A MÃO DO DESTINO (Compilação livre de conto popular)

Tio Arcido era um profundo conhecedor da serra do Avencal, dos perigos que ela oferecia aos viajantes e, principalmente, das histórias que dela se contavam. O Avencal é uma das maiores fontes de lendas e histórias da cultura serrana de Urubici.

Dizia Tio Arcido que desde muito tempo, desde os primeiros motoristas que passavam pelo Avencal, se conhece a história da Mão do Destino, que acompanha esses viajantes solitários, tanto na subida, quanto na descida da serra.

Quem atravessa o Avencal à noite, dirigindo sozinho, e não quer se encontrar com a Mão do Destino deve fazê-lo antes da meia noite. Quem por ali passa sozinho após este horário será acompanhado por uma mão, perfeitamente visível no espelho retrovisor externo do carro, ou no reflexo do vidro lateral do motorista, acenando, como se estivesse pedindo carona. A misteriosa mão o acompanhará por toda a viagem, até que surjam os primeiros raios do sol.

A visão da Mão do Destino, por si só, é surpreendente e apavorante, porém, o que mais impressiona são os gritos e os gemidos que acompanham tal visão, caso o motorista se negue a lhe dar carona.

Quem para o veículo e a convida a entrar ouve todo o barulho infernal que a acompanha, porém, assim que movimenta o carro, tudo desaparece, ficando somente a indisfarçável impressão de que algo estranho aconteceu. A quem não para, porém, a Mão do Destino o acompanhará, insistindo em seu pedido, aumentando o nervosismo do motorista, seu espanto e sua aflição. Muitos não sabem como lidar com este tipo de abordagem. É preciso estar preparado.

Jonas Tadeu Nunes
Enviado por Jonas Tadeu Nunes em 07/07/2023
Código do texto: T7831600
Classificação de conteúdo: seguro