O SUSPIRAR DO VIOLINO

 

O luthier Gasparo de Salò não poderia imaginar, quando lá na Itália, ao final do século XVI início do XVII inventou o violino, a cena que seria vivenciada pelo público presente, no ano de 2023, na Abóbada das Artes.

 

 

 

Creio que os pessoas, no mínimo ficaram perplexas e, sem conseguir esboçar reações audíveis. Os olhos arregalaram e as bocas se abriram, meio que lentamente. Era como se a mente, fosse criando perguntas que aguardavam respostas, mas, apenas um suspiro sentido e profundo, saía d'um único violino. 

 

O recital do artista, estava com a venda de ingressos, esgotada há muitos meses, o monólogo das cordas angelicais, nas mãos do artista, que era um grande instrumentista, vinha acompanhado de muitas expectativas. Fora divulgado que a nova apresentação, já havia recebido muitos prêmios ao redor do mundo. Agora chegara a vez do público brasileiro. 

 

As críticas estavam inusitadamente unânimes, o que no meio artístico, sabe-se ser uma raridade. Os meios de comunicação, físicos ou mídias digitais, deixaram sobrar robustos elogios, como...Maravilhoso! Impecável! Incrível! Genial! Perfeito!

 

O artista estava em puro regojizo, o único senão do bem, por assim dizer, foi a cena que ele e o seu seleto público, vivenciavam...naquele palco...no instante atual, sob a Abóbada das Artes, com sua acústica perfeita. 

 

A apresentação, começou com um repertório extremamente clássico e erudito, seguiu para uma linha mais popular para ganhar o público e, assim que as palmas cessaram, anunciou-se que a nova peça, tão aguardada, seria naquele momento apresentada.

 

O artista, troca de violino, libera uns acordes de afinação e inicia, o desenvolvimento da encantadora linha harmônica, um verdadeiro sonho, sensível e emocionante.

 

Sob o teto abobado, os olhos brilhavam marejados e, o violino ganha vida...se deita sobre o ombro do artista e, num suspiro profundo, chora lágrimas musicais, deixando a todos atônitos. A comoção provocou um silêncio sepulcral, mas, logo foi seguida de palmas e bravos,  que puderam ser ouvidos, até mesmo do lado de fora do monumental teatro.

 

A momento mágico, parecia ser um efeito especial, só o aclamado artista sabia, que ali estavam presenciando, uma força nobre do Universo, marcando presença.

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 01/09/2023
Reeditado em 02/09/2023
Código do texto: T7875572
Classificação de conteúdo: seguro