Você escolhe o final

Os animais viviam em uma floresta um pouco longe daqui. Tinham problemas, é claro, mas eram quase felizes... O chefe daquele lugar era uma fêmea, o que causava incomodo em alguns animais.

Um dia resolveram removê-la do cargo de chefia. Tramaram e acabaram por conseguir. Deram um golpe, mas muitos animais acharam certo. Alguns até aplaudiram!

Aí, um morcego ficou no seu lugar... não me lembro bem do nome dele ou o que aconteceu, mas uma greve de carrinhos de rolimã parou a floresta. Todos ficaram apavorados, até a escola dos bichos parou.

Apareceu então, um lobo que se vestia de cordeiro. Tinha 5 filhotes, 4 machos e uma fêmea. Era capitão da floresta, e um rebanho o acompanhava. A tudo o que dizia, eles gritavam MITO. E muitos ficaram impressionados.

No dia de escolherem o novo líder, não deu outra o tal lobo saiu na frente. Daí tratou logo de trocar de roupa, pois aquela pele de cordeiro já não lhe servia mais. Colocando as mangas de fora dizia a 4 ventos:

__ Não gosto dos gatos pretos nem dos cachorros ou das panteras, essa cor não me atrai. Veados, são animais que deveriam ser descartados, pois não têm nenhuma serventia. O lugar das fêmeas é nos ninhos, tocas ou cavernas cuidando de seus filhotes. Eles devem ser adestrados com valores da sua espécie e do deus dos animais. As fêmeas que ficarem por aí e forem agredidas ou comidas o asar é delas, quem mandou sair de casa. Os meus filhotes podem ficar soltos eles sabem se comportar.

E ficaram. Eles também ocupavam lugares de destaque na floresta. Encontraram brinquedinhos pra se distraírem: um deles pegou um machado pois adorava uma rachadinha. Os outros brincavam com redes (as das aranhas), e faziam armadilhas contando mentirinhas por todo aquele lugar.

E assim começou a era de um líder ditador.

Em meio a tudo isso, uma peste contagiosa chegou à floresta, parecia que todos os bichos iriam morrer. E o líder dizia:

___ Isso não é nada, nós bichos somos bem mais fortes, ainda mais os que são “atletas”.

Mas, a peste não perdoava. Era bicho doente e morto pra todo lado. Alguns tentavam ajudar. Mas, ele oferecia ervas (me esquecido do nome delas, mas parece que eram alguma coisa de quina ou tina, sei lá). Dizia que elas tinham o poder prevenir ou de curar.

Alguns bichos ficaram em seus abrigos. Outros que gostavam de imitar o seu lobão saiam destemidos, ainda acreditavam que tudo aquilo não passava de um espirro ou coisa e tal. Muitos deles adoeceram e morreram. E o seu lobo quando ficava sabendo dizia bem sério:

__ E daí? Um dia todos vão morrer.

E a peste se alastrava, e o lobo abria o peito, uivava, pulava e brigava... __Sou eu quem manda aqui.

Os bichos que pensavam diferente dele eram todos substituídos por companheiros da mesma linhagem, todos lobos seus iguais.

Ele tinha um grande amigo de uma floresta ali por perto. Era tão destemido, arrogante e idiota quanto ele. Bom, mas na verdade eu não sei bem, se essa amizade era só da cabeça do lobo de cá, pois ninguém nunca ouviu um elogio sequer, que viesse de lá pra cá.

E o tempo foi passando... o velho lobo da outra floresta acabou perdendo o trono. O que causou muita tristeza ao lobo da floresta de cá.

Sei que as outras florestas já tinham arrumado um tal remédio que poderia fazer a peste parar de se alastrar. E o lobo mal continuava batendo o pé:

__ Eu vou vencer sozinho, só quero a ajuda dos meus filhinhos e do rebanho que sempre me acompanhou. Porém, o rebanho estava minguando... eu não sei bem o porquê.

Bom eu vou parar por aqui. O final da história eu não sei bem o que acontecerá. Eu torço, sinceramente, que gado desista do lobo e que na próxima vez que os animais forem escolher um líder, que pensem e vejam bem: “atrás da pele de um cordeirinho pode haver um lobo” da boca bem grande, à espreita para atacar ao primeiro que bobear.

No entanto, está tudo em aberto, pois como sou bem democrática, deixo o fim pra VOCÊ escolher.

Nalia Lacerda Viana, 20 de janeiro de 2021