O aprendizado cultural e social através da leitura

Para se entender passo-a-passo do que acontece com mundo imaginário (fluxo de consciência, fantasias de um fato, informações históricas), é preciso que se tenha idéias, e isso é uma conseqüência da prática da leitura.

Seja forçada ou espontânea a leitura deve merecer mais atenção das pessoas. Foi por meio dela que se obteve o conhecimento de existência humana no universo; é grato a ela, Pero Vaz de Caminha que no período das grandes navegações informou ao velho mundo “a descoberta de um novo mundo,” e por meio dela a sociedade organizou-se buscando impor leis as quais basicamente precisaram ser registradas.

Enquadrar-se nos padrões sociais exige de cada um: postura, estudo e formalidade, os quais ajudarão o ser - humano a comunicar-se com mais clareza. Pois, falar e escrever bem são conseqüências de um método informativo que se fundamenta no texto escrito. Logo, quem mais conhecimento apresentar, mais prestígio à sociedade

O atribuirá.

Eis o porquê de tantas chamadas de atenção para a prática da leitura. A construção de uma nova nação só poderá ser feita – se, e quando for feita – à medida que mais da metade da população seja de leitores, porque por meio deles se chegará ao conhecimento de corrupção daqueles que detém o poder em mãos. Logicamente com isso, pode-se impedir que os mesmos assumam o devido cargo, o qual na maioria das vezes consegue por objetivo, desandar com a nação.

Desejamos, portanto, que crianças, jovens, adultos e idosos pratiquem cada vez mais a leitura, pois a massificação de intelectuais, sem dúvida, tornará a sociedade mais educada, compreensível e, acima de tudo, incentivadora quando o assunto for leitura.

Robson Rua
Enviado por Robson Rua em 10/07/2008
Código do texto: T1073512
Classificação de conteúdo: seguro