N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CLVI)
 
CAMINHOS DA VIDA” 
 O caminho da vida
O ontem nos traz reflexões,
O hoje respiro na vida,
Amanhã novas inspirações,
Antes da triste despedida.
------------------------------------------------

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
HOMENAGEADO:
 
 Raimundo Correia | Academia Brasileira de Letras
 
RAIMUNDO CORREIA (1859/1911)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“No azul da adolescência as asas soltam e fogem...”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Raimundo da Mota de Azevedo Correia foi um juiz e poeta brasileiro natural de São Luís, no Maranhão. Nasceu a bordo do navio São Luís, ancorado em águas maranhenses, em 1859. Referindo-se a seu nascimento sobre as águas, costumava Raimundo dizer de si, com pilherias: "Sou um homem sem pátria; nasci no Oceano" Filho de família de classe elevada, foram seus pais o desembargador José da Mota de Azevedo Correia e Maria Clara Vieira da Mota de Azevedo Corrêa, ambos naturais do Maranhão. Seu pai descendia dos duques de Caminha e era filho de pais portugueses. Realizou o curso secundário no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Em 1882 formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Paulo, localizada no Largo de São Francisco, conhecida como Faculdade do Largo São Francisco, desenvolvendo uma bem-sucedida carreira como Juiz de Direito no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Neste Estado, foi o primeiro Juiz de Direito da comarca de São Gonçalo do Sapucaí. Casou-se em 1884 com Mariana de Abreu Sodré ("Zinha"), tendo três filhas: Lavinia, Stella e Alexandrina. Sua filha, Stella Corrêa da Paixão, foi casada com Rodolpho Gustavo da Paixão Filho, filho do também poeta Rodolfo Gustavo da Paixão. Sua filha Lavínia é a mãe do diplomata Sergio Corrêa da Costa sendo Raimundo Correia, portanto, avô materno deste. Teve um tio homônimo (1838-1889), que foi juiz. Teve também um sobrinho que levou seu nome, Raimundo Correia Sobrinho, formado em direito e poeta como o tio, que escreveu um livro de poesias, Oração aos Aflitos, publicado em 1945 pela Livraria José Olympio Editora. Raimundo Correia iniciou a sua carreira poética com o livro Primeiros sonhos, revelando forte influência dos poetas românticos Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Castro Alves. Em 1883 com o livro Sinfonias, assume o parnasianismo e passa a integrar, ao lado de Alberto de Oliveira e Olavo Bilac, a chamada Tríade Parnasiana. Os temas adotados por Raimundo Correia giram em torno da perfeição formal dos objetos. Ele se diferencia um pouco dos demais parnasianos porque sua poesia é marcada por um forte pessimismo, chegando até a ser sombria. Ao analisar a obra de Raimundo Correia percebe-se que há nela uma evolução. Ele iniciou sua carreira como romântico, depois adotou o parnasianismo e, em alguns poemas aproximou-se da escola simbolista. Faleceu em 13 de setembro de 1911, em Paris, onde foi tratar da saúde.
-----------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

29/08/2023 18:52 - lumah
Dos tempos idos e vividos
resta a lembrança e a saudade
O hoje , vivamos embevecidos
o amanhã não se sabe, é verdade! 
----------------------------------
29/08/2023 21:20 - 
Maria Sirlei Dangui
O hoje lentamente no horizonte vai sumindo
Devemos viver como se não existisse o passado
E esperar que o amanhã seja bem vindo
Temos somente o hoje e que seja aproveitado.
-----------------------------------

01/09/23 20:31 - Uma Mulher Um Poema
Coisa triste é despedida
Pois, maltrata o coração
Deixa um amargo na vida
Que perde a cor, a razão. 
------------------------------------

31/08/23 01:07 - Antônio Souza
Cada fase da vida é linda
Todas deixa um aprendizado
A graça de Deus é infinda
Pra viver bem precisa cuidado.  
------------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 26/08/2023
Reeditado em 02/09/2023
Código do texto: T7871163
Classificação de conteúdo: seguro