O que nos diferencia dos outros animais?

O ser humano é o único animal capaz de sentir e expressar as suas próprias emoções. É o único também capaz de perceber o que realmente acontece à sua volta. E é, justamente essa capacidade de construir uma análise crítica própria e do mundo, que o distingue dos outros animais. Porém, mesmo se autodenominando racional, o homem é a única criatura que contribui para degradação do meio onde vive.

O aquecimento global e o efeito estufa são as principais ameaças à vida na Terra nos dias atuais. Após a Revolução Industrial e, principalmente, com a invenção dos automóveis, a emissão de gases tóxicos na atmosfera cresceu abruptamente. As queimadas e a destruição de florestas potencializam o tal acúmulo venenoso. Além de poluírem a atmosfera, tais gases formam um verdadeiro escudo, permitindo a passagem dos raios solares e impedindo a dissipação do calor. Isso faz do planeta um gigantesco forno. Os efeitos são claramente perceptíveis: aumento do temperatura terrestre, furacões, clima descontrolado.

Até pouco tempo, esta era uma posição quase unânime no meio científico. No entanto, recentes opiniões apontam outras direções, gerando polêmica. Esta nova corrente diz que o aquecimento global é uma realidade sim, porém há problemas muito mais sérios que precisam ser eliminados, como a fome, a AIDS e o Câncer. Outros afirmam que o aquecimento global é uma tendência natural. Dizem ter provas que aconteceria mesmo sem a influência humana.

Apesar das controvérsias, a verdade é que o ser humano vem sim influenciando o mundo ao seu redor. De maneira negativa, infelizmente. Oxalá o homem use logo a sua capacidade autocrítica e pare imediatamente de destruir. Enquanto ainda pode. Ou então, a única coisa que o distinguirá dos outros animais será a capacidade de extinguir a própria espécie.

Jack Cannon
Enviado por Jack Cannon em 09/10/2008
Código do texto: T1220425
Classificação de conteúdo: seguro