‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CLIV)
 
AMOR SECRETO
Amor Secreto. Casal Negro Romântico Se Escondendo E Beijando Atrás Do  Coração De Papel Vermelho Foto de Stock - Imagem de privacidade,  sentimento: 205459558
Quem não tem um amor secreto,
Um amor bem escondidinho,
Um amor longe e incerto,
Que sempre nos deixa sozinhos?
------------------------------------------------

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADO:
A carta em que Galileu Galilei tentou 'maquiar' ideias 'heréticas' para  evitar Inquisição - BBC News Brasil
GALILEU GALILEI (1564/1642)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Duas verdades nunca se podem contradizer.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei, mais conhecido como Galileu Galilei, foi um astrônomo, físico e engenheiro italiano natural de Florença, às vezes descrito como polímata. Frequentemente é referenciado como "pai da astronomia observacional", "pai da física moderna", "pai do método científico" e "pai da ciência moderna". Galileu estudou o princípio da relatividade e fenômenos como a rapidez e a velocidade, a gravidade e a queda livre, a inércia e o movimento de projéteis, mas também trabalhou em ciência e tecnologia aplicadas. Nesse âmbito, ele descreveu as propriedades de pêndulos e "balanços hidrostáticos", inventou o termoscópio e várias bússolas militares, e usou o telescópio para observações científicas de objetos celestes. Suas contribuições à astronomia observacional incluem a confirmação visual das fases de Vênus, a observação dos quatro maiores satélites de Júpiter, a observação dos anéis de Saturno e, a análise das manchas solares. Galileu defendeu os controversos heliocentrismo e copernicanismo, quando a maioria adotava modelos geocêntricos, como o sistema ticônico (combinação dos sistemas Copernicano e Ptolemaico). Ele teve a oposição de astrônomos, que duvidavam do heliocentrismo por conta da ausência da observação de uma paralaxe estelar O assunto foi então investigado em 1615 pela igreja através da Inquisição Romana, que concluiu que o tema era "tolo e absurdo em filosofia e formalmente herético, pois contradiz explicitamente em muitos lugares o sentido da Sagrada Escritura". Mais tarde defendeu suas opiniões no Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais (1632), que parecia atacar o papa Urbano VIII e, assim, alienou-o dos jesuítas, que até então o haviam apoiado. Foi julgado pela Inquisição, considerado "veementemente suspeito de heresia" e forçado a se retratar, e passou o resto de sua vida em prisão domiciliar. Enquanto estava preso, escreveu a obra Duas Novas Ciências, na qual resumiu o trabalho feito, cerca de quarenta anos antes, nas duas ciências atualmente designadas cinemática e força dos materiais. Foi enquanto Galileu estava em prisão domiciliar que dedicou seu tempo a uma de suas melhores obras, Duas Novas Ciências. Aqui, ele resumiu o trabalho que havia feito cerca de quarenta anos antes, nas duas ciências agora denominadas cinemática e força dos materiais, publicadas nos Países Baixos para evitar os censores. Este livro recebeu muitos elogios de Albert Einstein.[nota 2] Como resultado deste trabalho, Galileu é frequentemente chamado de "pai da física moderna". Ele ficou completamente cego em 1638 e sofria de uma hérnia e insônia dolorosas, por isso foi autorizado a viajar para Florença para aconselhamento médico. Dava Sobel argumenta que antes do julgamento de Galileu em 1633, o papa Urbano VIII havia se preocupado com as intrigas da corte e os problemas de Estado, e começou a temer perseguição ou ameaças à própria vida. Nesse contexto, Sobel argumenta que o problema de Galileu foi apresentado ao papa por membros da corte e inimigos de Galileu. Tendo sido acusado de fraqueza na defesa da igreja, Urbano reagiu contra Galileu por raiva e medo. Galileu continuou a receber visitantes até 1642, quando, após sofrer febre e palpitações cardíacas, morreu em 8 de janeiro de 1642, aos 77 anos. O Grão-Duque da Toscana, Ferdinando II, desejava enterrá-lo no corpo principal da Basílica de Santa Cruz, ao lado dos túmulos de seu pai e de outros ancestrais, e erigir um mausoléu de mármore em sua homenagem. Esses planos foram abandonados, no entanto, depois que o papa Urbano VIII e seu sobrinho, o cardeal Francesco Barberini, protestaram porque Galileu havia sido condenado pela Igreja Católica por "veemente suspeita de heresia" Ele foi enterrado em uma pequena sala ao lado da capela dos noviços, no final de um corredor, do transepto sul da basílica até a sacristia. Ele foi enterrado novamente no corpo principal da basílica em 1737, depois que um monumento foi erguido lá em sua homenagem; durante essa exumação, três dedos e um dente foram removidos de seus restos mortais. Um desses dedos, o dedo médio da mão direita de Galileu, está atualmente em exposição no Museo Galileo, em Florença, Itália. .
-----------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

04/08/2023 07:34 - Roberta Souza
"O coração nos engana toda vez que julgamos ser amor a incerteza e solidão!"  
----------------------------------
04/08/2023 13:52 - 
Luamor
Quando a gente se revê,
um mistério que arrebata,
mesmo após remir a chama,
permanece em nossa cama, 
---------------------------------

04/08/2023 18:58 - lumah
Um olhar no infinito
buscando em pensamento 
o amor que é um mito
secreto , mas não finito! 
---------------------------------
06/08/2023 18:21 - 
Uma Mulher Um Poema
Deixa que eu te ame
Em meus simples versos.
Deixa que eu te chame
Num amor tão secreto.
----------------------------------

08/08/2023 20:27 - Maria Sirlei Dangui
Um amor antigo, após a infância
Com recaídas de saudade
Que não sobreviveu à distância
E tem resquícios de eternidade.
-----------------------------------

10/08/23 16:48 - Antônio Souza
Ah, como é bom amar
Escondido é melhor ainda
Quem faz é que pode falar
Amor secreto é coisa linda..  
------------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 04/08/2023
Reeditado em 12/08/2023
Código do texto: T7853074
Classificação de conteúdo: seguro