Cada um com sua cultura

Foi descoberta, no interior da Floresta Amzônica, uma aldeia indígena chamada "Serra do Sol". Esta vive sem qualquer contato com o homem moderno, ou seja, desconhece a sociedade atual e seu modo de vida.

Identificados, recentemente, pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), quando sobrevoava a região, os habitantes da "Serra do Sol" ainda cultuam a crença mitológica em vários seres divinos. Todos esses cultos estão ligados à natureza como o sol, a terra, a água e outros elementos como a chuva. Lá os homens são encarregados da caça e da pesca, as mulheres das tarefas domésticas e da agricultura. Este modo de vida assemelha-se muito ao de seus antepassados.

Apesar de não conhecerem a tecnologia que cerca o homem moderno, os índios (recém descobertos) vivem muito bem com a sua cultura. Deve-se lembrar que para chegar à tal avanço tecnológico, grande área verde foi devastada para dar lugar às casas e indústrias, sem contar a grande quantidade de poluentes jogados todos os dias para sustentar esse avanço. A poluição estraga a horta e o rio, sustento dos índios.

Em um mundo que clama por ajuda ambiental e que passa pelo aquecimento global, fome e desigualdade social, dificilmente se conseguirá reestabelecer o equilíbrio e a paz. Já na aldeia "Serra do Sol" não se observam essas condições, pois, além dos índios não conhecerem a desigualdade social, também cuidam muito bem da natureza.

Em uma sociedade, que vive na inércia do conforto e do luxo propiciado pela ciência e pelas máquinas, dificilmente as pessoas mudarão de vida para ir tentar mudar os problemas que afligem o mundo moderno. Com isso, percebemos que seria uma violência interferir no modo de vida dessa tribo, pois esses índios conseguiram viver muito bem sem tais problemas.