maioria das amizades entre ela e outras pessoas dependia inteiramente de correspondência. Embora Dickinson fosse uma escritora prolífica, suas únicas publicações durante sua vida foram 10 de seus quase 1.800 poemas e uma carta. Os poemas publicados então eram geralmente editados de forma significativa para se adequar às regras poéticas convencionais. Seus poemas eram únicos em sua época. Eles contêm linhas curtas, normalmente não têm títulos e costumam usar rima inclinada, bem como letras maiúsculas e pontuação não convencionais. Muitos de seus poemas tratam de temas de morte e imortalidade, dois tópicos recorrentes em cartas a seus amigos, e também exploram estética, sociedade, natureza e espiritualidade. Embora os conhecidos de Dickinson estivessem provavelmente cientes de sua escrita, foi só depois de sua morte em 1886 - quando Lavinia, a irmã mais nova de Dickinson, descobriu seu estoque de poemas - que seu trabalho se tornou público. Sua primeira coleção de poesia foi publicada em 1890 por conhecidos pessoais como Thomas Wentworth Higginson e Mabel Loomis Todd, embora ambos tenham editado intensamente o conteúdo. Um artigo de 1998 no The New York Times revelou que, das muitas edições feitas no trabalho de Dickinson, o nome "Susan" era freqüentemente removido deliberadamente. Pelo menos onze dos poemas de Dickinson foram dedicados à cunhada Susan Huntington Gilbert Dickinson, embora todas as dedicatórias tenham sido obliteradas, presumivelmente por Todd. Uma coleção completa e quase inalterada de sua poesia tornou-se disponível pela primeira vez quando o estudioso Thomas H. Johnson publicou The Poems of Emily Dickinson em 1955. Em torno de Emily, construiu-se o mito acerca de sua personalidade solitária. Tanto que a denominavam de a “Grande Reclusa”. Dickinson vivia semienclausurada na casa refinada de seu pai em Amherst. É importante que se diga, que este comportamento de Emily coadunava-se com o modelo de conduta feminina que era apregoado no Massachusetts de Oitocentos. Emily, em raros momentos, deixou sua vida reclusa, tanto que em toda sua vida, apenas fez viagens para a Filadélfia para tratar de problemas de visão, uma para Washington e Boston. Foi numa destas viagens que Emily conheceu dois homens que teriam marcada influência em sua vida e inspiração poética: Charles Wadsworth e Thomas Wentworth Higginson. Emily conheceu Charles Wadsworth, um clérigo de 41 anos, em sua viagem à Filadélfia. Alguns críticos creditam a Wadsworth, como sendo o alvo de parte dos poemas de amor escritos por ela. Embora Dickinson tenha tido amizades intelectuais bem tênues com Wadsworthesses e Higginson, passou toda a sua vida escrevendo cartas apaixonadas a sua amiga Kate Scott Anthon. Emily morreu de nefrite, tendo sido enterrada no West Cemetery, em Amherst, com a sua irmã Lavinia, pais e avós paternos. Após seu falecimento, a família encontrou 1750 poemas, escritos a partir de 1850. Quase tudo que se sabe sobre a vida de Emily Dickinson tem como fonte as correspondências que ela manteve com algumas pessoas. Entre elas: Susan Dickinson, que era sua cunhada e vizinha, colegas de escola, familiares e alguns intelectuais como Samuel Bowles, o Dr. e a Mrs. J. G. Holland, T. W. Higginson e Helen Hunt Jackson. Nestas cartas, além de tecer comentários sobre o seu cotidiano, havia também alguns poemas.
---------------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

10/02/2023 23:14 - lumah
Quando duas pessoas se amam
a natureza tem mais colorido
tudo é ternura e a vida mais sentido
almas gêmeas que se chamam..
---------------------------------

11/02/2023 20:39 - Uma Mulher Um Poema
O amor traz felicidade,
não é egoísta, não machuca,
faz bem, sendo de verdade,
vence todos os obstáculos. 
---------------------------------
13/02/2023 20:33 - 
Antônio Souza
Quando o amor provoca choro
É sinal que o sentimento é real
Não é mais um simples namoro
Amar demais não pode fazer mal.
--------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 10/02/2023
Reeditado em 14/02/2023
Código do texto: T7716420
Classificação de conteúdo: seguro