A LENDA DO GRITADOR DE URUBICI (compilação livre de conto popular)

Quando Tio Arcido resolvia contar certas histórias, muita gente se arrepiava. A piazada arregalava os olhos e os mais velhos engoliam em seco, tentando disfarçar o medo. Uma dessas histórias era a lenda do Gritador, que povoa até hoje a fantasia dos urubicienses e das pessoas que visitam a cidade. Dizia Tio Arcido que já havia escutado essa história em muitos lugares, porém, em nenhum deles a coisa ficava tão séria quanto em Urubici.

- Tio Arcido, o senhor já ouviu o Gritador?

- Já, meu rapaz... – respondeu ele com o ar grave de quem quer contar um causo de arrepiar.

- Então conta, Tio Arcido! Como é que era?

- O Gritador assombra muitos lugares deste nosso Brasil, - começou Tio Arcido, - especialmente nas montanhas e nas serras. Corre do Paraná até os cânions da serra do Rio Grande. Parece que tem um gosto especial pelas grotas, pelas canhadas e pelos banhados aqui de Urubici, pois por aqui muita gente já o ouviu.

- É homem, ou é mulher?

- Não se sabe. O grito é tão assustador e tão rouco, que ninguém consegue saber se é de homem, de mulher, ou de um animal. O que se sabe, com certeza, é que se trata de uma alma penada, isso sim...

O Gritador vaga de noite, especialmente nas noites de lua nova, quando a escuridão é total; vaga por entre os pinheiros, soltando gritos que arrepiam até os bichos do pelo mais duro. O sinal certo do cagaço provocado pelo Gritador é quando o vivente sente um forte arrepio, que vem pelos lados do pescoço e sobe pelo couro cabeludo, logo acima das orelhas. É a pior sensação de susto, pois revela o pavor e o medo que vem de dentro da pessoa, como se alguma coisa terrível e gelada a tocasse muito de leve.

Com o berro do Gritador as crianças acordam, os cavalos relincham, os bichos que andam à noite estacam imóveis, o mato todo remexe e para. Toda a natureza se aquieta, esperando que o maldoso fantasma se afaste. Quem já o ouviu conta que até o vento para, instantaneamente. Um grande pavor se espalha e toma conta de tudo e de todos. A melhor reação é parar, ficar imóvel, quieto.

- Pra quê isso, Tio Arcido?

- É melhor parar, pois o Gritador é a alma penada de um homem muito perverso, muito mau. Ele judiava até da própria mãe, que acabou morrendo de tanto desgosto. Antes de morrer, porém, ela lhe rogou uma praga, uma maldição, pela qual ele iria ficar perdido no mato, sem nunca mais conseguir chegar em casa. Então, o Gritador anda perdido, e quando solta seu berro é porque ele está procurando uma resposta, um eco que lhe indique uma direção. Se ouvir uma resposta ao seu grito ele consegue se orientar, e vem na direção de quem respondeu. É melhor deixá-lo perdido mesmo, pois ele é muito ruim e só faz maldades.

Todo mundo que ouve o Gritador em noite escura fica quieto e, se puder, corre para dentro de casa. O Gritador continua, desesperadamente, atrás de alguém que responda ao seu grito. Ai de quem lhe responder...

Um pessoal de fora, que acampou aqui em Urubici, conta que ouviu um grito horrível durante a noite, enquanto estavam sentados em volta do fogo de chão. Todos ficaram muito assustados, pois o grito era mesmo apavorante e parecia o urro de alguém muito desesperado, um bicho machucado. Um deles, por desconhecer a existência do Gritador, se levantou e respondeu ao grito. Essa foi a pior coisa que poderia ter feito. O Gritador então descobriu onde eles estavam, e começou a vir na direção do grupo. Os gritos foram ficando cada vez mais próximos, até que ficaram tão fortes que pareciam arrebentar os tímpanos dos campistas. A fogueira se apagou, levantando muita fumaça e faíscas. Ninguém sabe quanto tempo aquilo durou, ou, exatamente, o que aconteceu, somente perceberam que o grito foi se afastando, justamente para os lados do mato que se perdia nos atoleiros de um imenso banhado.

Todos ficaram parados, se perguntando o que seria aquilo, que grito seria aquele, vindo do nada, no meio da noite. Já ao longe ouviram o grito dos quero-queros, assustados com algo, ou com alguém, que passava e gritava. Ainda durante aquela madrugada ouviram um serrano do lugar contar-lhes a lenda do Gritador e souberam do risco que haviam corrido.

Há muitos relatos sobre o Gritador de Urubici. O Gritador virou uma assombração e é muito comum ouvi-lo na escuridão das noites, vagando solitário pelas canhadas. Nunca responda, se o ouvir.

Jonas Tadeu Nunes
Enviado por Jonas Tadeu Nunes em 08/06/2023
Código do texto: T7809070
Classificação de conteúdo: seguro