Efeito Borboleta

Já era costume, antes de dormir eu fechava os olhos e saía do corpo nas asas da imaginação.

Assim, naquela manhã de noite mal dormida, resolvi esticar o sono, desliguei o despertador e me aventurei à luz do dia.

Inicialmente, assumi a forma de uma borboleta multicolorida. Posei numa flor e fiquei extasiada com o olfato apurado. Então, uma borboleta monarca resolveu me afrontar.

E aí queridinha? Estás te achando né?

Eu?

Sim, tu mesmo.

Neste momento, uma minúscula formiga se meteu na conversa.

Cai fora logo, te transforma em vespa ou abelha, a monarca não admite concorrentes e vai te devorar.

Sem pestanejar escolhi a forma de uma pequena mariposa e voei em direção ao reflexo do sol na vidraça de um ônibus em movimento. Colada no vidro andei um bom tempo sentindo o frescor da manhã no rosto. De repente, começou uma chuva fininha e o pó das minhas asas grudou no vidro.

Rápido, escolhe ser um pássaro.

O conselho veio de uma coruja lá do alto de uma enorme paineira junto ao terminal do ônibus.

Então, rapidamente me transformei em um lindo beija-flor batendo as asas incansavelmente.

Escolha errada – falou a coruja – vais virar presa dos teus predadores.

Puxa! Não posso assumir nenhuma forma bonita?

Não perde tempo, te transforma num pardal e cai fora, que lá vem a criançada da escola.

Dito e feito, sob a forma de um pardal, dei mais algumas voltinhas e comecei o trabalho de retorno.

Mas espera aí, como é que estes insetos me entendem? Como conseguem falar comigo? E que sabedoria demonstram? Pensando bem, acho que vou ficar mais um tempinho por aqui...

Dá para ver, que tu não és do nosso mundo – respondeu um besouro de chifre. Tua presença aqui não é bem vinda e pode alterar o equilíbrio do mundo em que vivemos. Lembra da teoria do caos? Tu não assistiu ao filme do Efeito borboleta?

Sim, assisti.

Então, pelo bem do nosso mundo, esquece a tua curiosidade e faz o grande favor de nunca mais aparecer por aqui.

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 29/05/2023
Reeditado em 17/08/2023
Código do texto: T7800643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.