Certo? Aceitável?

Certo? Aceitável?

Está cada vez mais complicado decidir o que é certo, o que é errado ou aceitável na Língua Portuguesa, seja falada ou até mesmo na escrita. Cada dia surge ou desaparece uma regra, muda-se um acento, tiram-se sinais, ninguém entende mais nada.

Com base no texto “Erro gramatical ou Preconceito social?”, discordo da opinião do autor, a maneira de se escrever ou de se falar tem que ser a mesma, principalmente para estudantes que já têm uma base de conhecimento. Lógico que, uma pessoa que não tem estudo, não terá muita noção das regras lingüísticas. Já para um aluno é inaceitável que se erre coisas simples desse jeito. Claro, como ele mesmo diz, ninguém consegue decorar todas as normas para se falar e escrever corretamente, porém a maioria da população tem conhecimento básico. Da maneira como esse autor fala, daqui uns dias empresa nenhuma precisará de uma secretária que fale bem ou escreva corretamente, vai ser contratada aquela que conhece a linguagem do lugar em que se localiza a empresa.

É comum que uma pessoa cometa um deslize e que nem perceba, já que é tanta coisa, mas você saber que está errado e continuar dizendo só porque no meio social em que vive é aceitável só faz com que a pessoa se confunda. Um professor tem que ensinar são essas pequenas diferenças, mostrar que no Brasil existem diversas culturas e dialetos, mas apesar dessas diferenças, existe uma norma culta a ser seguida, ela falando corretamente num lugar em que a maioria fala “errado” (já que é aceitável neste lugar), ela vai se destacar.

Portanto, penso que uma pessoa deve saber ao menos a mais simples regra de português, saiba ao menos conjugar um verbo e saber coloca-lo no lugar correto, que assim fica mais fácil a comunicação de todos.

Rafaéla Poleto
Enviado por Rafaéla Poleto em 18/12/2008
Código do texto: T1342213