O EDUCADOR ÉTICO

É claro que esse educador é raro. E a grande maioria talvez não seja acessível à sala de aula. Em geral desenvolve pesquisa ou ocupa cargo. Não importa. O importante é que esse profissional passará através do trabalho que desenvolve de forma subjetiva e através de suas atitudes e ética o que se deseja na relação interpessoal com a clientela escolar.

Pois é, o educador é aquele que ensina também pelas atitudes. O bom exemplo resolve muito mais que meia dúzia de palavras.

A tentativa, a repetição, o exemplo, as atitudes saudáveis é que dão autonomia ao educador e pais para falar com jovens e adolescentes sobre a tão temida reforma moral. E que aprendam a desconfiar dos “espertos” e da vida fácil.

O ser pessoa agindo como um espelho de bons reflexos é o melhor desafio na educação dos jovens. A falta de competência no trato os leva à indisciplina e a problemas maiores com graves conseqüências para a vida. Feliz daquele que consegue apreender o que se passa no universo do outro.

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 23/09/2008
Código do texto: T1193684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.