O cáráter/identidade do brasileiro

A sociedade brasileira, desde a sua formação, sofre influências culturais dos indígenas, portugueses, africanos, italianos, japoneses e de muitos outros povos, constituindo um país de mistura única e de identidade difícil de ser definida. Essa mistura está presente na culinária, poesia, música, dança, em todo o folclore e no caráter do brasileiro.

Alguns movimentos literários brasileiros foram simples cópias dos europeus. Então, sendo a literatura um retrato social, o homem brasileiro e seu comportamento diante da sociedade eram modelados de acordo com os costumes da Europa. Com o Modernismo veio a preocupação em achar a identidade do Brasil e um dos maiores representantes disso foi Macunaíma, caricatura do brasileiro índio, negro e branco, com sua Muiraquitã, simbolizando a identidade que o anti-herói devia proteger. Houve um tempo em que copiar o estilo de vida francês era chique, digno da alta sociedade brasileira, e isso marcou a caracterísca do povo de imitar o estrangeiro e vê-lo como superior, desvalorizar-se e supervalorizar o que vem de fora.

O regionalismo também dificulta a síntese do caráter social brasileiro, pois em cada região há maneiras de falar, tipos de festas e comportamentos diferentes. Porém, há a característica de sempre achar maneiras, em sua maioria erradas, corruptas, para solucionar problemas, que é presente em todo o país. O chamado "jeitinho brasileiro". É lamentálvel o Brasil ser reconhecido internacionalmente pelo jeito errado de resolver problemas, por ser paraíso fiscal, por tanta coisa errada, mas ao menos é uma identidade.

Atualmente o povo brasileiro sofre maior influência do imperialismo norte-americano e Hollywood é um dos dos principais meios de difusão do conhecido american way of life. Os (me incluo por intimidade e obrigação) brasileiros devem se empenhar para melhorar seu caráter social, sua identidade que, por enquanto é marcada pela corrupção e auto-desvalorização. Self-service!

Betthaum Roberto
Enviado por Betthaum Roberto em 27/03/2006
Código do texto: T129083