VIM ROÇANDO ATÉ A CIDADE - CAPÍTULOS FINAIS

***ESSA É A HISÓRIA COMPLETA DE MESSIAS, O MATUTO ESPERTO DO CAPÍTULO 2 AO FINAL ***

Virada de 1969 a 1970, surge vários movimentos nas artes e na vida de Messias...

E começa a década de 70, Messias seu irmão e seu pai vão de volta a mola. Mas, Messias com 12 anos de um dom misterioso para seu pai, ele começou a sacar que o menino lia e escrevia demais mesmo depois das aulas, que ele foi ficando com receio de colocar ele pra trabalhar.

Certo dia Messias chega no sítio onde eles tomam conta e fazem o serviço feliz da vida, o garoto tinha avançado seis séries na escola.

Messias - com um sorriso que dá pra notar até pelas costas _ paaaai, eu passei numa prova e adiantei 6 séries pai.

Seu pai e seu irmão ficaram muito felizes e deram mais apoio ao garoto prodígio. Que jovem promissor, amigos!

Seu Joaquim disse assim: filho tava falando com João aqui e você não precisa mais trabalhar, só estude meu fi! "Agente vai deixar cê ficar a vontade, viu?!"

Messias ficou todo eufórico com tal notícia

_ sério pai????! Estou muito grato por isso, pois me virava nos trinta, tinha quer ser cem vezes o melhor de mim mesmo !

*** O TEMPO NÃO PARA, ELE VOA! ***

Já era o ano de 74, ele tinha e decidiu trabalhar pra comprar mais livros e se manter em Caruaru que naquela época já era difíci, o Brasil todo vivia numa ditadura militar, isso deixava ele com medo de se alistar e ele curtia muito uns estilos hippies e a contracultura e óbvio que sua posição política era o opot daquele enredo.

Enfim, aprendeu o mesmo orifício do pai e foi levando a vida como ajudante de pedreiro, carpinteiro pra quebrar o galho até o dia de seu alistamento e lá era que capinava mato mesmo e ia pra selva.

Em 76, no quartel a noite ou no seu tempo livre ele não parava de estudar, sonhava com uma bolsa no curso de direito nas melhores faculdades de Recife.

Ia cada vez se esforçando e aos 19 saiu do quartel e retornou as atividades para sobreviver e não deixava de se empenhar e aos 20 anos ele conseguiu a sua tão sonhada bolsa na faculdade de direito e em 78 ele vai para Recife, dessa vez em busca do sonho que ainda iria se concretizar.

Chegando na Veneza pernambucana ele se encanta com a cidade, após se matricular na faculdade, ele pensa em arranjar um ganha pão pra sobreviver naquela cidade grande e longe de todos seus familiares.

Então ele vai na busca, que pra sua sorte encontra uma obra de construção duas esquinas depois da facul.

Messias - Bom dia, guerreiro! Você pode me dizer se está precisando de servente nessa obra ?

Servente - opa, bom dia ! Olha, rapaz estamos precisando de mais duas pessoas pro acabamento. Vai ali e procure o mestre da obra aí

Messias - muito obrigado, viu! Vou nessa!

E lá vai ele acertar seu trabalho que era um tanto puxado, graças a seu carisma e seriedade, o mestre da obra deixava ele sair mais cedo por conta do curso.

Que a vida do Messias era puxada, sabemos desde o início deste conto, mas ele também buscava diversões e lazer e curtia o melhor da vida.

Então ele frequentava casas de shows de rock e festas e saía com colegas de curso onde conheceu em uma festa da faculdade Luana Vasconcelos, uma linda garota do curso de curso de psicologia que ele já havia notado.

*Matuto ao ataque*

Messias - opa ! Beleza? Curtindo muito essa festa, moça?

Luana -- tá até legal, só não conheço muita gente. Olha, já te vi por aí, qual teu nome?

Messias - que curioso! Também tô me enturmando e vim aqui te conhecer.

Nem me apresentei né hehe, meu nome é Messias e o seu ?

Luana - aquela risadinha típica de timidez - Lu.. Luana, mora por aqui mesmo? Já te vi numa construção aqui perto hein.

Messias - bom, eu sou de Pesqueira ganhei uma bolsa e agarrei a oportunidade. Ei, já tinha te notado frequentando as aulas de psicologia e hoje tava fitando você até me encorajar e vim até aqui

Luana - bom observador, né gato?! Haha tô no 3° período nem era pra está aqui, mas..

Messias - tem que se divertir também pra quebrar a rotina. Quer dançar comigo?

Luana - aiiii ! Esse som lentinho combina, vem!

Eles dançam, se conhecem mais; toma uns porre juntos e dá altas gargalhadas trocando ideias sobre a vida, parecia mais que se conhecia há anos, foi uma conexão épica.

Luana - Cara, eu amo muito os filmes de terror, vejo quase todos, porém morro de medo porque durmo sozinha.

Messias - Eu curto mais uns dramas tipo faroeste e as vezes terror pra descontrair. Inclusive, posso te acompanhar vendo uns filmes só não sei se posso dormir rs

Luana - pode sim! Claro e inclusive, me acompanha até em casa, estou levemente chapada!

Messias - Então vamos, vou chamar um táxi. Onde tu mora ?

Luana - moro lá na Sá e Souza próximo a boa viagem.

Os dois vão juntos até a praça em busca do táxi, enquanto alguns estava ocupados nas corridas, era o tempo em que eles dava uns amassos sem taxas.

Messias - Vê, acho que aquele está livre.

Luana - TÁXI! TÁXI, TÁXI!

E corrida bem sucedida com beijos em sintonia com o relógio.

Luana - Chegamos! Deu quando amigo ?

Taxista - 120, moça!

Messias - aí Lu, toma 60 pra ajudar.

Luana - não precisa, gato..

Messias - então devolve hahaha

Enfim, os dois descem e vão até a residência dela.

Luana - olha, você é o primeiro homem que trago pra dormir comigo no mesmo dia que nos conhecemos.

Messias - sinto até um privilégio! Mas, assim cê não tem medo, loca ?

Luana - medo tive com outros, visse. Você tem algo estranho que me toca e molha.

Foi amor a primeira vista pelo visto por ela, pois ele já fitava essa garota havia três semanas atrás quando tinha entrado pra faculdade.

Meses se passam, eles se encontram por todos os lugares e certo dia ele pede ela em namoro.

Messias - Minha linda loira de olhos claros que tanto brilha quando em mim fixa, topa namorar comigo ?

Luana - ounn, aí gente que namorado mais fofo, eu te amo, eu topo meu amor !

Anos se passam e em 82 quando completou 24 anos ele conclui o curso e é aquela farra toda com o povo do direito, inclusive é nessa festa que ele prova seu primeiro cigarro de maconha.

E claro, Luana está presente pra comemorar juntos também.

Messias - Amor, tô muito louco e muito feliz, chama um táxi chama um táxi.

Luana - Bebeu demais, né ? Eu só tomei dois cálices de vinho, uma dose de whisky e aquelas champangms fraca!

Messias - estou feliz pela conclusão, mas o sonho não para falta agora me especializar e com dinheiro da remuneração do fórum que eu tenho juntado vou pagar meu doutorado e lutar mais pra ser um dos melhores juízes federal desse país !

Luana - Calma, amor! Tem tempo ainda ! Posso te ajudar com o dinheiro da clínica. E pensa bem, né ?! Faz essa pós que direito é uma área ampla dá pra ganhar bastante grana até lá!

Messias - mulher linda inteligente é verdade! Vem dar-me um beijo e leva-me até casa!

Luana - Já chamei um táxi bobão!

"Recife, 1983"

Messias continua na sua jornada, tinha que trabalhar por mais 3 anos na área do direito pra depois ir fazer doutorado, concurso público e depois entrar numa escola de magistrado.

Então ele decide fazer uma pós do direito penal, conclui e faz a prova da OAB para começar a trabalhar na área específica por enquanto se preparava para fazer doutorado numa universidade fora.

Viveu uma longa batalha de trabalho e estudos, se divertia bem pouco, mas tinha seus lazeres, como era um homem bastante empenhado logo arrumou um emprego numa empresa privada de advocacia e continuava estudando, depois de 4 anos de luta consegue uma vaga para fazer o doutorado na PUC-SP, pegou sua economia e partiu pra São Paulo, lá diante da saudade de casa sua motivação era o sonho de criança e como o sonho estava cada vez mais perto tinha que abrir mão de tudo pelos estudos até que ele conclua seu doutorado, então ele lembra de sua última conversa com sua noiva em Recife...

Messias - amor, tenho boas novas acabei de receber uma notícia tão maravilhosa, mas que como tudo têm seus prós e contras.

Luana - ixii, o que tá pegando mô? Fala logo!

Messias - É.. como posso dizer.. bom, primeiramente me encontro realizado! Hoje recebi uma mensagem e porventura consegui a vaga que queria pro meu doutorado em São Paulo. Pelo menos é no Brasil né, mô?!

Iria arriscar fora, mas deixa como tá.

Luana - Pô, vida! Fico muito feliz por você, é claro são seus objetivos e sonhos, estou aqui pra te apoiar!!

Tudo bem que ficará longe por grandes períodos, contudo para cada questão haverá soluções.

Messias - agora deixa desse lenga lenga e palavras que verei mais vezes no fórum e nas redações hahaha

Luana - vamos comemorar e rir do passado e almejar um futuro próximo.

Messias - E eu já tô com aquele velho whisky pra esquentar o clima, outro dia nós organize um churras, hoje só quero você.

Luana - Aí, meu amor! Eu até esperava que isso poderia acontecer, mas não imaginava tão agora. Eu só não vou com você porque tenho que assegurar a clínica por aqui e cê sabe, né ? Tenho que dar conta de umas broncas familiares.

Messias - Tudo bem! Vamos ver se consiguimos ficar tão longe um do outro, porém vá me visitar e nos dias especiais darei meu jeito pra retornar pra cá.

Luana - Sim e quando será tua viagem?

Messias - Bom, tenho que fazer minha matrícula até o dia 29 de janeiro, então viajarei no dia 27.

Luana - Poxaa! Hoje já é 21, temos poucos dias juntos e vai chamar alguém da família para uma despedida?

Messias - Claro, pode chamar todo pessoal. Daqui pra frente as coisas serão diferentes!

No dia seguinte convida todos os conhecidos para uma comemoração numa tarde de sábado.

Messias - E aí já convocou todo o pessoal?

Luana - Sim, sim! Chamei meus pais, os seus; seus irmãos, meus primos e nossos amigos.

Messias - Já escolheu o local, né?! Ou será nesse condomínio mesmo?

Luana - vai ser aqui, falei com síndico e tá liberado até às 21h.

Messias - Ótimo! Olha, amor comprei a passagem e vou ter que viajar mais cedo, marquei pro dia 26 na segunda.

Luana - Caramba! Tudo tão rápido!

Messias - Tem que ser pontual, não pode bobear com essas coisas.

Chega sábado, e os preparativos para festa já estão prontos, os convidados chegam e é aquela animação restrita até o combinado, Messias conta sua jornada a seus amigos, despedem deles, fica de bate papo com a família de sua noiva, depois maior parte da festa dá atenção a sua família e faz seus desabafos na hora da despedida...

Messias - Pai! Esses longos anos longe do senhor me fez crescer muito e desde pequeno aprendi com o senhor que pro homem ter suas conquistas tem que provar o seu valor a cada dia pra si mesmo, obrigado por tudo! Sei que comecei cedo a trabalhar, quase cansado ia para as aulas e até que um dia você notou que não nasci pra ser pião, não desmerecendo esse ofício, tenho admiração por cada profissão e que todos sejam respeitados em suas colaborações a sociedade.

Seu Joaquim - Meu fi!!! É muito orgulho que você me deu nunca pensei que a gente que vei da roça iria ter filhos tão inteligente que chegaria a este nível que você tanto nos mostra! Continue assim, sinto muita saudade pela lonjura mai cê tá no camin certo pode ter certeza! [Lágrimas e abraços, pois o véi matuto perdeu o orgulho e teve outro orgulho por seu filho]

Dona Odete - Oh meu filho! Desde que você estava na minha barriga eu sentia que esse projeto que Deus lançava ao mundo ia me encher de emoção e mudar a história de toda nossa família! Saiba sempre que te amo e mesmo estando longe estarei com você meu filho! Se cuide e continue se empenhando porque o seu futuro é lindo!

Messias - A senhora nem imagina o quanto é difícil ir pra uma cidade longe em busca de um sonho, mas a recompensa vem quando eu lhe visito e posso dar pra senhora o que a gente nunca teve quando me criou, jamais esqueço da senhora, você é a primeira mulher da minha vida, eu te amo muito!

E antes que sua família vá embora, pois a festa já estava prestes a terminar, ele também não pôde esquecer de se despedir de sua irmã casula...

Messias - Aí Ofélia, Ofélia! Que saudades tenho de nossa infância, você sempre estava comigo brincando, íamos caçar e adorávamos aquele riacho que tinha per de casa! Meu Deus, como o tempo passa tão rápido, hein? E você como vai sua vida, o que pretende fazer agora que está adulta?

Ofélia - Jesus! Tô tão feliz em te ver, eu acabei aperfeiçoando as receitas que mãe me ensinava e me tornei uma conzinheira, trabalho lá em Caruaru mesmo, não troco meu interior por nada, só venho pra capital por causa de tu visse

Messias - Tuas inguarias são uma delícia mesmo, que bom minha irmã quem sabe um dia nós seremos sócios de um grande restaurante da família hahaha

Ofélia - Quem sabe, né? Por enquanto estamos aí na batalha da vida, te desejo muita coragem meu irmão, você é um homem muito esforçado, tudo que tem e vai ter é merecido.

[E fim de festa...]

Realmente, o tempo passa rápido, o domingão de ressaca já se está indo embora e Messias já está na cama, pois segunda às 11:45 tem vôo marcado.

Luana - Bom dia, meu supremo! Vamos tomar nosso penúltimo café, vamo?

Messias - Bom dia, minha princesinha! Penúltimo?

Luana - Sim, não curto essa parada de último, sabe ? Me dar meus penúltimos beijos, vai!

Messias - Essa mulher inventa cada uma, penúltimo café e penúltimos amassos, pois ainda tenho 2 horas livres rs.

Luana - uh uhh - mô, são 9:40! Vai se arrumar, não se empolga muito senão perde a hora.

Messias - Relaxe, tudo tem seu limite..

E ele leva a Luana pro banho com ele já que era o penúltimo, veste sua roupa esportiva e parte pro aeroporto, 11 horas por aí já estava lá gastando tempo na recepção, na espera e com suas penúltimas conversas com sua noiva.

Messias - Finalmente chegou o grande dia da minha vida! Olha, Lu quando eu concluir meu doutorado e o concurso que almejo por lá vamos nos casar e viver uma vida repleta de realizações e satisfações, vamos ficar muito tempo longe um do outro, mas quando tudo isso terminar você vai comigo viver numa nova jornada num novo bairro e estado!

Luana - Tá falando em morar em São Paulo já ? Pensei que fosse só pelo doutorado.

Messias - É sim, meu amor! Porém acontece que lá o salário é muito maior, vai ser bom pra gente podemos voltar nas férias.

Luana - Acontece que o custo de vida lá também é maior e já tás planejando isso, cara! Meu Deus!

Messias - Oh Lulu, tô só especulando e sonhando alto, amor! Eu te amo demais, desculpa por essa confusão agora de última hora, sem você ao meu lado durante esses anos será difícil pra mim, você não tem culpa claro, seu trabalho aqui também é importante.

Luana - Relaxa, claro que não tô bolada com você. Isso é seu sonho, te respeito e te apoio, essa fase vai passar e seremos cada vez mais felizes. Não sei como será minha vida vida por aqui sem ti, te amo te amo muito, beijos; cuidado meu amor e se ligue nesse novo estado mocinho! Rum

"A chegada"

Segunda, 16:20 da tarde o voo de Messias pousa no aeroporto de Guarulhos e como ainda não tinha agendamento online, o matuto teve que se virar pra se hospedar no primeiro dia e depois no outro dia fazer sua viagem para cidade onde iria fazer sua matrícula pro doutorado.

Essas papeladas ele resolveu até o dia 28 ou 29 como foi notificado, pontualidade com ele sempre era a chave do negócio.

Então daí por diante, logo teria que se adaptar a uma nova rotina longe de Recife e seu doutorado faltava duas semanas para começar, no entanto ele foi conhecer e se aventurar nessa nova cidade.

Mas com tudo isso ele não resistia ficar o dia todo sem falar com Luana, toda noite antes de dormir ele o telefonava

Messias - Alô? Mô?

Luana - Oiii! Boa noite, meu amor!

Messias - Boa noite, minha diva! Como você está ?

Luana - Tô bem, meu amor! E estou morrendo de saudades esses dias chega a me dar um aperto no coração, mas tô indo. E você, como vai ?

Messias - Eu também estou! Aqui estou distante desse nosso clima e até mesmo esse clima quente daí hehe

Luana - Bom, olha tu já começou o curso?

Messias - Faltam duas semanas ainda para começar as aulas, fui só pela matrícula. O dia de conhecer o local de estudos e as grades curriculares é dia 14.

Luana - Se esforce bem, que a cada final de mês ou duas vezes ao mês irei fazer uma visitinha pra matar a saudade..

Messias - Vem mesmo, baby! Tô até vendo um ap. oficial pra morar durante esses anos. Amor, vou dormir. Fica na paz, te amo.

Luana - Tchau, amor! Boa noite, te amo muito.

Dias se passam e Messias está pronto para sua jornada na PUC, o sonho demonstra está próximo e ele sempre na busca. A saudade de casa só aperta, mas ele tem uma missão em jogo e essa missão é se tornar algo grande no judiciário e tentar combater a corrupção no país. E tome isolamento, pois mesmo sendo um cara amigável, ele preferia se isolar para o seu desenvolvimento, inclusive viveu anos longe da família e estava ali para estudos, não foram 4 anos seguidos longe de Luana, porque ela dava um jeitinho para o visitar.

E deu certo, ele não se intimidou e em 92 conclui seu doutorado e dedica todo seu talento engajado para prestar o fabuloso concurso do TJ SP, sonho realizado! Fez a prova, esperou ansiosamente pelo resultado que tinha 240 vagas, e ele com todo seu primor e empenho, conseguiu conquistar sua vaga na posição de 13* APROVADO. Felicidade do tamanho do nordeste em peso depois de uma sufoco maior que o norte brasileiro e quente como no Acre, agora seu desafio era somente a magistratura...

Anos e anos se passaram, a virada do século também e muita coisa passou a mudar na política brasileira; é ano de 2002 e pela primeira vez um candidato que veio do sindicato dos trabalhadores vence a eleição em cima do Serra, o PT consegue comover e convencer a classe operária e fazer acreditar que o fim da miséria e desigualdade vai chegar.

Só que o PT já havia se modernizado, pois era um partido trabalhista, mas aliada dos grandes empresários, se não é que foi com essa união que começou a ter mais alcance, enfim; voltando ao nosso protagonista e matuto, ele sempre sonhou alto e desde o mandato do novo presidente ele sentia um forte impacto na economia e nos programas sociais que incentivou o consumo dos mais necessitados; de 2003, 2006 estourando até 2011 no máximo, dava pra surfar na onda do Brasil. Empresários investiam e se envolviam em escândalos, a classe baixa teve uma ascensão no poder de consumir e se endividar e a classe média foi se preocupando, pois teria que dividir seus espaços com quem eles mais detestam!

Então nosso juiz foi esperto outra vez, aproveitou todo esse período se aliou com pessoas de dentro do governo Lula e ganhando destaque até que um dia foi indicado ao STF. Que coisa maravilhosa, era o que sempre sonhou e mesmo com mensalão, escândalos de corrupção de PT, de tucano e papagaios; ele nunca baixou a crista e refutava todos esses políticos, inclusive quem o indicou. Como foi vendo que o clima estava ficando completamente pesado se afastou do STF e da vida pública em 2011, mesmo ano que a primeira presidente mulher assumiu a posse.

5 anos depois ele volta fazendo críticas severas ao governo golpista de Temer; as pretensões e conspirações da extrema direita, covardia e demagogia da velha esquerda e a polarização ideológica no Brasil, aquela divisão que nos deixou completamente sem escolhas na eleição de 2018.

De um lado um político de extrema direita com intensões fascista que pregava o ódio de uma parcela da população que julgava a oposição como culpada da corrupção, da crise do país e do novo socialismo que quer transformar o Brasil em Cuba ou numa Venezuela.

Do outro, aquela velha esquerda que só prometeu, caiu em contradição com sua própria ideologia e deu mais privilégios para estatais, empresários; diretores e sindicalista que é pra proteger o sindicato, mas só protege a si mesmo. Os dois candidatos que foram para o segundo turno traziam medo; sobretudo, a censura a perseguição de grupo específicos, e claro sobre corrupção e economia, os dois passavam longe de restaurar o país.

E foi exatamente nesse ano conturbado de 2018, cheio de tragédias, fake News na internet que Messias participou da eleição e se elegeu deputado federal pelo partido isento dessa culpa que seria apertar 13 ou 17.

PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO DE MESSIAS COMO DEPUTADO

" Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos os profissionais dos meios de educação, saúde, segura e todos da classe trabalhadora.

Como juiz pelo estado de São Paulo e pelo Supremo Tribunal Federal, pude perceber o quanto essa profissão, esse ministério e sistema se corrompeu há anos e seu lucro está no mesmo, eu que tanto admirava a laja jato, pude ver que ela já se deixou levar por ideais populistas, por que não exercer seu ofício e propósito por amor ao que faz e por amor as pessoas e a sociedade? por que já está enraizada em nossa cultura que política e carreira jurídica no fundo é pra se autopromover?

Essa questão é um absurdo, porque parece que me candidatei ano passado com uma esperança que nosso país ainda tinha jeito e agora parece que fui eleito para ver esse país desmoronar, só que mais de perto

No entanto, eu já estou aqui e vou fazer o possível para gente tentar dar nosso melhor para que os extremos não levem nosso país ao colapso e transforme ele com sua alquimia obscura no que eles tanto temem e sonham!"

E assim foi, ele assistiu dentro daquele plenário a negligência das tragédia em Brumadinho -MG, as praias cheias de óleo, do fogo na floresta amazônica; do aumento das taxas de impostos, da queda do pib e proliferação do covid-19 que vem crescendo e causando pânico com alerta de calamidade pública, hoje o Brasil é o país que nenhum outro país quer se transformar, ainda mais com um presidente piadista com seus humores desumanos e que também entrou em contradição com sua ideologia anticorrupção, agora são apenas pessoas obcecadas pelo poder e pelo ódio, e com muito comportamento autoritário.

Em suma, o pior de tudo isso é que os extremos se tocam, se o lado esquerdo ganhasse poderia também colapsar o Brasil com sua cleptocracia já velha conhecida, nos roubaria na cara dura e daria uma merreca para os pobres e assim passaria despercebidos como os bonzinhos que salvaram o país do fascismo da extrema direita.

Dudu DL
Enviado por Dudu DL em 20/05/2020
Reeditado em 20/05/2020
Código do texto: T6952627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.