Cidadania? O quê é isto?

Caro Leitor,

Você sabe realmente o que é cidadania? É difícil dizer que sim, pois nós falamos tanto deste assunto que achamos que entendemo-lo muito bem, contudo ele é mais complexo do que achamos.

Eu estava em casa fazendo uma tarefa de Filosofia e lá questionava-me: O que é cidadania? Esta pergunta me chamou a atenção, pois eu não sabia o que isto significava. Eu pensei muito fazendo o máximo para não por no papel “não sei”. Não consegui chegar a uma resposta correta, então fui perguntar a minha mãe. Ela, por sua vez, me disse que cidadania está relacionada aos direitos e deveres de um cidadão. Eu achei coerente, então coloquei na minha tarefa. Chegando à escola, eu disse minha resposta à professora e ela falou que estava correta, entretanto, eu, não me satisfiz e resolvi pesquisar mais. Abri o dicionário e lá tinha escrito que cidadania é o poder de ser um cidadão. Pus-me a pesquisar o que é ser cidadão e conclui: Cidadão é a pessoa que tem que honrar os seus direitos e cumprir com seus deveres segundo a lei. Ainda pensei: Hoje em dia a maioria das pessoas honram até demais os direitos e nem querem saber dos seus deveres. Todos os dias vemos pessoas exigindo mais, pessoas que só querem saber dos seus direitos e nem se quer falam dos deveres. Então, percebi uma coisa muito importante: Uma pessoa só pode exigir os direitos depois de cumprir com os deveres.

Futuramente espero que todas as pessoas saibam responder a esta mesma pergunta mais rapidamente. Espero também que elas respeitem mais os deveres, pois, quando todos nós fizermos nossa parte, o mundo irá ser melhor. Agora, sabendo disto, tentarei conscientizar as pessoas de que exercendo a cidadania ela ajudará a fazer um mundo melhor. Sendo assim, eu farei a minha parte. E você leitor? Irá fazer a sua também?

Do seu amigo,

Pedro Henrique Didier A. Santos

Pedro Didier
Enviado por Pedro Didier em 13/11/2008
Reeditado em 18/11/2008
Código do texto: T1281866
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.