Escolha profissional

(O texto abaixo foi publicado na seção Comportamento da revista Família Cristã, edição de Outubro/2007)

Profissão, carreira, sucesso, futuro... Essas palavras passam pela cabeça dos jovens prestes a escolher uma profissão. Ao optar por um curso superior, é necessário ter o mínimo de conhecimento para justificar tal escolha. Devemos procurar informações sobre a área que pretendemos atuar e conversar com profissionais que exercem a profissão para que esta não seja simplesmente uma escolha aleatória, um “seja o que Deus quiser”.

Tenha consciência também de que, ao se formar, as coisas não serão fáceis. Começar em qualquer área requer força de vontade e investimento em especializações, cursos e leitura contínua. Exige também paciência e perseverança para buscar oportunidades de emprego que nem sempre são abundantes para aqueles que desejam crescer profissional e pessoalmente. Várias dúvidas continuam a assaltar a cabeça de todo recém-formado. O que fazer agora depois do diploma? Como e onde procurar emprego? No que investir e aonde se quer chegar na carreira?

Tais questionamentos também são feitos por muitos profissionais cotidianamente. E essa é uma atitude necessária porque é se questionando, determinando vontades, objetivos e desejos que adquirimos autoconhecimento para termos um melhor aproveitamento de nossa formação e talento pessoal. A ansiedade vivenciada no começo pode atrapalhar um pouco. Basta, porém, não se desesperar, e ter foco e planejamento para não transformar essa angústia natural em estagnação. Outra grande questão é: “Fiz a escolha certa?”. Bem, essa resposta somente o tempo e a prática poderão dar.

Existem outras motivações que permeiam a escolha da profissão, e que muitos jovens almejam: sucesso, dinheiro, uma carreira brilhante de renome e o status. Poucos, porém, têm consciência de que, por trás de tudo isso, existe um trabalho árduo, muita dedicação, responsabilidade, ética e preparo. A maioria não se preocupa em fazer uma escolha profissional consciente, buscando em seu íntimo a certeza daquilo que realmente querem.

Encontrar a vocação – Escolher uma carreira que dê maior retorno financeiro em detrimento da própria felicidade profissional pode ser um passo em falso. Muitos perdem tempo, dinheiro e, mais do que isso, desperdiçam talento e vocação em outras áreas. Fazem o que não gostam e estudam o que não querem, tornando-se profissionais frustrados. Podem até conquistar dinheiro, status e tudo o mais, porém privam-se da alegria e do prazer de exercer uma profissão. As recompensas serão muito maiores quando se segue um sonho baseado em metas e objetivos, mesmo abrindo mão do retorno financeiro imediato. Mesmo porque este acabará vindo naturalmente. Afinal, quando se faz um bom trabalho, o dinheiro torna-se conseqüência.

Paciência, compreensão e apoio familiar são fundamentais antes, durante e depois do vestibular e de concluída a faculdade. Como dito anteriormente, uma escolha consciente traz resultados vivenciados diariamente. Encontrar a vocação, o talento, a centelha Divina, o dom, qualquer que seja o nome, não é um processo da noite para o dia. Quando se fala de escolha consciente, não significa uma certeza absoluta, porque isso só será possível no dia-a-dia acadêmico e, depois, na prática profissional. Deve tomar cuidado, porém, para não jogar fora o dom divino que temos, porque viver uma vida frustrante, trabalhando desmotivado em um emprego somente para se ocupar e ter uma renda, pode ser até prejudicial à saúde. Os jovens precisam ter consciência ainda de que uma profissão exige responsabilidade ética e social, sem esperar em troca, em primeiro lugar, ganhos materiais. Nada substitui a realização pessoal e a sensação de dever cumprido em relação à própria consciência e à sociedade.

Gu Oliveira
Enviado por Gu Oliveira em 17/09/2008
Reeditado em 06/02/2009
Código do texto: T1183141
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.