Principio de desempenho X Principio de reconciliação

Se dentro do principio de desempenho todo o processo de civilização consiste basicamente em dominação, isto é, para que qualquer relação possa existir é necessário que tenha alguém que comande (ativo) e alguém a ser comandado (passivo), e esse modo de pensar e agir é o que está causando a degradação de nossa civilização, alguma coisa precisa ser feita, senão quisermos que tudo se transforme em algo desastroso ou quem sabe, acabe com todo e qualquer tipo de humanidade que ainda existe. Humanidade que hoje já não corresponde à verdadeira idéia de humanidade, pois toda essa insensibilidade existente no homem, no momento atual pode ser dita igual à mesma insensibilidade encontrada nos animais irracionais, os quais não são humanos. Por tal comparação podemos dizer que hoje o homem está se comportando como se fosse um ser insensível, incapaz de construir qualquer tipo de relação com os seus semelhantes.

Qual seria a melhor maneira para reverter essa situação?

Acabar totalmente com nossa civilização e começar outra que não se deixe mais se guiar por esse princípio de desempenho! Se não possuíssemos meios para resolvermos isso de um modo mais inteligente, essa talvez seria a única alternativa. No entanto, o homem não precisa acabar totalmente com essa realidade para que possa viver com mais dignidade dentro de princípios que sejam aceitáveis e bons para todos os elementos que compõem a sua realidade. Basta que ele deixe de agir como um animal irracional, usufruindo a própria sabedoria de modo que não prejudique ninguém, (inclusive ele que será o maior beneficiado com essa nova maneira de agir) e de modo que ele não se sinta excluído por ter algum desejo reprimido. Porém o seu modo de agir será totalmente diferente desse modo ao qual ele está habituado. Sem sentimentos egoístas e arrogantes que sejam depreciativos ao outro enquanto individuo que é uma parte que, compõe um todo. Assim o outro individuo também agirá da mesma forma para que o principio de reconciliação consigo mesmo, possa existir em toda sua abrangência e magnitude. Tal princípio vai instigar o homem para que ele reformule os conceitos que regulam seu modo de agir, tornando-o mais solidário, mais fraterno com os outros e consigo mesmo em toda a sua vivência.

gilbertodetoledo
Enviado por gilbertodetoledo em 15/10/2008
Reeditado em 14/11/2008
Código do texto: T1230508
Classificação de conteúdo: seguro