Minha redação do ENEM 2008

O desmatamento na Amazônia parece ter virado um símbolo do Brasil e querem tirá-la de nós usando este argumento. Isso não estaria acontecendo se cuidássemos devidamente dela.

Quando os portugueses chegaram no nosso país ficaram deslumbrados com tanta riqueza e, rapidamente, iniciaram a exploração. Essa ambição foi herdada por muitad pessoas que, mesmo diante dos problemas causados, continuam a erradicar a floresta.

Com o início de um período onde a palavra-chave é "preservação", a população brasileira começou a se preocupar com o futuro da Amazônia. Assim, os governantes passaram a fiscalizar a região, mas não é fácil observar com eficiência uma área tão grande.

Os principais alvos da fiscalização são os agropecuaristas que desmatam para o plantio e a pastagem. Agindo assim, contribuem tanto para o aquecimento do planeta como para o desequilíbrio local. Controlá-los constitue um desafio a um país de terceiro mundo. Portanto, é possível que, somente quando a nação se desenvolver, vejámos o céu sem fumaça.

Aplicar multas e fiscalizar é preciso, porém não é o limite e nem o suficiente. Seria preciso um enorme exército para parar as queimadas e derrubadas de modo definitivo. É necessário uma conscientização desses indivíduos para eles saberem o mal que estão fazendo.

Com tudo isso, verificamos que somos donod da floresta Amazônica. É dever de nós cuidar dela visando o futuro do país onde nossos filhos poderão viver em paz.

72,50 PONTOS.

Reginaldo Lima
Enviado por Reginaldo Lima em 04/12/2008
Código do texto: T1318818
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.