Vida:um conceito gradativo!(FILOSOFIA)

A vida é um mecanismo parcialmente explicável, mas impossível de se entender por completo.

Se alguém pára para pensar sobre o que é a vida; ou se contenta com os conceitos científicos, da biogênese ou abiogênese, ambas comprovam a vida orgânica, que permite a reprodução, mutação ou crescimento e a morte; ou busca respostas na religião ou na filosofia. É difícil para nosso cérebro humano, aceitar apenas os primeiros conceitos, pois automaticamente, ele questiona a origem das coisas, inclusive da vida!

Quem estuda a vida e suas complexidades, mesmo que a fundo, sempre encontra respostas e aprende que elas não são absolutamente completas. Estudar a vida não é o mesmo que estudar o funcionamento de uma lâmpada. O estudo da vida sempre nos deixa lacunas... Talvez porque o inventor da lâmpada seja um mortal como nós, e o criador ou a causa da vida nos sejam ocultos.

Se existem os minerais, as plantas, os animais e até nós, os seres humanos, o nosso mísero cérebro inventor de lâmpadas-idéias pode ser levado a crer exista vida até em outros planetas e que existam criaturas, moral e intelectualmente, mais desenvolvidas que os terráqueos, e acima de tudo, o grande mágico que criou o Universo. Mesmo que nada disso tenha sido comprovado, não significa que essas idéias que para muitos são “surreais”, sejam falsas. A verdade é aos poucos desvendada, seja ela descoberta ou revelada. Por exemplo: um dos nossos antepassados, um hominídeo qualquer que morava em sua aconchegante caverna jamais desenhou entre suas pinturas rupestres o Sistema Solar, algum semelhante seu pisando na Lua...

Assim como a verdade é aos poucos desvendada, a vida é gradativamente desfrutada. Pense em uma parceira de nosso amigo homem das cavernas. A vida dela consistia basicamente em comer, realizar suas necessidades fisiológicas, fazer sexo e proteger sua prole de eventuais perigos em sua caverna, doce caverna... Ela jamais fez um planejamento familiar, pensou em fazer compras, adquirir livros e garantir os estudos de seu filho que sonha ser astronauta.

Quando o homem evolui, evoluem também suas crenças, as idéias do que seja a vida, para quê ela serve e as perspectivas de vida são sempre enriquecidas, pois a ambição do homem também cresce, levando-o a aspirar uma vida mais longa ou até uma vida após a morte orgânica.

Esta é uma idéia feliz, pois tenta convencê-los, leitores, de que nós terráqueos só participamos de uma pequena parcela do que realmente é a vida, e esta parcela aumenta, gradativamente, e os juros, ou seja, as conseqüências do nosso crescimento da autoconsciência também aumentam à medida que vamos exercitando nossas faculdades e liberdade através de ações, boas ou más. Assim a idéia de vida evoluiu e não pára de gerar polêmicas e ações.

Janicris Rezende Januzzi
Enviado por Janicris Rezende Januzzi em 15/12/2008
Reeditado em 15/12/2008
Código do texto: T1336018
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.