Resenha crítica - Educação é poder.

Sou estudante de letras, 8° período, e nossa última proposta de resenha foi, por que estudar letras. Aqui está o resultado final, que eu gostaria de compartilhar com todos, amigos recantistas.

Um grande bjo...

(De)ise (Ca)roline Nunes

Educação é poder.

O mundo vê-se carente de educação, passa por um processo de coisificação do ser humano, onde é mais importante o ter que o ser, e em meio a tudo isso, nos perguntamos onde iremos parar, qual o método reversivo eficiente, e eis que a educação nos abre as portas majestosa, apontando um caminho a seguir, sabemos que sozinha ela jamais conseguirá mudar o mundo, mas ela é parte fundamental de um plano de mudança, faz-se necessário, mais do que nunca, investir no conhecimento do ser humano, para que, analisando sua realidade criticamente, ele tenha a possibilidade de sair de um estado de miséria, tanto financeira quanto mental, e ser capaz de transformar a sua realidade e a realidade de quem o cerca.

Aqui cabe ressaltar que quando falamos de educação não devemos crer que tão somente saber ler e escrever garantirá a educação do indivíduo, é imprescindível ir além, e abrir-lhe a mente, dar-lhe senso crítico, oportunizar-lhe busca por reflexão, mostrar-lhe os mundos que se escondem atrás dos livros, o poder que reside na palavra, a força de uma vírgula quando mal colocada.

Tal formação constrói cidadãos, constrói agentes transformadores de realidade, e esta capacidade de lançar luz sobre mentes nós encontramos no curso de Letras, não é ele o único com esse poder, mas é ele um dos que são sinônimos de educar, onde, o que realmente tem importância é o lado humano, o ser que interage com outros seres e com os elementos que o cerca e assim constrói sua realidade.

Começamos derrubando as barreiras da desigualdade geradas pelo preconceito linguístico, abandonamos a noção de erro, o que existe não são pessoas falando errado e sim falando umas de maneira diferente das outras, não há melhores ou piores, há diferentes, linguísticamente.

Expandimos a comunicação. Falamos em Português, falamos em Espanhol/Inglês, falamos em LIBRAS.

A arte, como forma de desenvolvimento da mente, também se faz presente, a filosofia, o latim, a literatura, um constante processo criativo, onde se cria e se recria mundos e realidades. Começa-se a perceber a grande verdade de Willian Shakespeare ao afirmar que, ‘há muito mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.’ E é um dever de cada um desvendar esses mundos e encontrar o seu lugar ao sol.

Não obstante, há em Letras a possibilidade de não apenas aprender, mas ensinar, sendo este, o ápice de poder de transformação social do curso, repassar conhecimentos hoje a quem amanhã será o futuro da nação.

Educar é priorizar o ser humano e sua capacidade própria de elevação e superação. Educar é acreditar em um amanhã onde o hoje seja uma história para se contar orgulhosamente, é essa educação que precisamos e que vamos construindo, dentro de quatro paredes, dentro de um curso chamado Letras, é assim que seguiremos escrevendo e reescrevendo o amanhã.

Palavras chave: educação, Letras, transformação.

Deise Caroline Nunes
Enviado por Deise Caroline Nunes em 25/09/2008
Reeditado em 12/03/2014
Código do texto: T1195730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.