É de direito abdicar sua própria natureza? Escolha.

Desde tempos mais passados os seres humanos foram perdendo a noção de grandiosidade e importância de certas coisas, como a sabedoria, o amor e principalmente a liberdade, como se fossem postas rédeas na humanidade. Com a agitada vida superficial que as pessoas têm, a idéia de liberdade hoje é ainda mais vazia.

Os seres humanos não sabem o que de fato é liberdade. Há muito tempo sua essência foi perdida. Então, o que é ser livre? Ser livre é seguir sua natureza, seus instintos, mas isto só é possível quando há o conhecimento do que somos, e não é o que ocorre. Cada dia que passa o ser humano perde a noção do que é ser humano; conseguir ser ele mesmo é seu maior desafio.

Por outro lado, a idéia ilusória de liberdade que se tem hoje, de que liberdade é poder tudo, também é deixada para trás pelo comodismo, esta concepção traz que a liberdade exige responsabilidades, estas que são passadas adiante por uma questão cômoda, de se ter uma preocupação a menos, assim como quando escolhemos uma pessoa para governar o país, damos a nossa liberdade de poder à ela. E como não se conhece a idéia do que realmente é liberdade, fica fácil abrir mão daquilo que não se sabe.

Não temos a verdadeira idéia do que é liberdade, nos contentamos com o mínimo que conseguimos perceber. Se nos perguntarmos se somos livres: não, não somos. Estamos presos por nossas próprias atitudes, nós que impusemos isto. Porque por natureza o ser humano é livre.