Pré-viagem


"Esta é uma folha em branco, colocada diante de mim enquanto espero a chegada de meu companheiro de viagem. São seis horas da manhã, na verdade faltam cinco minutos, pois planejamos partir às seis. Acabo de receber uma mensagem dele, dizendo que chega em quinze minutos; sairemos com dez minutos de atraso, portanto. Pensando bem, eu é que sairei dez minutos depois das seis, pois ele está saindo de casa cinco minutos antes."

Muitas histórias podem começar assim, com um descritivo da época, do local, das condições do tempo ou do estado emocional dos personagens. No parágrafo acima é feita uma descrição detalhada do estado de espírito de alguém que busca uma distração para gastar os quinze minutos que deve esperar para começar uma viagem. Demonstra certa impaciência, a princípio, pelo fato de ter que sair dez minutos depois do previsto, mas depois se conforma por saber que seu companheiro já está viajando, considerando o percurso entre as casas de um e de outro.

A história pode levar o leitor a qualquer situação, uma vez que o narrador fala em primeira pessoa e não revela o destino nem o objetivo da viagem. Dá a impressão de que será de carro, mas esse meio pode ser apenas uma carona para o aeroporto, o porto, a estação de trem ou de ônibus. Os viajantes podem até estar a caminho de uma estação de lançamento de foguetes para uma viagem espacial. Vale a criatividade do autor.