Seres Racionais?

Desde sempre nos ensinaram em escolas que nós, humanos, somos seres racionais – pensantes – e será que isso é realmente certo de se dizer? Quanta hipocrisia se tem nestas palavras, nesse tipo de pensamento, hoje não existe mais racionalidade entre os homens, na verdade estamos nos afastando cada vez mais dessa idéia.

Nossa racionalidade não vale nada, essa intelectualidade toda chegou a um ponto tão extremo que está tirando nossas próprias vidas, os animais são mais racionais, eles parecem entender bem mais o que está havendo com o mundo e as coisas ao nosso redor do que um adulto de trinta anos de idade.

A nossa inteligência está tirando o que nos foi proposto que é simplesmente usufruir e cuidar, preservar, sem mais complicações, e nós conseguimos complicar, dificultamos o processo de sobrevivência e o que é pior, atrapalhamos a sobrevivência de outros seres também.

O que parece é que perdemos alguns dos cinco sentidos que temos, a visão porque não enxergamos os problemas que causamos e nem suas conseqüências que são as coisas mais visíveis do mundo; a audição porque estamos surdos aos conselhos e as certezas que nos falam, não adianta falar e provar que o desmatamento das florestas nos é prejudicial, nem que o equilíbrio natural do mundo esta abalado, muito menos mencionar sobre a criminalidade. Pode até ser que sejamos racionais, mas não usamos mais, deixamos de lado isso e tornamos nossas mentes preguiçosas e fechadas.

Considero os animais seres racionais pelo o motivo de não fugirem de sua realidade, seguem sua cadeia alimentar, alguns chegam a evoluir e a achar alternativas mais fáceis para a sua sobrevivência, como os macacos, mas nenhum deles prejudica seu habitat porque sabem que necessitam dele, e nós mesmo sabendo disso... não ligamos.

Eu me envergonho em ser considerada um ser pensante, se matar ao próximo, seqüestrar por prazer ou tentar reinventar um outro tipo de equilibro – que não existe – para que nos matemos aos poucos for considerado racional, por favor me inclua fora disso, prefiro ser qualquer outra coisa do que, nessas condições, ser considerada humana. Estamos longe de ser uma civilização, essa realidade não nos cabe mais, e estamos tão perto de nos extinguir, mas sinceramente, se isso acontecer será a melhor solução para o planeta.

Evelyn Varella
Enviado por Evelyn Varella em 27/10/2008
Código do texto: T1250448
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.