Cercados de mentiras

A mentira é algo comum à vida de todos e assim estamos sujeitos a contar ou até mesmo sermos alvos de alguma. Resta saber até que ponto ela pode ajudar ou atrapalhar.

Vivemos cercados de mentiras das mais variadas, desde aquelas que contamos às crianças (sobre Papai Noel e outros mitos) até as contadas pelos governantes. Uma das principais diferenças entre essas duas são as proporções tomadas, pois fantasiar uma história para tornar a infância uma fase mais bonita da vida é bem diferente de esconder a verdade de todos para roubar descaradamente os cofres públicos.

Pode-se perceber várias inverdades nos mais diversos tipos de meio de comunicação. O cinema, por exemplo, costuma exibir filmes nos quais o único herói é o branco de olhos azuis e colocam os latinos e negros como bandidos sujos. Sabe-se que esse estereótipo do povo negro e latino passado pelo cinema não condiz com a realidade, uma vez que nem todos são bandidos drogados.

Um outro exemplo de mentira que está causando bastante polêmica, atualmente, são as olimpíadas na China. Muitas pessoas contestam o evento; o qual deveria celebrar a união e a liberdade. Esse evento, porém, está nos mostrando uma realidade completamente diferente. A China está em conflito com o Tibete, este é reprimido violentamente por tropas chinesas quando não segue as ordens. Um evento paradoxal, que por conta dessa contradição gerou diversos manifestos pelo mundo (tentando boicotar os jogos).

Vivemos em um mundo que se tornou uma verdadeira "casca de banana", pois estamos sujeitos a "escorregar" a qualquer momento em alguma mentira. Resta-nos, agora, usar do bom senso e evitar ao máximo contar mentiras de grande porte, assim evitaremos futuras frustrações em decorrência disso.