Iguais e diferentes

A maior dificuldade em aceitar as diferenças humanas esbarra ironicamente na maior semelhança que os humanos têm entre si: O egoísmo. É engraçado como o ser humano é egoísta e em toda e qualquer situação pensa somente em si! Nem mesmo quando você faz algo para o bem de alguém, você está fazendo por ela. Faz porque aquilo te faz se sentir bem, senão, não o faria.

Aceitar diferenças é sempre complicado, principalmente quando isso interfere no seu mundo, no seu modo de pensar. Eu, particularmente, só consigo enxergar o mundo pelos meus olhos e se alguém faz algo que eu discordo, não consigo entender, muito menos aceitar que sua atitude não seja de acordo com os parâmetros que eu determinei a mim mesmo como certos e absolutos. Não acho que seja muito diferente do resto.

Talvez o grande desafio de nossas vidas seja entender que apesar das diferenças, somos quase todos iguais, todas as raças e culturas, não passam de seres humanos com sentimentos, desejos e necessidades. Mudam as caras, mas todos podem ter as mesmas expressões. As orações e os deuses também variam, mas o alívio que eles trazem vem do mesmo lugar. Mudam os olhos, mas quando molham, todos olham da mesma forma.

Por isso que viver em sociedade é um desafio, manter relacionamentos duradouros, tanto amorosos, como afetivos, uma complicação. Por esse egoísmo que todos nós seres humanos possuímos, é que surgem as brigas bobas, os fins de romances, as grandes guerras... Somos tão iguais uns aos outros. Essa é nossa grande diferença.

JoaoEbling
Enviado por JoaoEbling em 23/07/2008
Reeditado em 13/08/2009
Código do texto: T1093933
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.