Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DESMATAMENTO

Enem 2008
AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO E APLICAR PESADAS MULTAS ÀQUELES QUE PROMOVEREM DESMATAMENTOS NÃO-AUTORIZADOS.

Ferreira
31/08/2008


Primeiro era uma civilização primitiva acostumada com os prazeres, vantagens e benefícios que uma vida cem por cento adaptadas aos recursos naturais pode oferecer. O envolvimento constante e ininterrupto com a manutenção e conservação do meio ambiente, proporcionava as civilizações indígenas excelente qualidade de vida, pois suas atividades dentro da floresta, obedeciam a um ciclo de desenvolvimento vital para homens, animais e vegetais. O índio era parte do quadro natural de um complexo de recursos que estavam presentes em tudo que se relaciona com os quatro elementos fundamentais a vida e essenciais para o equilíbrio do eco-sistema, que são: água, terra, fogo e ar.
Vitimada pelo pacote de fatores excessivamente desfavoráveis a  sua sobrevivência e altamente prejudicial para a evolução da consciência humanitária, a civilização indígena foi incapaz de enfrentar o desafio de se opor a ganância pelo poder financeiro, religioso, político, tecnológico, cientifico e inter-cultural  que estava entranhado na fúria de seus invasores.
O meio ambiente também é incapaz de proteger-se desta fúria, porém reage das formas mais preocupantes que se pode imaginar trazendo conseqüências catastróficas como: seca, inundação, terremotos, ciclones, tufões, geadas e toda sorte de desequilíbrio que se constitui em tragédias naturais.
O desmatamento é um dos fatores contidos no pacote de devastação. Como disse Vital Faria (musico paraibano) “pois mataram o índio que matou poceiro que matou grileiro disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro roubou seu lugar”.
Além de ações urgentes para a conscientização da população mundial sobre a importância da preservação da floresta e do meio ambiente, multar seria algo razoável para o inicio do processo de regressão do avanço destrutivo e descontrolado que pode despejar a raça humana do planeta terra.

Ferreira
Adilson Ferreira dos Santos
Enviado por Adilson Ferreira dos Santos em 21/09/2008
Reeditado em 11/04/2017
Código do texto: T1190144
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Adilson Ferreira dos Santos
São Paulo - São Paulo - Brasil, 54 anos
30 textos (27187 leituras)
7 áudios (73 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 01:30)
Adilson Ferreira dos Santos