O HOMEM SUPERIOR

É óbvio que existe o homem superior. Mas devemos falar baixinho. Os homens inferiores estão por toda parte, ocupando a maior parte dos cargos de chefia. Eles são extremamente cruéis e vingativos.

O homem superior é fácil de ser abatido porque é ingênuo. Freqüentemente ele se perde nos devaneios da arte. Também não gosta de andar em bando, pois não suporta qualquer tirania. Às vezes ele se reúne com seus pares, que são pouquíssimos. Mas é uma reunião verdadeiramente de espíritos livres.

O homem superior tem vergonha de ter qualquer vantagem dada pelo acaso. Se acontece de receber alguma coisa inesperada, ele enrubesce. Fica constrangido ao ouvir seu nome ser pronunciado pelo alto-falante, pois não têm ânsia por prêmios.

O homem superior não mente jamais, e nunca trapaceia. Mas é certo que, porque tem sensibilidade, sabe que existem coisas que nunca devem ser ditas. Os truísmos são abundantes na boca dos homens inferiores, que os usam como armas para magoar covardemente os que deles não podem se defender.

Porque este homem tolo, sonhador, verdadeiramente generoso e desprendido é o homem superior? Porque ele é o que representa a possibilidade de conservação e aprimoramento da espécie. O outro homem, o vingativo, o que age contrariamente a suas palavras é deletério para a humanidade.

O homem inferior prevalece na democracia por seu número. Então, somos obrigados a ir a reboque de seu gosto rústico, pelo seu vício de coçar. Temos que aturá-lo no transito. Somos obrigados a vê-lo furando a fila do banco ou roubando mantimentos destinados às vítimas das desgraças naturais. Por fim, temos que ter paciência e dar ouvidos ao seu ponto de vista e ainda ser governado pelos homens escolhidos por ele.

O homem superior não o é por um privilégio de nascença. Todos os homens nascem iguais. O que distingue os homens é a escolha fundamental. Nem mesmo geneticamente há diferenças significativas.

.A cultura em que vivemos é venenosa para o homem superior, pois ainda não superamos a idade do egoísmo. Pior, o egoísmo se tornou o guia espiritual da existência. Antigamente ainda havia alguma mediação, seja pela arte, seja pela religião. A arte e a religião estão quase totalmente corrompidas. O mundo se tornou um vale-tudo que é inóspito ao homem sensível, ele pode preferir a morte a ter que conviver com a podridão.

Mas não há desespero em minhas conclusões. Como eu disse, o homem inferior é deletério. Ele vai crescer como um tumor até se destruir. Depois do caos, o homem superior prevalecerá. E marcharemos para um futuro brilhante, pautado pela ciência e pela arte, e nada mais. Até porque não precisamos. Certas doenças são necessárias para que o corpo se torne imune. Toda esta imundície e mau-cheiro ficarão impregnados na memória e o eterno asco impedirá que retornemos a tal estado de coisas.